Roupas de Origem Militar e Como Criar Looks Masculinos Com Elas

05/07/2015 7 Comentários por

moda-masculina-militar-camisa-gravata-jaqueta

Muito do que usamos para nos vestir em nosso cotidiano veio da indumentária militar. A gravata, o trench coat, a jaqueta bomber e o blazer são alguns dos exemplos de roupas que antes de cobrirem os corpos dos civis tinham algum propósito mais funcional no front, nos navios ou nos quartéis. Entretanto nem todas elas mantiveram suas características originais e atualmente ninguém imagina que o lenço usado no pescoço séculos atrás, conhecido como cravate, muitas vezes utilizado para estancar um sangramento, foi a inspiração para a criação da gravata, por exemplo. Por outro lado ainda existem peças que mostram claramente sua origem militar, mas isso não impediu que fossem incorporadas ao dia a dia da maioria das pessoas. Neste post falaremos sobre elas e como é possível criar um look com influências do militarismo, mas vamos antes começar pelo básico, falando sobre elementos que definem bem esse tipo de roupa, então prepare-se que o post é bem detalhado!

– Cores

Verde oliva, verde folhagem, bege, marrom, khaki, cinza e marinho são algumas das cores mais comuns de se encontrar nas fardas militares e, na maioria das vezes, só a presença delas já serve para criar uma relação com esse estilo.

– Estampa Camuflada

Não tem como olhar para uma estampa camuflada sem pensar em exército! Porém é aconselhável usá-la comedidamente (veja mais aqui), preferencialmente apenas uma peça camuflada em todo o look, afinal a mesma estampa que desaparece na selva, salta aos olhos em ambiente urbano. ; )

– Elementos utilitários

Bolsos, dragonas, martingales, ganchos, presilhas, mosquetões, argolas, compartimentos, tudo isso remete a funcionalidade das roupas militares e podem render um bom look, mas novamente vale o aviso: uma peça apenas com esses elementos já está de bom tamanho, uma calça cargo muito vistosa com uma jaqueta utilitária fará você parecer uma árvore de Natal e, sejamos francos, ninguém precisa tanto assim de bolsos!

– Materiais

Muita sarja, algodão, lona, couro, gabardine (nas peças mais classudas) e nylon é o que você encontra corriqueiramente em vestes e acessórios militares. No caso da sarja, lona e do couro existe a possibilidade de que eles apareçam surrados e desbotados para causar a impressão de algo usado e desgastado pelo tempo, principalmente se a peça tiver um certo apelo vintage.

– Insígnias

Símbolos de destacamentos militares, batalhões, patentes ou qualquer outra coisa que lembre as forças armadas contribuem para o clima militar, eles podem ser patches, bordados ou estampas, mas em alguns casos pequenas placas de metal com ícones do exército também podem ser usados.

Roupas e acessórios

1 – Jaquetas ou casacos militares

moda-masculina-militar-jaquetaSão aquelas jaquetas com bolsos salientes tanto na altura do peito quanto próximos a cintura, dragonas nos ombros e, em alguns casos, martingales na cintura para ajustar a peça. Na maioria das vezes aparecem em cores como o verde musgo ou oliva, marrom, cinza médio, bege ou cáqui e podem ser também identificadas como “safari jackets”. Podem ser feitas de sarja, nylon de paraquedas ou couro.

…….

2 – Trench coats

burberry_trench_coat_casacos_ft06

Os de melhor qualidade são de gabardine, um tecido impermeável e que protege do frio, já que desde sua invenção a intenção era que os soldados ficassem aquecidos e secos nas trincheiras – daí veio o nome casaco de trincheira. É fácil de ser identificado, pois sempre apresenta abotoamento duplo, reforço no peito (na área onde se apoia o cabo do rifle), dragonas nos ombros, cinto no mesmo tecido do casaco, fivelas nas mangas e lapela larga que pode ser levantada para proteger do frio, além de uma fenda traseira, pensada para se caso algum oficial tivesse que montar um cavalo a peça não ficasse amarrotada na sela. Hoje é considerado um casaco tão elegante que é usado por cima de ternos, mas continua sendo a proteção perfeita para a chuva e frio. Versões mais modernas incluem tecidos como sarja, nylon impermeável e até couro, já as cores ficam entre o popular bege e o marrom, passando pelo verde musgo, camelo e castor!

…….

3 – Calças cargo

moda-masculina-militar-calca-cargo

Foram usadas pela primeira vez em 1938 pelas forças armadas britânicas. Os bolsos na altura da metade das coxas ajudam a levar todo tipo de equipamento militar (mapas, bandagens, bússolas) e algumas tem alças para pendurar pequenas facas ou outros objetos miúdos, mas isso só é usado por quem vai sair em algum tipo de missão ou aventura, o homem urbano escolhe os modelos com bolsos flat, que não acrescentam volume a silhueta e não usam os compartimentos sobressalentes para não perder a elegância, enchendo a roupa com coisas que deveriam estar devidamente acomodadas em uma bolsa. As cores mais comuns para a cargo militar são verde musgo e marrom terra, mas as camufladas também disputam a preferência dos homens; os tecidos populares são sarja, algodão e nylon de paraquedas.

…….

4 – Calças chino

moda-masculina-militar-calca-chino

Inicialmente feitas de algodão, as calças chino atualmente ganharam misturas de fibras que as tornaram mais confortáveis e duráveis. Foram desenvolvidas no século 19 para o exército inglês e francês, mas reza a lenda de que os chineses já usavam um modelo bem similar e daí teria surgido o termo chino (chinês em espanhol), outros dizem que a palavra significa “torrado” e seria uma referência a suas cores originais, derivadas do marrom e outros tons terrosos, como o cáqui por exemplo. Essa escolha se deu levando em conta tons que facilitassem a camuflagem. Apesar de serem encontradas em uma infinidade de matizes só as citadas acima realmente configuram uma veste militar.

…….

5 – Camisas militares

moda-masculina-militar-camisa

Teoricamente qualquer camisa com uma cor terrosa ou estampa camuflada seria o suficiente para identificá-la como tendo estilo militar, mas ainda existem modelos que pegam emprestado elementos como os bolsos “cargo” com abas fechadas por botões e dragonas, sem contar insígnias, patches com identificação de tropa e estampas com distintivos de pelotão. Deve-se tomar cuidado na hora de combinar essas peças com calças cargo ou jaquetas tipo “safari”, elas podem deixar o visual exagerado. As cores mais comuns incluem cinza, verde oliva, verde musgo, tabaco, bege e castor.

…….

6 – Coturnos

moda-masculina-militar-oculos-bota-coturno

Não há um calçado que faça maior referência ao militarismo que o coturno, seu jeitão parrudo e agressivo não deixa dúvidas sobre suas raízes. Já falamos sobre eles aqui e demos até dicas de looks usando esse tipo de bota, portanto não seria demais aconselhá-lo a ler esses dois artigos.

…….

7 – Jaqueta bomber

moda-masculina-militar-oculos-jaqueta-bomber

Quando falamos em militarismo não estamos só nos referindo ao exército: marinha e aeronáutica também entram na conta. As jaquetas bomber foram criadas para uso dos pilotos da força aérea durante a Primeira Guerra Mundial, quando os cockpits dos aviões eram abertos e era necessária uma jaqueta que mantivesse os oficiais aquecidos. A bomber pode ser feita de couro, gabardine, nylon, algodão ou até uma mistura de fibras, nos modelos mais leves, tem como característica marcante a gola larga, algumas vezes forrada com pele, fechamento por zíper, bolsos grandes próximos a cintura para aquecer as mãos e punhos elásticos, evitando que o vento gelado entre. As cores ficam entre o bege, cáqui e marrom.

…….

8 – Óculos aviador

moda-masculina-militar-oculos-aviador

Criados pela Bausch & Lomb nos anos 30, ficaram célebres quando o general Douglas MacArthur desembarcou em uma praia nas Filipinas usando-os, ficando o momento registrado por fotógrafos dos maiores jornais da época. O formato de “gota” característico torna esses óculos de sol inconfundíveis, assim como sua ligação com o universo militar. Mais um clássico da moda masculina que saiu diretamente de um quartel para o mundo.

…….

9 – Relógios com pulseira de lona

moda-masculina-militar-relogio

Existem muitos tipos de relógios usados pelos militares, mas o que mais remete a esse estilo é o cuja pulseira é feita de lona ou nylon, seja ela verde, cinza escuro, preto, marrom ou azul marinho, basta olhar para uma peça desse tipo para imaginá-la no pulso de um soldado. É comum ver algumas pessoas se referirem a ela (a pulseira) como “nato strap” devido a crença de que os primeiros a usá-la foram os soldados da OTAN (North Atlantic Treaty Organization, em inglês), entretanto outras fontes dão conta que os militares britânicos foram os primeiros a adotar a pulseira em 1973.

…….

10 – Parka (ou parca)

parka_masculina_outono_inverno_ft12

Foi criada com base no anorake, um casaco usado pelos esquimós, sendo adotada pelo exército por ser uma roupa adequada para enfrentar condições climáticas adversas, principalmente baixas temperaturas. Pode ser de nylon, poliéster, gabardine ou sarja; na maioria das vezes apresenta capuz forrado com pele; uma gola que pode ser levantada para proteger o pescoço e parte do rosto; podendo ser fechada por botões, zíper ou ambos. Para saber mais sobre a peça é recomendável que você leia este artigo do Canal Masculino. É importante frisar que alguns modelos são mais esportivos, mas existem opções totalmente militarizadas tanto nas cores, quanto nos detalhes.

11 – Peacoat

pea_coat_ft07

O peacoat está para a marinha assim como a bomber jacket está para a aeronáutica! O casaco de lã grossa preta ou marinho surgiu no século 18 e logo foi adotado pelos marinheiros que navegavam as águas gélidas do hemisfério norte, tendo hoje, de certa forma, sua ligação com o visual militar, surgindo em variações de cores como o verde musgo, oliva e cáqui, esta última nos modelos em sarja possivelmente acompanhada de insígnias, dragonas e distintivos. Saiba mais sobre o peacoat neste post.

12 – Colete utilitário (travel vest)

moda-masculina-militar-colete

Assim como as jaquetas militares e as calças cargo, o colete utilitário é cheio de bolsos, alças, fivelas e compartimentos, os mais comportados parecem equipamento de fotógrafo, mas existem aqueles com forte influência militar que imitam os usados pelos snipers e soldados de elite que precisam carregar diversos equipamentos e tê-los sempre a mão. Camuflados, verdes e cinzas são boas opções, o beges e cáquis lembram os usados por profissionais de fotografia e pescadores, mas se possuírem insígnias e brasões podem tirar essa impressão e dar um ar mais militar.

…….

13 – Cinto de lona

moda-masculina-militar-cintos-lona Existem diversos tipos de cinto de lona, mas aqui estamos nos referindo aqueles que tem fivelas pesadas de metal desgastado, alguns são ornados com ilhoses ou tachas e as cores seguem o padrão militar já citado anteriormente. Mesmo sendo muito casuais existe a possibilidade de misturá-los com peças de outro estilo e fazer combinações bem interessantes.

…….

14 – Bolsas e mochilas

moda-masculina-militar-mochilaEssa é fácil, aqui a lona e o nylon são o material preferido, sendo o visual dominado pelo camuflado ou por variações de verde militar, mas uma versão em couro surrado com diversos bolsos e compartimentos também pode remeter ao estilo, o mais importante é mostrar funcionalidade e praticidade.

…….

15 – Pulseiras

moda-masculina-militar-pulseira-bracelete

Aqui também é fácil: estamos falando dos exemplares feitos com cordas de nylon e algumas opções de couro com cara de bracelete, ou seja, um pouco mais grossas e pesadas, e se possuir uma “dog tag” presa a ela, melhor ainda.

…….

16 – Cordões e colares

moda-masculina-militar-pingente

As populares “dog tags” – correntes com placas de identificação – são a alternativa mais óbvia, mas também temos os pingentes em forma de cartuchos de bala, símbolos militares e alguns tipos de avião. Como você pôde ver não será por falta de acessórios que você não adotará esse estilo. ; )

…….

Como usar roupas militares mescladas ao visual do cotidiano

Veja alguns exemplos de como o militarismo pode fazer parte do seu look e até deixá-lo mais estiloso:

moda-masculina-militar-look-14Usar elementos do militarismo no look não quer dizer sair de casa parecendo um soldado, os elementos militares são usados apenas para criar um contraste no look e até deixá-lo mais descontraído como no caso dessa gravata camuflada.

moda-masculina-militar-look-02Se a calça já chama bastante atenção opte por complementos básicos e discretos como essa camiseta preta e a bota discreta. Se você não gosta de chamar atenção para suas pernas, experimente adicionar algum acessório próximo ao rosto que traga o olhar para cima. Um cachecol, um colar ou um belo óculos de sol são alternativas simples para que isso ocorra.

moda-masculina-militar-look-01Apenas dois elementos bastaram para trazer a referência militar: a camiseta camuflada e a dog tag, mas a cor do blazer e o detalhe do bolso ajudaram a reforçar a impressão!

moda-masculina-militar-look-04A camisa com referências militares (bolsos, dragonas) e calça chino cinza foram o suficiente para dar um toque diferente a este look. Ele poderia usar um calçado mais parrudo, mas desta maneira conseguiu dar leveza e elegância ao look.

moda-masculina-militar-look-11A mochila, a calça verde, o calçado pesado, por pouco não exagerou, mas a jaqueta veio para equilibrar esse combo perfeitamente!

moda-masculina-militar-look-15A referência trazida pelo camuflado é tão forte que você nem precisa de um coturno preto, uma work boot amarela ainda mantém o clima e o suéter vem para deixar o visual descolado.

moda-masculina-militar-look-09O colete e o coturno ficaram perfeitos contrastando com o jeans destroyed e a camiseta básica. Note como as pulseiras de couro combinaram com o estilo do look, só faltou um relógio com pulseira de lona.

moda-masculina-militar-look-10Você prefere peças discretas? Olhe como existe um leve referência militar neste look, mas não há realmente nenhuma peça citada anteriormente neste post! Os verdes e militares tem esse poder e isso também vale para os beges e cáquis, assim como algumas nuances de marrom.

moda-masculina-militar-look-06O contrário também acontece! Aqui temos duas peças com influência militar (casaco e calça) mas nenhuma cor que caracterize esse estilo especificamente.

…….

moda-masculina-militar-look-05A camisa militar combinada com uma gravata preta faz lembrar os trajes que os oficiais usam nos quartéis, é quase impossível ver a dupla e não fazer a associação! Junte um jeans, um sapato descolado e você tem um look bacana para sair.

…….

Parabéns se você chegou até aqui, mas ainda temos algumas dicas complementares:

  • Os gordinhos devem tomar o máximo cuidado com os bolsos volumosos espalhados pelo corpo, as peças lisas são seu porto seguro;
  • Os baixinhos podem usar cores próximas para criar uma silhueta alongada e evitar casacos muito longos que encurtem as pernas. As calças cargo ideais são as flat, pois não adicionam volume às pernas. Apesar dos coturnos serem incríveis, prefira os de bico um pouco mais alongado;
  • Quem é altão também tem que tomar cuidado com os bolsos, exagero nunca é demais, entretanto vale a pena explorar as diversas cores citadas lá no começo e usá-las para criar uma silhueta fatiada. Os coturnos não são muito indicados por terem solas muito grossas;
  • Acho que eu já disse isso, mas não custa repetir: apenas uma peça camuflada no look! A estampa chama muita atenção e adiciona muita informação ao combo;
  • Mesclar peças formais com a casualidade do militarismo rende resultados interessantes. Experimente blazers com cargos, camisas militares com calças de alfaiataria e coturnos em looks comportados.
  • Cuidado com o ambiente de trabalho, nem toda empresa permite este tipo de peça em seu dress code, se você tem dúvidas quanto a isso é melhor evitar.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

7 Responses to “Roupas de Origem Militar e Como Criar Looks Masculinos Com Elas”

  1. Gustavo says:

    Olá. Gostei muito dessa matéria e das outras dicas relacionada ao tema militar (hiperlinks). Apenas quero saber qual o nome que se dá à gravata da primeira imagem (capa). Desde já, muito obrigado e parabéns pelo texto bem elaborado.

    • Ricardo says:

      Olá Gustavo,
      trata-se de uma gravata de crochê, você pode encontrar este tipo em lojas como a Richards e a Zara ou pela internet em lojas especializadas nesse tipo de acessório.
      Abs.

  2. Carl says:

    Excelente! Excelente! Excelente!

  3. Fernando Fernandes says:

    Parabéns por sua sensibilidade estética tão apurada, Gustavo. Tenho algumas algumas resistências quanto ao “militarismo” no combo, mas como você sempre orienta… não deixa o visual “pesado”. O texto é ótimo também.

    Abraço,
    Fernando Fernandes

  4. douglas says:

    ola , o colete utilitário aonde posso encontralo .

    • Ricardo says:

      Douglas,
      você tem três opções: as lojas de equipamento para fotógrafos, mas cujos modelos não são bonitos, lojas de equipamentos esportivos e lojas de roupas militares. Não vou citar nenhum endereço específico aqui, pois além de não saber onde você mora, não tenho como garantir que encontrará um colete desse tipo, eles são bem difíceis.
      Abs.
      Abs.

Deixe um comentário