Quais São os Tipos de Casacos Masculinos?

02/05/2016 Sem comentários por

Quais São os Tipos de Casacos Masculinos? - Peacoat

Os casacos são quase uma unanimidade na moda masculina, pois são poucos os homens que não se rendem ao seu visual e sua funcionalidade. Mas muita gente não tem muita noção na hora de identificar quais são os tipos de casacos masculinos mais comuns, o que dificulta sua compra, afinal, como você vai encontrar um trench coat, sem nem sabe como ele é? Ou o contrário, quando conhecemos a peça, mas não sabemos seu nome. Na lista abaixo você encontra alguns dos casacos masculinos mais comuns, assim como as características necessárias para diferenciá-los:

1 – Peacoat

Quais São os Tipos de Casacos Masculinos? Peacoat

Há mais de um século o casaco usado por marinheiros holandeses com uma lã típica do país acabou caindo no gosto dos outros marujos e depois ganhou o mundo. Até hoje é normal encontrar modelos com âncoras desenhadas nos botões, fazendo referência ao seu passado.

Características: abotoamento duplo que permite fechá-lo completamente, gola/lapela larga e pontuda, bolsos na altura do tórax, comprimento até o final do dorso, mas que pode ser mais ou menos longo em alguns casos.

Tecidos: tradicionalmente feito de lã rústica (chamada pij em holandês, local de origem da peça, daí o nome) com versões mias atualizadas em sarja, gabardine, jeans e até moletom.

Cores: o azul é a cor original, mas o preto ganhou respeito e hoje é tão popular quanto. Camelo, bege, verde e marrom também podem ser encontrados em algumas lojas, mas não são tão tradicionais.

Veja mais sobre ele e as maneiras de combiná-lo neste artigo:

Saiba o Que é Um Pea Coat e Como Usá-lo

…….

2 – Trench coat

Quais São os Tipos de Casacos Masculinos? - Trench Coat

Quem vê a elegância e a imponência do Trench Coat nem imagina que ele foi desenvolvido para o exército britânico em 1901 por Thomas Burberry, o inventor de outra maravilha: o impermeável gabardine! No cinema transformou-se em símbolo de mistério, sofisticação e masculinidade.

Características: abotoamento duplo, lapela/gola larga que se cruza no peito quando totalmente fechada, dragonas nos ombros, martingales nas mangas para isolar o corpo do frio, reforço do lado direito do peito, bolsos na altura da cintura, cinto para ajudar a manter casaco fechado e acinturado.

Tecidos: nasceu feito de gabardine, mas, como era de se esperar, com tanto estilo acabou recebendo releituras em couro, sarja, jeans e lã.

Cores: a cor mais comum e tradicional é o bege, mas a própria Burberry hoje faz casacos de todas as cores imagináveis.

Conheça mais sobre o trench coat e como usá-lo lendo este post:

Trench Coat: A Obra Prima de Thomas Burberry

…….

3 – Casaco Chesterfield

Quais São os Tipos de Casacos Masculinos? - Chesterfield

O que um casaco e uma poltrona tem em comum? Ambos emprestaram o nome do Barão de Chesterfield, que, reza a lenda, foi o inventor das duas peças. Trata-se de uma casaco clássico e longo, muito usado na Europa, principalmente na terra da rainha, lar do já citado barão.

Características: no comprimento é comum que ultrapasse a linha dos joelhos e raramente é encontrado em versão mais curta, possui abotoamento duplo por tradição, bolsos na altura da cintura e a lapela curta muitas vezes adornada com colarinho de veludo.

Tecidos: tweed, na maioria das vezes, mas pode surgir em lã ou algum outro material espesso que aqueça bem.

Cores: preto e cinza são os mais comum, mas se você procurar encontrará nas cores marinho, camelo, marrom e até vinho.

Para saber mais sobre o casaco Chesterfield clique no link abaixo:

O Que É e Como Usar o Casaco Chesterfield

…….

4 – Duffle coat

Quais São os Tipos de Casacos Masculinos? - Duffle

O nome se deve a Duffel, cidade da Bélgica de onde eram trazidos os materiais para a confecção deste casaco também usado por marinheiros, principalmente durante as duas grandes guerras.

Características: fechamento com ponta de chifre ou peça de madeira que passa por um laço de couro e facilita o manuseio com luvas, capuz largo para ser usado com quepe e forro em xadrez tartã. O comprimento vai até o final do quadril, cobrindo todo o dorso, os bolsos ficam na altura da cintura.

Tecidos: pode ser encontrado em lã grossa e forrado com flanela xadrez, mas com o tempo ganhou versões em sarja, lona e nylon.

Cores: marinho e camelo são tradicionais, mas a moda transformou esse casaco em hit e não é difícil encontrá-lo nas cores vermelho, amarelo e verde militar, por exemplo.

Conheça mais da história do Duffle coat e as maneiras de usá-lo no link a seguir:

Conheça o Duffle Coat e Veja Algumas Sugestões de Uso

…….

5 – Parka

Quais São os Tipos de Casacos Masculinos? - Parca

Inspirada no anorake, casaco feito pelos esquimós, mas com origem claramente militar, a parka (ou parca) é uma opção casual para proteger do frio, mas ainda assim pode ser combinada com trajes mais formais, dependendo de seu estilo, pois algumas tem uma pegada bem militar, outras são mais discretas e minimalistas.

Características: o comprimento pode chegar até metade da coxa, possui um cordão que faz a vezes de cinto e a deixa mais acinturada, seus bolsos geralmente tem abas e podem ser fechados com botões, o capuz, item obrigatório de uma boa parka, na maioria das vezes vem forrado com pele.

Tecidos: sarja pesada, similar a lona, é seu material original, entretanto a praticidade da peça gerou versões em nylon, moletom, jeans e até mesmo tricô.

Cores: verde militar e cáqui são fáceis de encontrar, mas não se surpreenda se der de cara com um modelo desses nas cores marinho, vermelho, marrom, cinza, preto e vinho.

Saiba mais sobre a parka e veja alguns looks com a peça aqui:

A Parka Como Opção de Casaco Masculino Para o Inverno

Sugestões de Looks Masculinos Usando Parka

…….

6 – Raincoat e casaco corta vento

Quais São os Tipos de Casacos Masculinos? - Raincoat (capa de chuva)

Aqui o que interessa é o material e a proteção que ele proporciona, pois o estilo pode variar muito. No caso do raincoat temos tecidos sintéticos impermeáveis, já o corta vento não precisa ter a mesma propriedade, mas tem que ser leve e enfrentar a queda de temperatura.

Características: pouco volumosos estes casacos cabem na bolsa ou pasta e quebram seu galho quando o tempo fecha (literalmente). O raincoat sempre tem um capuz para proteger a cabeça da chuva, item que é opcional no corta vento.

Tecidos: em muitos casos são sintéticos como o nylon, mas já existem versões em material de alta tecnologia que são impermeáveis e não amassam, tonando-se a opção ideal para levar dobrado em uma mochila ou ser deixado no carro para uma emergência.

Cores: não tem uma cor tradicional ou original, então não surpreenda se encontrar algum branco ou amarelo.

Para saber mais:

3 Casacos Para Proteger Seu Terno do Mau Tempo

…….

Agora que você já sabe quais são os tipos de casacos masculinos (pelo menos os mais comuns) é só ver qual se encaixa nas suas necessidades e tem seu estilo. Não deixe de clicar nos links indicados, eles trazem mais informações e uma grande quantidade de dicas sobre combinações com essas peças de inverno.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Quais São os Tipos de Casacos Masculinos?”

Deixe um comentário