E lá se vão 9 anos desde a última vez que eu fiz um artigo falando exclusivamente do tecido anarruga, também conhecido como seersucker no exterior.
Embora seja um material muito fresco e prático para enfrentar o tempo quente com estilo, o anarruga passa muito tempo fora do holofotes mesmo com todo revival que a moda proporciona constantemente.
Versátil até certo ponto, este material pode ser usado para confecção de uma bermuda ou até um costume, sempre proporcionando uma sensação térmica agradável devido a seus amassadinhos que deixam o ar fluir, baixando a temperatura do corpo.
História do tecido anarruga
O seersucker foi criado na Índia, mas tornou-se conhecido por seu apelido persa, shir o shakar (leite e açucar), termo que provavelmente faz referência a sua textura que mistura liso e áspero. Aqui no Brasil pegou com o nome de anarruga, nos Estados Unidos também pode ser encontrado como railroad stripe, na Espanha como rayadillo.
No século XIX foi usado pelo exército espanhol nas Filipinas e em Marrocos. O tecido também fazia sucesso nas colônias britânicas em locais quentes, como a Índia. Nos Estados Unidos o anarruga foi amplamente utilizado – de mochilas a roupas de cama – mas era adorado pelos senhores do sul como roupa de verão para enfrentar o calor quente e úmido da região.
Na década de 20 os estudantes americanos de renomadas faculdades resolveram bancar os descolados, adotando o seersucker que, até então, era considerado um material típico de pessoas de baixa renda por ser mais barato até que o jeans. Décadas depois o blazer anarruga virou um dos símbolos dos preppies, os jovens abastados que estudam em colégios caríssimos.
Características do tecido anarruga
Seu visual clássico mistura a cor branca com outro tom suave, geralmente o azul, em listras verticais que percorrem todo o tecido. Sua confecção original misturava fios de seda com os de algodão, o processo de fabricação incluía uma lavagem, nesse momento o algodão encolhia, mas a ceda não, isso criava essas rugas tão peculiares e em pontos específicos.
Hoje existem tecidos seersucker com diversas misturas de fibras e até 100% poliéster. Embora o poliéster seja mais quente que as fibras naturais, as rugas do material impedem que ele fique grudado na pele, o que faz o ar circular e facilita a dissipação do calor, claro que isso não ocorre com a mesma facilidade que o algodão proporciona, mas é uma saída para quem tem orçamento limitado. Aliás, o algodão não depende mais da seda para gerar um anarruga, atualmente a técnica que alterna entre urdiduras mais apertadas e mais soltas garante as pequenas rugas e um tecido maia barato.
Como usar peças de tecido anarruga no dia a dia – dicas para homens!
Combine-o com peças que também sejam leves, um blazer sobrepondo uma camisa jeans grossa ou de flanela não faz muito sentido, já o algodão, linho ou chambrê (foto acima) conversam bem com o seersucker.
Camisetas também combinam bem com um blazer ou costume anarruga, já que se trata de algo adequado para ocasiões com uma certa casualidade. Chinos e docksides dão um clima mais náutico, perfeito para o verão.
Para um visual bem clássico apele para um combo engravatado, mas não perca o ar despojado, usando uma gravata de tricô, um lenço de bolso usado de maneira despretensiosa e o chapéu Panamá para arrematar esse look elegante!
O tecido anarruga não vive apenas de alfaiataria clássica, bermudas nesse tecido são extremamente confortáveis e frescas! Não precisa inventar muito, adiciona uma camiseta básica, tênis brancos de couro ou lona e capriche nos acessórios (inclusive pode trocar o bucket hat por algo melhor, rsrsrs).
Camisas de tecido seersucker são igualmente agradáveis de usar. Você pode encontrá-las em modelos mais estruturados manga longa ou curta. No caso das mangas curtas, o melhor é investir em um visual bem casual, mas com caimento caprichado. Chinos e sapatos tipo loafer formam um conjunto perfeito nesse caso.
Existem modelos menos estruturados, com colarinho cubano, nesse caso todo o look deve ser mais relax, com bermudas ou uma calça mais solta no corpo, mas bem cortada. Experimente calçar sandálias ou um slip on para uma vibe bem praiana.
Jaquetas e casacos de anarruga são excelentes escolhas para a meia estação ou aqueles dias que começam quantes, mas terminam em um friozinho que pode incomodar. Como você pode ver acima, o seersucker pode compor um look urbano tranquilamente.
Como você pode ver é possível usar o anarruga com roupas estampadas, desde que as peças não se confundam ou briguem por atenção.
Os blazers anarruga também podem ser desestruturados, nesse caso se tornam ainda mais casuais e descolados. T-shirts, camisas de linho, chinos e tênis ou loafers são alguma opções para esse tipo de peça.
Os que conservam o corte da alfaiataria clássica podem ser usados com camisa e gravata ou podem ganhar uma versão mais esportiva com camisa polo ou camiseta, aí depende da ocasião, do local e do dress code.
Mais algumas dicas para usar peças de tecido anarruga com estilo
- Ele traz mais casualidade ao visual, então é melhor pensar bem antes de usá-lo em uma ocasião muito séria;
- Seu estilo leve o torna uma boa peça para verão ou meia estação, mas se você mora em uma cidade muito quente pode vesti-lo o ano inteiro;
- Na parte de baixo jeans, sarja, linho e alfaiataria são opções viáveis, dependendo da combinação que você pretende, do local e do clima;
- Costumes anarruga são super frescos e confortáveis, mas cabe a você analisar se o local permite um traje assim tão despretencioso;
- Camisas desse tecido são perfeitas para o verão, mas novamente caem no problema da casualidade, então fica claro que não é algo aconselhável para acompanhar um terno em um casamento noturno, por exemplo;
- Embora as listras azuis sejam clássicas, existem tecidos seersucker que misturam o branco com vermelho, verde, roxo e até amarelo;
- Roupas de anarruga de uma única cor não são impossíveis de encontrar, a Zara trouxe algumas na última coleção, blazers desse tecido na cor marinho são relativamente comuns;
- Tênis brancos, loafers de camurça e oxfords de nubuck vão dar uma pegada mais contemporânea ao look que fizer uso de anarruga em uma de suas peças;
- Se você tem um costume anarruga pode usar a peças separadamente, tanto a calça quanto o paletó podem gerar looks incríveis dessa maneira.
Opinião do autor:
Espero que o tecido anarruga esteja trilhando o mesmo caminho do linho na moda masculina, pois há uns 10 anos era bem raro encontrar o linho em grandes redes ou lojas de shopping que não fossem especializadas, hoje ter uma opção de camisa ou bermuda de linho na coleção é quase obrigatório para a maioria das marcas.
O seersucker está aparecendo aos poucos, meio tímido até, mas quando a Zara começa a trazer um item em mais de uma temporada é a dica que ele pode estar ganhando a confiança do público masculino! Isso seria ótimo, precisamos de mais opções elegantes para o calor!