A Roue Watch é uma marca criada fora do Brasil por um brasileiro, tem seus relógios fabricados na China e atualmente vende para mais de 60 países. Ela é o melhor exemplo de como uma micromarca pode contribuir para a moda masculina, oferecendo um produto diferenciado e com muito estilo, cheio de referências ao universo do homem.
Aliás, se você quiser entender melhor o que é uma micromarca, aconselho a ouvir nosso podcast sobre o tema, justamente com Alex Iervolino, responsável pela criação Roue e designer dos relógios que a marca oferece.
Review: Relógio TPS Three da Roue Watch
Ao olhar para o modelo TPS Three que me foi enviado para avaliação, nota-se um produto que foge do que é vendido pelas tradicionais empresas do segmento, detalhes em seu design e até na embalagem mostram o desejo de disponibilizar algo diferente e focado em um público específico.
Mostrador
O que primeiro chama atenção no relógio é o mostrador! O TPS tem várias versões, inclusive o clássico preto e o “panda”, com o mostrador branco e os subdials pretos, mas o TPS Three é o que mais me agrada com seu esquema de cores diferentão. O azul dessaturado marcado por detalhes em amarelo consegue ter contraste na medida certa sem se tornar exagerado.
Nos subdials temos o acumulador de minutos do cronografo na posição das 9 horas, o segundeiro na posição das 6 horas e o relógio de 24 horas do lado direito, indicando se é dia ou noite. Embora tenha bastante informação no dial todo, a leitura é fácil e a luminescência nos índices de horas e nos ponteiros garante que isso aconteça também no escuro.
Em torno do mostrador podemos ver a escala de pulsações, que já foi muito popular entre os médicos, e a escala taquimétrica, que possibilita definir a velocidade de um carro com base no tempo que ele demorou para atravessar uma determinada distância.
A combinação de cores remete ao universo esportivo propositalmente, pois este cronógrafo meca-quartz foi feito por apaixonados por carros sport vintage, então elementos do design dos carros da década de 60 estão presentes aqui e ali, e se isso não for o suficiente, o backcase ainda ostenta um Porsche 910 em alto relevo, o que dá ainda mais personalidade para o TPS da Roue.
Não cheguei a comentar ainda, mas o próprio nome da marca remete ao universo automobilístico: Roue é roda em francês. Como se não bastasse mais essa referência, o relógio ainda vem em um case similar aos porta ferramentas de tecido dos carros antigos, é bacana demais!
O case do TPS
Na parte externa ainda temos uma caixa de aço inoxidável com uma belo polimento que se alterna entre o escovado e o liso, dando a ele um visual mais premium que não deve nada a relógios de preço superior.
Na lateral direita da caixa temos dois acionadores do cronógrafo, ambos em formato de pistão (eu prefiro assim) e a coroa entre eles assinada com o logo da Roue.
O cristal em formato de domo, como nos clássicos cronógrafos, protege o dial e tem uma camada de safira que o torna ultra resistente a riscos, muito mais que o cristal mineral normal ou acrílico.
Medidas da caixa:
- Diâmetro de 40mm;
- Espessura de 13mm;
- Comprimento lug to lug de 48mm.
O movimento do TPS
O movimento que equipa esse relógio é o Seiko VK63, um meca-quartz preciso e confiável que traz toda a sensação de um movimento mecânico ao ser acionado, inclusive ao zerar instantaneamente o cronógrafo, coisa que os quartzo normais não fazem. Esse mesmo calibre VK63 faz funcionar o meu Seiko SBTR027 e eu garanto por experiência própria que você não vai se decepcionar com ele.
Além do relógio
A bolsa que abriga o relógio ainda traz uma flanela para limpeza, o certificado de garantia e o melhor, uma pulseira extra. Por padrão cada TPS vem com uma pulseira de couro, estilo rally, e uma pulseira de silicone. Ambas são simples, mas eficazes e confortáveis, casando muito bem com o design do relógio, além de possuir o pino de troca rápida que permite alterná-las sem precisar de nenhuma ferramenta.
Experiência de uso
Estou com o relógio há alguns dias e posso dizer que ele é extremamente confortável no pulso e seu design chama atenção tanto por sua personalidade como por sua esportividade, com o ponteiro amarelo do cronógrafo saltando aos olhos.
Nas medidas ele se sai bem: meu pulso tem 16 cm, então relógios esportivos de 40mm geralmente me vestem bem e aqui não foi diferente. As alças da pulseira, também conhecidas como “lugs” ficam no limite do que considero ideal, mas não chegam a prejudicar. Sua altura, para um relógio esportivo também está dentro do usual, mesmo com o cristal em formato de domo.
A opção das duas pulseiras não só permite que o relógio combine melhor com o tipo de roupa que você está usando, assim como serve para variar o visual e impede que você canse da peça. Eu fazia a troca praticamente todo dia.
Uma coisa que me agradou muito foi o fato do TPS Three ser diferente de todos os cronógrafos que tenho em minha coleção, o que faz dele um grande candidato a ser minha próxima compra.
TPS da Roue no seu look
Indico a peça para quem tem um estilo bem casual e esportivo ou para aqueles que procuram um relógio com essa pegada retrô esportiva super cool, pois já tem os basicões na coleção.
Não é um relógio para ambiente formal, mas que pode dar um belo upgrade em um traje smart casual ou se alinhar perfeitamente com um look com referência esportiva para passeio. Se você é o cara da camiseta, jeans e tênis, não tem nem o que pensar, o TPS vai direto pro pulso.
Funciona com algo mais arrumadinho? Sim, se você optar pela pulseira de couro e usá-lo justamente para dar um certo contraste no look, desde que você não sinta o relógio ficando muito destoante, é claro!
Vale a pena?
Antes que alguém pergunte se dá para confiar em um relógio chinês com calibre japonês, eu respondo que muito do que você compra na Suíça tem partes feitas na China ou no Japão, inclusive existem marcas chinesas hoje roubando os holofotes de muita grife europeia, além da japonesa Seiko que está aí desde sempre fazendo os suíços suarem frio a cada lançamento. Quando você pegar um Roue na mão vai entender o que estou falando! ; )
O preço da linha TPS é de 3.000 reais, mas a compra a vista gera um belo desconto, fazendo o preço cair para 2.820 reais. A maioria dos relógios com esse acabamento passa bem da casa dos 3k e não são edição limitada ou possuem mecanismo meca-quartz.
Tem desconto para leitores do Canal Masculino!
Gostou do TPS da Roue? Então visite o site da marca e use nosso código de desconto CANALMASCULINO para ganhar frete grátis em compras no Brasil. Conheça também os outros belos modelos disponíveis, os preços partem de 1.500 reais e nosso desconto vale para todos.