“Qual é o melhor comprimento para a barra da calça masculina?” Se você se importa minimamente com seu visual já deve ter se feito essa pergunta, certo? O problema é que a resposta não é tão direta quanto gostaríamos que fosse!
Na minha opinião existem pelo menos 3 comprimentos que funcionam bem em qualquer ocasião, um que deve ser usado com cuidado e outro que está fora de questão.
Barra das Calças: 5 Comprimentos Possíveis – Saiba Qual é o Melhor!
Se você quer uma resposta bem completa, aconselho a dar play no vídeo abaixo:
Antes de qualquer coisa é bom lembrar que apesar das imagens usadas para ilustrar esse post, esses comprimentos de barra de calças masculinas servem para qualquer modelo, sejam as de alfaiataria, como nas fotos, as chinos ou os jeans.
1 – Comprimento de barra “full break”, o clássico
O comprimento de barra de calça masculina considerado “full break” é quando a barra encosta no calçado e se dobra, cobrindo ligeiramente uma parte do peito do pé. É o comprimento escolhido por que é mais conservador ou prefere um visual clássico.
Tenha cuidado para não exagerar, um “full break” mal feito pode gerar acúmulo de tecido sobre o pé, arruinando o caimento da calça.
…….
2 – Comprimento de barra “half break”, o moderado
Neste caso temos uma barra que encosta de leve no calçado gerando uma dobra bem mais discreta, mas também elegante. Eu sempre indico o comprimento “half break” para quem tem problemas em manter a calça na altura correta, pois se a peça baixar um centímetro ainda temos uma barra em um ponto aceitável.
…….
3 – Comprimento de barra “no break”, o moderno
Neste tipo de barra a calça toca o sapato, mas não desce sobre o peito do pé, nem de leve, logo não acontece a dobra. É possível que um pedacinho do tornozelo ou da meia fique a mostra, então deve-se tomar cuidado com as combinações escolhidas.
…….
4 – Comprimento de barra “mankle”, o ousado
No “mankle” (man + ankle, um apelido para o tornozelo do homem a mostra) a barra termina antes do sapato deixando aproximadamente 1,5 cm do tornozelo ou da meia a mostra.
Muitos homens de países quentes referem esse comprimento por que ele ajuda o corpo respirar, mesmo que seja apenas por uma pequena área de pele a mostra.
…….
5 – Comprimento de barra cropped, o exagerado
Neste comprimento a barra termina alguns centímetros acima do calçado, como se ela tivesse sido cortada, daí o nome em inglês. Muito exagerado, esse comprimento foge da proposta séria e elegante da calça de alfaiataria e, por incrível que pareça, fica ainda pior no jeans.
…….
Qual é a melhor opção de barra de calça masculina? Depende…
O “full break” e o “half break” são mais elegantes, já que deixam qualquer calça com um visual mais clássico. O “no break” é para quem procura algo moderno, mas sem exageros. O “manke” é melhor para looks casuais de verão, pois deixam o corpo mais ventilado.
Eu prefiro o “half-break” por ser clássico, mas não correr o risco de encurtar a perna ou ficar empapado caso as calças não estejam bem ajustadas na cintura e deem uma descidinha durante o dia.
O “cropped”, além de exagerado, tende a mostrar um pedaço da perna quando sentamos, mesmo estando com uma meia longa.
Pode dobrar a barra da calça?
Pode desde que não seja uma calça de alfaiataria e a ocasião permita algo mais casual, já que esse tipo de recurso acaba deixando a roupa com um ar mais descontraído.
Se você tem baixa estatura, cuidado com a dobra! Ela pode encurtar a perna, se não tiver jeito e a dobra seja realmente necessária procure fazer dobre mais de uma vez em dobras finas, assim a sensação de encurtamento é menor.
…….
Para complementar:
E não deixe de seguir o Canal Masculino no Instagram!