Cardigan Masculino: Como Usá-lo Com Estilo

0

O cardigan masculino é uma peça clássica e super estilosa do guarda-roupa do homem moderno, mas que nem todo mundo sabe como usar. Neste artigo você vai saber mais sobre esse item da indumentária masculina e entender como vesti-lo de uma maneira que vai extrair o melhor da peça harmonizando-o com seu tipo de corpo.

Cardigan Masculino: Como Usá-lo Com Estilo

Há muito o que aprender sobre essa peça. Suas características e seu caimento podem te dar dicas de como usá-lo. Abaixo você pode ver o vídeo com o compilado de informações e dicas de estilo:

Veja o vídeo sobre cardigan masculino

Com identificar um cardigan masculino

Características básicas

O cardigan (ou cardigã) é um casaco feito de tricô cuja parte frontal é fechada por botões, embora alguns também chamem de cardigan a peça fechada por zíper. Seu comprimento não se alonga muito além da metade da altura do quadril. Sua gola pode ser simples em V ou tipo xale, com uma dobra dando a volta no pescoço, criando algo similar a uma lapela.

Tecido

O tricô pode ser com relevo ou liso, em ponto grosso ou ponto meia, este último mais leve e indicado para meia estação.

Abotoamento

Voltando a falar dos botões, eles podem ser de diversos materiais como: acrílico, madrepérola, metal, couro ou osso. Existe ainda o fechamento mais raro em ponta de chifre, como nos casacos tipo Duffle (leia mais aqui), onde a peça atravessa uma alça de cordão para manter o cardigan fechado.

Bolsos

Outro elemento que pode ser visto no cardigan é o bolso, geralmente um par pode ser visto na altura da barriga ou pouco abaixo, mas não é regra, algumas peças são lisas, o que garante uma silhueta seca que não adiciona volume a barriga.

Cores do cardigan

O mais comum é encontrá-lo em cores neutras como o bege, marinho, cinza ou preto, mas com um pouco de esforço você pode ter um item em cores como vinho, verde, marrom ou laranja.

…….

Material do cardigan

a. Lã natural

O melhor é feito de lã orgânica, seja ela de ovelha, merino, cabra angorá ou a excelente malha de cashmere. Existe até mesmo cardigans feitos de lã de alpaca ou outros animais mais exóticos, o importante é que o tecido seja quente, bonito e confortável. O problema desse tipo de material é o preço, muitas vezes tornando a peça inacessível para alguns bolsos.

b. Poliéster

No outra ponta temos o material mais barato, o poliéster, o problema é que este derivado do petróleo não tem o toque tão agradável e o visual tão nobre.

c. Lã acrílica

No mesmo caminho vai a lã acrílica que, assim como o poliéster, tende a sofrer da formação daquelas bolinhas indesejáveis na trama.

d. Algodão

Bem melhor é o tricô de fibra de algodão. Com toque mais suave e orgânico, ele é uma alternativa equilibrada entre a lã natural e os sintéticos.

e. Mix de fibras

Existem hoje mix de fibras feitos em busca de um resultado acessível e que agrade o olhar e o toque. Misturas de algodão com acrílico e até mesmo um pouco de elastano tem se mostrado eficazes em agradar o público sem pesar no bolso.

…….

História do cardigan masculino

Reza a lenda de que o primeiro cardigan foi feito a pedido de James Brudenell, sétimo Conde de Cardigan e também comandante da Brigada Ligeira na Guerra da Criméia.

Insatisfeito com o colete que compunha seu uniforme no exército britânico ele encomendou uma peça que ainda não era o cardigan que conhecemos hoje, estava mais para um colete de lã. Mais tarde ele ganhou mangas longas e fechamento frontal que facilitava ser vestido, ou seja, o design conhecido atualmente e tornado icônico.

…….

Caimento do cardigan masculino

Tamanho ideal

Quanto mais próximo do formato de sua silhueta, melhor! Mas é claro que ele não deve ser apertado, o cardigan com os botões repuxados acaba com seu visual, principalmente se você está acima do peso, pois vai marcar e destacar muita coisa que você preferia que não chamasse a atenção.

O casaco acima de se tamanho vai te deixar com uma aparência envelhecida e até meio desleixada, muitas vezes criando sobras na barriga ou encurtando suas pernas.

Ajustes no cardigan

Se você encontrar uma peça que realmente caiu no seu gosto, saiba que é possível fazer ajustes, mas é preciso encontrar uma pessoa especializada em tricô para fazer as mudanças necessárias, se você não conhece ninguém assim é melhor não arriscar.

Gola/LapelaOs modelos mais fechados, com gola curta, não são são indicados para quem é baixo, pois tendem a encurtar o dorso, além de não darem um bom destaque para tórax.Volume do tecido

O tecido também influencia! O tricô grosso e volumoso é ótimo para quem é magrinho e quer parecer um pouco mais musculoso, contudo tem que ser usado com cuidado por quem está acima do peso.

Dica de ouro!

Sempre verifique o quão próximo a cava está da axila, esse é um dos pontos que mais deixa o cardigan com cara de roupa de pessoa de idade avançada, pois muito largo ele faz parecer que seus braços estão flácidos.

…….

Como usar o cardigan masculino

Usando o cardigan sobreposto

Em dias de baixa temperatura o cardigan é uma peça bem versátil. Se o clima não está tão frio você pode usar uma peça com tricô ponto meia que é leve, mas pode ajudar a proteger, em condições mais extremas você pode optar por usar um cardigan mais grosso ou sobrepô-lo com um casaco ou jaqueta, formando uma dupla camada de roupa para evitar a entrada de art frio.

O cardigan masculino pode ser usado por baixo até mesmo do paletó ou do blazer, fazendo as vezes de um colete, ajudando a compor o visual ao mesmo tempo que te mantém aquecido. Outro ponto positivo e que a gola do cardigan não esconde a camisa e a gravata, mantendo o look bem formal – dentro do possível, claro!

Sobrepondo com o cardigan

Na hora de sobrepor, o cardigan masculino também funciona muito bem: por cima da camiseta cria um traje bem descolado e jovem, com a camisa ele ganha um ar mais sério e arrumadinho que pode ou não fazer uso da gravata para dar um toque diferente e estiloso.

Combinando com as calças

Falando sobre a parte de baixo do look, a peça combina bem tanto com jeans, quanto com chinos ou calças de alfaiataria, no primeiro caso vai dar uma ar bem confortável e casual ao look, no segundo vai fazer uma linha mais sofisticada e urbana e para a terceira opção teremos um look elegante com toque despojado e uma pegada old money.

Como abotoar

Assim como é feito no colete de alfaiataria, não é necessário abotoar o último botão do cardigan, isso deixa a peça mais solta nos quadris, mais confortável e torna mais fácil acessar os bolsos das calças. Ainda falando sobre abotoamento, dá para dar uma ar mais descolado para ele deixando mais botões soltos, isso pode até ajudar a alongar a “gola/lapela” se você deixar desabotoados um ou dois botões de cima, criando a ilusão de um dorso mais delgado.

Acessórios para acompanhar

Um bom acessório para usar com esse casaco é o cachecol, assim você pode usar contraste entre as roupas ou o jogo de texturas para chamar atenção para o rosto e o peito e dar um pouco mais de tempero ao traje.

Para um look mais leve em um dia de inverno ameno a combinação com uma bandana presa ao pescoço com um nó pode dar um ar jovial e descolado.

Para trabalho com dress code casual, mas que peça uma certa elegância, a combinação com camisa e gravata garante uma imagem profissional e original.

Cuidado!

O cardigan de listras horizontais tende a fatiar a silhueta e roubar altura ou adicionar peso – como é muito comum quando encontramos esse tipo de padrão nas roupas – por outro lado, o tricô canelado traz listras verticais em sua trama que podem emprestar uma certa elegância e criar a ilusão de adicionar alguns centímetros a sua estatura.

Deixe uma resposta