Relógio X Smartwatch: Quem Leva a Melhor no Quesito Estilo

0

Relógio X Smartwatch: Quem Leva a Melhor no Quesito Estilo

Se você é leitor assíduo do Canal Masculino, já deve saber a resposta, mesmo assim eu acho que vale a pena dar play no vídeo ou ler minhas considerações a respeito do relógio tradicional e do smartwatch.

Relógio X Smartwatch: Quem Leva a Melhor no Quesito Estilo

Muita gente tem trocado o relógio de pulso pelo smartwatch, a ascensão do Apple Watch transformou o acessório em uma peça desejo por ser algo não muito acessível, e tratar-se de uma novidade tecnológica que parece tornar todo o resto obsoleto.

Mas será que isso é real ou apenas uma desculpa de quem não tem conhecimento de moda e estilo para usar um objeto genérico que não agrega ao visual? Veja a resposta no vídeo abaixo ou continue lendo este post.

O smartwatch

Relógio X Smartwatch: Quem Leva a Melhor no Quesito Estilo

O smartwatch não é realmente um relógio, na verdade se trata de um gadget de pulso, uma ferramenta muito útil se bem usada, mas que tem o recurso de informar as horas  apenas como um adendo a uma infinidade de funcionalidades bem interessantes, principalmente para quem se importam com sua saúde.

Por outro lado o aparelho pode ser bem irritante se você não customizar suas notificações constantes e a maneira como a tela se comporta, mas, no geral, é um bom recurso para quem faz exercícios, tem problemas de sono ou simplesmente tem preguiça de enfiar a mão no bolso para pegar o celular.

Mas e quanto ao estilo do smartwatch?

Bem, é aí que a coisa fica complicada. A maioria dos smartwatches copia o Apple Watch ou tenta simular um relógio tradicional, falhando miseravelmente na segunda tarefa, mas se saindo relativamente bem na segunda. O problema que mesmo o Apple Watch deixa muito a desejar quando o assunto é estilo.

Não tem jeito, o smartwatch não passa de uma tela preta presa a seu pulso, o tamanho e o formato também não contribuem e o recurso de trocar a pulseira só escancara ainda mais o quanto falta personalidade nesse objeto, pois pouco muda a cada troca.

O relógio de pulso clássico

Relógio X Smartwatch: Quem Leva a Melhor no Quesito Estilo

Embora não tenha tantas funções, o relógio de pulso já sai na frente quando o assunto é estilo, pois existem milhares de modelos e uma penca de categorias: temos o dress watch para quem quer algo mais elegante e sério, o driver para quem gosta de uma pegada esportiva no visual e o básico de aço para atender ao dia a dia. Isso só para citar alguns tipos.

A mudança de pulseira pode mudar completamente a cara de um diver ou de um field watch e muitos modelos se adaptam a diversos looks e ocasiões, tornando-os boas escolhas para quem não quer gastar muito.

E mais: relógios são um recurso de estilo que mostra muito de sua personalidade, gostos ou até mesmo posição social ou poder aquisitivo.

Aliás, o preço é outro obstáculo: enquanto um smartwatch de qualidade custa alguns milhares de reais é possível comprar um bom relógio mecânico ou quartz por menos de mil reais. É claro que existem pessoas gastando mais que um carro em um relógio de luxo, mas a maioria dos mortais já ficaria muito bem com um simpático Orient 3 Estrelas.

Relógio X Smartwatch: História agregando valor

Indo um pouco além, é preciso falar de história, é isso o relógio de pulso tem de sobra. Existem modelos e marcas que subiram o Everest, circunavegaram o globo e até alguns que foram para o espaço. As próprias fábricas tem histórias fascinantes, pesquise a respeito da Longines, Patek Philippe ou Breguet, por exemplo.

Relógio X Smartwatch: Durabilidade

Outro ponto a favor do relógio de pulso é sua durabilidade. Os smartwatches tem um tempo de vida curto devido a obsolescência programada, enquanto relógios comuns costumam atravessar décadas, eu mesmo tenho alguns vintages com mais de 50 anos em perfeito funcionamento.

Relógio X Smartwatch: O objeto que será herdado

Isso traz outro ponto a discussão: a herança! Você não consegue imaginar um pai passando um smartwatch para seu filho, pois mesmo que o gadget seja recém comprado ele não vai durar muito mais e as recordações morrerão com ele. Por outro lado existem relógios mecânicos que estão há gerações na família e ainda podem ser passados para as gerações vindouras, bastando uma simples manutenção para garantir seu funcionamento.

Relógio X Smartwatch: Colecionismo

Também não há espaço para o colecionismo no mundo dos smartwatches, afinal, passado algum tempo, tudo o que você terá é uma gaveta cheia de telas pretas, que não funcionam ou se funcionam não tem capacidade de atualizar seus dados e executar suas tarefas. Contudo, os relógios são altamente colecionáveis justamente por causa de todos os argumentos apresentados anteriormente.

Relógio X Smartwatch: Valor sentimental

Os relógios tendem a criar laços com seus usuários, eu tenho peças que não tenho a mínima vontade de me desfazer, como meu Seiko 5 com movimento 6119 que foi fabricado no mesmo mês da minha concepção, março de 1970! Na outra ponta temos as peças de alta tecnologia que já são compradas sabendo que um dia serão descartadas.

Conclusão:

Eu disse que ia comparar os dois produtos pela perspectiva do estilo, mas acabei adentrando outros pontos de vista que eu são igualmente válidos, afinal até mesmo nossas roupas são escolhidas por diversos motivos, não só o visual.

Como disse, acho o smartwatch uma grande invenção, já tive algumas experiências com esse tipo de aparelho que acredito ser útil em determinados momentos, mas não o considero algo válido para elevar sua imagem pessoal e transmitir uma mensagem para as pessoas.

A verdade é que o relógio de pulso acabou transcendendo sua função e se transformou numa amálgama de ferramenta, acessório e joia com capacidade de tornar não só o traje mais interessante, mas também seu usuário.

Deixe uma resposta