Paletós e blazers masculinos são itens que necessitam de uma modelagem muito perfeita para vestir seu corpo sem apresentar nenhum problema. Saiba como comprar um item adequado para seu corpo identificando tudo que pode arruinar a elegância da jaqueta do traje social masculino.
6 Problemas Comuns Que Prejudicam o Caimento do Paletó ou Blazer
Assista abaixo o vídeo onde mostro os problemas que podem acometer uma peça de alfaiataria desse tipo ou, se preferir, leia a explicação no texto que segue:
Problema #01 – Rugas abaixo da nuca
Ondulações de tecido abaixo da nuca mostram que o paletó está pequeno para seus ombros, consequentemente o material da peça sobe e forma essas rugas.
Visualmente temos um resultado bem deselegante, mostrando claramente que a peça não foi feita para seu tipo corporal e que você se descuidou na hora da compra.
Solução: não há como ajustar, o jeito é comprar uma peça que sirva.
…….
Problema #02 – Colar gap ou vão da lapela
Mais um problema gerado por causa de uma peça justa, geralmente nos ombros ou peito. Para encontrar esse erro é só notar se a lapela não está encostando na parte de trás do colarinho da camisa. Esse vão deixa o paletó muito deselegante.
Solução: não é possível fazer ajustes nesse caso, opte por um item maior ou veja em outra loja, pois o caimento pode diferir de uma marca para outra.
…….
Problema #03 – Chest gap ou vão do peito
O chest gap é um vão entre a lapela e o tórax que mostra a falta de fluidez do blazer ou paletó em seu corpo. A causa mais comum para isso é o encaixe errado da peça em seu dorso, em alguns casos não se trata de um item apertado, apenas errado para seu formato de corpo.
Solução: pode ser que o paletó tenha sobras que permitam ajuste, mas essa uma aposta que eu não pagaria para ver. Procure em outro lugar.
…….
Problema #04 – “Cordas” na barriga
Outro problema que não é necessariamente gerado por uma peça justa demais, ela pode apenas não estar acompanhando o formato de seu corpo. As cordas são aqueles vincos em formato de X que se formam a partir do primeiro botão quando o paletó está fechado.
Isso arruína o visual do traje masculino e mostra que a roupa não foi feita sob medida ou que ao menos você não foi cuidadoso ao escolhê-la.
Solução: se o blazer/paletó possui tecido extra nas laterais, sob o forro, é possível que um bom alfaiate consiga ajustá-lo, a grande pergunta é o preço do serviço compensa?
…….
Problema #05 – Corte muito reto
Blazers e paletós masculinos com caimento muito reto na altura da cintura dão uma aparência envelhecida ao usuário, soam ultrapassados e podem até fazer parecer que você está um pouco mais gordinho. A leve e elegante acinturada encontrada em trajes bem modelados destaca o tórax, alarga os ombros e dá uma ligeira secada na barriga, ou seja, não dá para dispensá-la!
Solução: procure um costume ou blazer com um caimento mais acinturado ou leve no alfaiate para ajustar a cintura.
…….
Problema #06 – Ombreira fora do lugar
As ombreiras podem estar sobrando – formando então o famigerado “shoulder bite” que é aquele “buraco” entre seu ombro e a ombreira – ou sobrando, fazendo seus ombros se projetarem para fora do casaco. É um dos problemas mais comuns, já que raramente alguém tem o corpo exatamente no tamanho da peça pronta e que não acontece quando optamos pelo trabalho do alfaiate.
Solução: se for excesso de ombreira existem alfaiates que conseguem corrigir, mas é um processo trabalhoso que vai te custar um valor razoável.
…….
Conclusão:
Muitos dos problemas derivados de uma má compra no que diz respeito a alfaiataria podem ser resolvidos pelo alfaiate, mas o custo do serviço pode inviabilizar a compra da peça, tendo em vista que um bom profissional vai cobrar caro por um ajuste que necessite de grandes alterações na estrutura do paletó ou de um trabalho muito minucioso e específico.
Uma compra sem atenção pode te custar caro não só no bolso, mas também em relação ao seu estilo e elegância. Uma peça sem caimento fluido em harmonioso pode ser notada mesmo por quem não é especialista, basta comprar com paciência e esmero.
…….
Nota do autor:
Não falei a respeito de ajustes nas mangas ou barras, pois tratam-se de problemas que a própria loja costuma se encarregar de corrigir, além disso, já foi muito falado aqui sobre essas questões, então creio que vocês já estão cientes da importância disso.