Alto relevo, tecido maquinetado, tricô, tudo que traz uma visual mais requintado pode ser colocado nesse balaio das polos masculinas texturizadas que despontaram como tendência na última estação.
Conceitos como o “quiet luxury” e o “old money” trouxeram para a moda masculina a necessidade de peças simples e atemporais, mas com um diferencial visual que sugerisse luxo.
Para muitos esse tipo de polo mais requintada pode parecer inovadora, mas a verdade é que se trata de um estilo já existente e pouco explorado pela maioria, que agora ganha os holofotes com ares de novidade.
A Zara investiu em polos de tricô e com relevo, sendo seguida por marcas como a Hering, Reserva e até a Renner, agora basta esperar para saber se a tendência será daquelas que realmente conquistam o público masculino ou se vai mofar no fundo de alguma gaveta.
Se preferir, veja este conteúdo no vídeo abaixo:
Polos Masculinas Texturizadas: O Que São?
A tradicional polo não tem muito mais para onde ir, a popularidade da polo piquet é inegável, mas surpreender com esse item não é a mais fácil das tarefas, além disso ela não tem esse apelo elaborado e luxuoso trazido pelas tendências atuais.
A polo da vez tem uma textura que complementa o visual e atrai o olhar com seus desenhos feitos na trama do próprio tecido, pode ser na forma de um tricô simples, mas com pontos bem aparentes, um tricô com o volume do alto-relevo ou o tecido maquinetado, ou seja, feito de maneira industrial com o desenho criado diretamente em sua superfície, usando a posição dos fios para fazer notar um padrão que se repete por toda peça, algo similar ao jacquard.
Polos Masculinas Texturizadas: Como usá-las?
A combinação com camisas polo texturizadas pode ser mais fácil do que se imagina. Como ela é bem rica visualmente, o melhor é deixá-la como ponto focal do look e investir em itens básicos e elegantes no restante.
A combinação mais alinhada com as tendências atuais é com calça de alfaiataria e tênis brancos ou sapatos casuais. A mistura do casual com sofisticado acaba criando um ar leve e relax sem parecer esportivo demais ou desleixado.
A mesma combinação, mas com uma chino, perde um pouco em sofisticação, mas rende mais jovialidade. Com jeans temos um visual que sai do “kit fim de semana” e traz uma visão mais adulta para o bom e velho denim.
Como a maioria dessas polos são tem a barra elástica dando acabamento a roupa na área da cintura, não é necessário colocá-la por dentro da calça, embora alguns prefiram assim.
Na hora de sobrepor, blazers de lã fria ou de tecidos mais rústicos como a sarja e o linho são boas escolhas para dar um ar mais sofisticado ao combo. Jaquetas trucker, bombers e casacos curtos são um bom caminho para quem quer dar um toque esportivo e despojado ao traje.
O mesmo tipo de tecido também pode ser aplicado a camisas, as dicas para uso são as mesmas e a pegada é tão casual quanto a das polos. Na foto acima você também tem uma boa ideia de como os acessórios certos com o tecido texturizado deixam o look incrível.
Para quem tem baixa estatura, ou está acima do peso, a dica é optar pelas polos com padrão canelado (vertical) ele ajuda a alongar a silhueta e faz parecer mais magro.
Cores neutras são fáceis de combinar, mas a tendência atual é dos tons terrosos como marrom castanho, ferrugem e marrom telha.
Colarinho sem botões é outra tendência, embora já estivesse presente nas polos dos anos 60. Colarinho com ziper dá a peça uma aparência ligeiramente mais esportiva que o normal.
Vantagens de ter esse tipo de peça em seu guarda-roupas
- A textura e o relevo deixam o visual mais interessante;
- Esses mesmos elementos são importantes para chamar atenção para o tórax e o rosto;
- O tricô dá um ar mais sofisticado para a polo, esse visual valoriza o look e traz sofisticação;
- Com a sobreposição certa (blazer, jaqueta) é possível criar uma combinação original e atraente;
- É uma boa maneira de obter o estilo old money ou o quiet Luxury sem muito esforço.
Caimento e qualidade
Mais uma peça sofisticada que chega ao guarda-roupas do homem brasileiro. Muito bom, não é? A questão aqui não é tanto a aparência, mas a qualidade da peça e o caimento, esse tipo de item precisa vestir muito bem para surtir o efeito.
Procure por polos que fiquem ajustadas ao corpo, mas nunca apertadas, as fotos acima mostram bem como elas devem vestir.
Quanto a qualidade, fique de olho em deformações no tecido e fios puxados, além disso, procure sempre investir em peças de fibra natural (lã, algodão), embora uma porcentagem mínima de elastano possa ser útil para deixar a polo mais confortável.