O colete de alfaiataria masculino é uma ótima peça para o verão se você busca algo para inserir elegância e sofisticação em seu look, mas acha um blazer muito pesado e quente, por exemplo. No frio ela pode ser sobreposta por casacos, jaquetas ou blazers, sempre dando aquele acabamento “cool” ao visual.
Apesar de muita gente pensar que os coletes desse tipo são todos iguais ou extremamente parecidos, existem dezenas de características que podem mudar de um para outro, aqui nós listamos apenas as mais aparentes e mais comuns, confira:
1 – Tipos de abotoamento em coletes de alfaiataria masculinos
a) Abotoamento simples alto – geralmente composto por cinco botões (ou mais), ele chega bem perto da metade do tórax e, em alguns casos, do colarinho da camisa. É o modelo mais comum de se encontrar nas lojas.
b) Abotoamento simples baixo – formado por, no máximo, 3 ou 4 botões, tende a mostrar mais do tórax, camisa e da gravata. Também é fácil de encontrar e fica bem com roupa casual, pois dá visibilidade a estampa ou padrão da camisa que vem por baixo.
c) Abotoamento cruzado ou duplo – também conhecido como double-breasted, possui duas colunas de botões que deixam a peça com uma cara mais clássica. Assim como o abotoamento simples, pode ser alto (c1) ou baixo (c2), dependendo do número de botões.
d) Assimétrico – atravessa o troco, muitas vezes começando com dois botões em cima bem separados e terminando com apenas um. Também tem uma cara clássica e é mais raro de encontrar. Fica bem se sobreposto por paletó, casaco ou blazer.
…….
2 – Tipos de lapelas e golas em coletes masculinos
a) Gola em V – Bem popular, dá um acabamento alinhado sem chamar muita atenção. Fica alongada quando o abotoamento é baixo e mais fechada conforme aumentam o número de botões.
b) Gola em U – Presente principalmente em coletes de alfaiataria masculinos que fazem parte de smokings, tem um visual diferente e deixa muito da camisa exposto. Algumas chegam a ter só 2 botões, outras tem três ou quatro bem próximos.
c) Lapelas – Alguns coletes podem ter lapelas semelhantes a dos ternos e costumes – inclusive nos formatos quadrados ou pontudos (c1) ou até gola xale (c2) – dando um ar mais formal e elaborado a peça, mas nem por isso escapando dos looks com jeans e roupas casuais, sabendo combinar eles também ficam ótimos!
d) Colarinho mandarim – É um tipo mais raro composto por um abotoamento que vai até o pescoço, mas não se dobra, como em uma camisa tradicional. O visual meio oriental nos modelos abotoados até o pescoço não agrada a todos, isso explica a dificuldade em encontrá-lo a venda.
…….
3 – Número de bolsos em coletes
Os com gola U geralmente tem 2 bolsos, não sobra muito espaço para eles na parte de cima, nos modelos restantes o número de bolsos fica por conta do alfaiate, podem ser 2, 3 ou 4, sem aba na maioria dos casos.
…….
4 – Padrões e estampas em coletes de alfaiataria masculinos
Lisos são bem comuns, mas com paciência dá para encontrá-los também em xadrez príncipe de gales, window pane ou pied de poule. Risca de giz e o padrão espinha de peixe são boas opções para quem gosta de algo diferente, mas discreto.
…….
5 – Tecidos para coletes de alfaiataria
A regra é a lã fria, lã tropical, veludo e poliviscose, coletes estilo anarruga, algodão ou de linho – estes últimos muito indicados para o calor – dão um pouco mais de trabalho para encontrar, sobretudo fora da temporada de calor.
…….
Como vocês podem ver existem mais variações de coletes de alfaiataria do que podem supor as pessoas que nunca analisaram a peça de perto. Cada um destes detalhes contribuem para o estilo do colete e podem definir seu uso no dia a dia.
Veja também: Como Usar O Colete de Alfaiataria Com Camiseta em Looks Casuais
perfeito !!!!!!!
Alguma loja que venda coletes aqui no Brazil, sem ser sob medida?
Gabriel,
muitas das lojas que vendem roupa formal trabalham com coletes também. Até as grandes redes como a Zara, C&A, Renner e Riachuelo tem a peça para venda.
Abs.
Olá! Que tipo de colete você acha que fica melhor com um blaser de gola mandarim? Obrigado
Thiago,
como o blazer gola mandarim é uma peça com poucos detalhes na maioria dos casos, o melhor é usar um colete que não tenha lapelas e sem estampas.
Abs.
Parabéns pelo texto, ficou muito bom.
Saberia me dizer o nome do tecido utilizado para o colete da foto principal?
Obrigado!
Esse tipo de tecido pode ser “olho de perdiz” ou o “sal e pimenta”, provavelmente o segundo.
Veja mais aqui: https://www.canalmasculino.com.br/tipos-de-padroes-de-tecido-de-ternos-e-blazers-masculinos/
Abs.
Alguma loja com vendas on LINE que você recomenda? Abraço
A Zara é uma opção:
https://www.zara.com/br/pt/search?searchTerm=colete
Abs.
Nunca usei colete de alfaiataria sem paletó. Falar verdade, nunca usei um terno. HAHAHA
Porém tenho muita vontade de comprar um colete para usar com uma camisa slim e uma calça chino. Só que na minha cabeça a única cor que eu penso é um colete cinza, e só para usar com camisa branca. Sou péssimo para harmonizar as cores. HAHA
Só tenho camisas branca, preta, marinho, rosa e xadrez. um colete cinza combinaria com essas camisas? ou tem uma outra cor que seria melhor? Grato pelo conteúdo, Ricardo! Estou curtindo muito seu site, muita informação boa.
O colete cinza (claro ou escuro) combina com qualquer coisa. O marinho e o preto também são bem fáceis de encaixar na maioria dos looks. Vista uma calça slim fit e sapatos casuais de amarrar e você tem um look incrível!