Relógios Masculinos: 13 Dicas Para Quem Está Começando a Comprar Agora

0


Embora pareça simples, comprar um relógio pode ser tão trabalhoso quanto comprar um carro ou um imóvel, sobretudo se o valor envolvido for próximo ao cobrado por estes bens.

Por outro lado, a maioria dos homens executa essa operação como se estivesse comprando uma peça de roupa qualquer. Eu sei que nem todos os relógios masculinos custam o preço de uma joia de grife luxo, mas, ainda assim, acredito que qualquer um quer ver seu dinheiro bem investido.

Nos últimos anos tenho me dedicado a conhecer melhor esse nicho, o que me levou a me interessar ainda mais pela relojoaria e, consequentemente, comprar mais, então acho que minha experiência procurando e barganhando me deu conhecimento suficiente para fazer um guia e ajudar quem quer comprar uma peça especial e elegante.

Relógios Masculinos: 13 Dicas Para Quem Está Começando a Comprar Agora

Dica #01 – Quando for comprar um relógio, se possível teste no seu pulso

Mesmo depois de pesquisar muito e entrar em dezenas de lojas eu ainda fiz uma compra equivocada em um passado recente, isso aconteceu porque eu ignorei uma regra básica: o relógio não basta ser bonito, bem feito e de boa marca, ele tem que ficar bem no seu pulso, ou seja, confortável, proporcional e bem encaixado, isso só pode ser percebido com o produto em mãos.

Dica #02 – Lojas físicas podem dar desconto extra

Existem exceções, mas a maioria das lojas físicas concedem algum desconto se você paga a vista, eu já cheguei a ganhar 15% off por pagar a vista com Pix, esse é um desconto que normalmente você não encontrará on line.

Dica #03 – Compre o que cabe no seu bolso

Não gaste o que você não pode só para ostentar um relógio caro, lembre-se que esse é o tipo que os ladrões mais gostam e que você pode ser privado de algo que fez um rombo em sua conta bancária. Se isso não te incomoda e não pesa no seu bolso, ok, vá em frente!

E tem mais: no começo você ainda não sabe muito bem o que funciona para seu lifestyle, muita gente paga caro em um relógio de luxo para depois descobrir que ele não combina com seu estilo.

Dica #04 – Só compre se você consegue manter o relógio

Saiba que quanto mais caro o relógio, mas cara sua manutenção, o que pode chegar a alguns milhares de reais em modelos de luxo, o mesmo preço de um diver da Seiko, por exemplo. Se você não está disposto a desembolsar o alto custo de revisões e consertos, é melhor não investir em um item cuja pós-venda vai lhe trazer gastos acima do que você pode sustentar.

Dica #05 – Só vai ter um? Que ele seja versátil

Nem todo mundo precisa de vários relógios ou pretende se tornar um colecionador, nesse caso o melhor é escolher uma peça que te atenda no máximo de situações possíveis, portanto relógios muito específicos, como os esportivos, podem não ser a melhor escolha, mas é claro que isso também depende do seu estilo de vida, aí cabe uma análise pessoal para saber o que se encaixa no seu cotidiano.

Dica #06 – Pesquise muito antes de comprar

O relógio não é só um rostinho bonito, pesquisar sobre o movimento que faz o relógio funcionar, sua construção e suas funções ajuda muito na hora de escolher algo de qualidade. Feito isso, busque bons preços na internet e compare com os das lojas físicas, porque dinheiro não dá em árvore e as vezes a disparidade de preço pode ser razoável.

Dica #07 – Conheça as marcas e sua história

Conhecer as melhores marcas de relógios é uma boa maneira de saber qual você se identifica mais. Saber as conquistas e inovações de quem produz seu relógio pode ser um fator crucial na hora de bater o martelo.

Dica #08 – Ninguém manda em você, compre o que te agrada

É normal pedir a opinião de terceiros quando se está começando, mas muita gente vai te falar que você TEM que ter esse ou aquele modelo na coleção. Ninguém é obrigado a nada! Aceite sugestões e julgue se são úteis ou não, mas no final das contas compre apenas o que te agrada!

Dica #09 – Não compre falsificações ou imitações

Se você almeja um relógio muito caro e luxuoso, mas não tem dinheiro suficiente para comprar algo assim, não apele para imitações, isso só deprecia sua imagem, ao invés disso opte por um relógio mais barato, mas com dignidade e espere o momento certo para alcançar seu sonho. Relógios de fontes ilícitas só servem para alimentar toda uma rede de atividades que lesam empresas, trabalhadores e consumidores.

Dica #10 – Se for comprar usado, que seja uma peça revisada e de um vendedor de confiança 

Relogios usados podem ser uma boa maneira de comprar um item de qualidade por um preço mais acessível, mas é preciso certos cuidados: de preferência a vendedores ou lojas que foram indicadas por alguém de confiança e prefira relógios que foram revisados recentemente, isso garante que o mecanismo foi averiguado por um profissional que se encarregou de deixá-lo funcionando perfeitamente.

Dica #11 – Saiba qual é o seu objetivo

Você pensa em montar uma coleção? Quer apenas relógios para cobrir suas atividades? Pretende ter apenas um para usar em momentos especiais? Ter isso em mente vai te ajudar a se concentrar na compra certa! Também vale conhecer os tipos de relógio, materiais da caixa, complicações e funções para saber o que te atende no dia a dia.

Dica #12 – Gostou de vários? Não compre tudo de uma vez

Como eu disse, você tem que ir sentindo qual é o seu lance, então não compre um relógio atrás do outro porque achou um monte de modelo bonitinho, vá usando o que tem, entendendo o que funciona bem na sua vida, o que combina com suas roupas e encaixa agradavelmente no pulso, entre outras coisas que podem te fazer reavaliar sua lista de compras na relojoaria.

Dica #13 – Relógio não é investimento

Quando você compra um relogio de pulso masculino você está investindo em sua imagem, e já está ótimo! O relógio como investimento financeiro é uma lenda que vive sendo passada adiante por que não sabe nada sobre esse mercado. Compre o que você gosta e use o máximo possível, não entre nessa de comprar hoje para vender depois de um tempo pelo dobro do preço que você vai quebrar a cara!

…….

Como eu gostaria de ter recebido essas dicas quando comecei a me interessar por relojoaria! Mas o importante é que você tem agora uma noção do que deve fazer para adquirir uma peça adequada ao seu bolso e ao seu estilo.

Deixe uma resposta