Comprar sapatos masculinos não é uma das tarefas mais simples, é preciso estar atento a uma porção de detalhes para ter certeza de que seu dinheiro será bem investido.
Da escolha do modelo até os cuidados na hora de provar, o processo de compra de um calçado deve ser meticuloso para não gerar insatisfação no futuro.
Sapatos Masculinos: Como Comprar Um Calçado de Qualidade
Neste artigo vou dar algumas dicas de como adquirir um sapato de qualidade dentro do seu orçamento e sem dores de cabeça, mas você preferir pode assistir o vídeo abaixo onde tudo é explicado detalhadamente:
Sim, o nosso canal no Youtube voltou a ativa!
Dicas para escolher o melhor sapato masculino dentro do seu orçamento:
1 – Saiba o qual modelo
Já escolheu o modelo do sapato a ser comprado? Lembre-se, pense em onde, quando e porque vai usar esse sapato para ter uma ideia do modelo perfeito.
Sapatos de amarrar (Oxfords e derbys) são mais formais, principalmente o Oxford preto, a escolha mais óbvia para um evento formal como um casamento, por exemplo, já um derby marrom é uma ótima escolha para o trabalho. Loafers são mais casuais, podem ser usados em ambiente de trabalho elegante, mas descontraído, ou para passeio.
O solado pode ser de couro para quem trabalha em empresas com dress code formal, solas de borracha são aconselháveis para quem trabalha na rua ou se desloca a pé o tempo todo, pois tem melhor aderência e maleabilidade, mas não são tão sofisticadas e devem ser evitadas eventos sociais elegantes (casamentos, formaturas).
Solas coloridas de EVA ou borracha dão um toque mais descontraído e jovem. Meu conselho é tomar cuidado com esse tipo de calçado no trabalho, só use se o local for bem descontraído e a empresa liberal. Para passeio eles são ótimos e combinam muito bem com um visual smart casual.
O formato do bico do sapato é inegociável! Bicos arredondados são a boa compra, dando ao calçado um formato mais orgânico e elegante, os bicos quadrados são ultrapassados, feios e deselegantes, além de encurtar seus pés e, consequentemente, sua silhueta, então nem pense em comprar algo assim.
2 – Do que é feito seu sapato?
O sapato mais valorizado é feito de couro em sua totalidade, mas, como dito acima, algumas pessoas precisam do solado de borracha por uma questão de praticidade. É bonito igual? Não! Mas nem sempre você pode ter tudo!
O cabedal, parte que cobre o pé, também deve ser de couro e, por mais que os veganos fiquem indignados, não adianta optar por qualquer tipo de imitação de couro (tipo o P.U.), no final das contas você tem um produto que dura pouco e polui mais.
Os tipos de couro também podem definir sua escolha: nobuck e camurça são casuais e rústicos, couro de bezerro ou qualquer outro tipo de couro polido, com visual sofisticado, são mais profissionais e sofisticados.
A parte interna é muito importante, pois muito sapato masculino é bonito por fora, mas tem forro e palmilha de péssima qualidade, o que afeta sua durabilidade e o conforto ao calçar. Sempre prefira calçados com interior também de couro, pois as outras opções são, geralmente, P.U. ou tecido e estes não tem boa resistência ao uso diário.
Nos sapatos muitas vezes há uma etiqueta/adesivo que mostra a composição do mesmo, eu já falei sobre isso aqui. Nas lojas virtuais este tipo de informação provavelmente consta na descrição do produto, não deixe de verificar.
3 – Dê preferência para compra em loja física
Você pode pegar o produto na mão, provar, verificar acabamento e até chorar um descontinho! Comprar calçados da maneira tradicional, como faziam os antigos etruscos, ainda é a melhor opção.
A exceção é quando você já conhece a marca ou produto e sabe que pode comprar até com os olhos vendados, nesse caso a loja virtual ganha em praticidade.
Estando na loja física aproveite para calçar o sapato e andar um pouco com ele para sentir se ele realmente tem conforto e é bem feito
4 – Experimente sapatos no final do dia
Parece uma dica boba, mas não é! Se você for comprar em uma loja física tente fazer isso no final do dia, nesse momento seus pés estão mais inchados e você não corre o risco de comprar um sapato que vai ficar apertado depois.
É normal ficar com os pés um pouco maiores também em dias de muito calor ou depois de andar bastante, nesse momento o sapato começa a apertar e machucar e você não entende o que está acontecendo… então…
Seu orçamento
A grana está curta? Tudo bem, apenas tente comprar o melhor calçado que conseguir, tendo essas dicas em mente você não vai se deixar enganar por produtos que são bonitos, mas inadequados e sem qualidade.
É bom lembrar também que muitas vezes o produto barato não te dá retorno, pois é desconfortável e estraga rápido, então o melhor é não economizar e gastar o que está dentro das suas possibilidades.
Buscar em outlets ou esperar uma boa promoção de fim de estação pode ser a maneira de comprar um produto superior, mas com um preço mais acessível. Hoje a indústria calçadista brasileira tem produtos excelentes por preços justos, contudo, nem todo mundo tem condições de arcar com os valores atuais, então vez por outra surge a oportunidade de fazer negócio gastando menos, mas você tem que ficar atento, pesquisar bastante antes de comprar e ser muito paciente.