Como Usar Meias em Looks Casuais Masculinos

27

meias_masculinas_como_combinar_ft01bMeias masculinas são um dos itens mais simples no guarda roupa do homem, mas, por outro lado, um dos que mais geram dúvidas por parte deste público, sendo responsável por uma grande quantidade de e-mails que chegam a nossa caixa postal, portanto acredito que o tópico valha um texto a respeito, não?

Regra para quem é prático e não gosta de correr riscos

Na realidade você pode combinar meias de diversas maneiras diferentes, principalmente se for ousado e não gosta de um visual comum, mas supondo que você é uma pessoa muito prática e não quer perder tempo escolhendo suas meias o ideal é seguir estas 3 diretrizes estilo Robocop:

1 – Calçado claro, meias cinza mescla;
2 – Calçado escuro meia preta;
3 – Meias brancas somente para prática de esportes.

meias_masculinas_como_combinar_ft02

Regra de ouro: na dúvida, use meias cinza.

Comprimento

No verão, os modelos “sapatilha”, que ficam um pouco para fora da borda do tênis, e a “invisível” que faz parecer que você não está usando nada, são as opções que mais ajudam a combater o calor, o único problema surge apara aqueles que não acham agradável mostrar um pouco da pele quando cruzam as pernas, mas é bom lembrar que hoje é muito comum usar calçados desta maneira. Na meia estação os modelos em algodão que avançam até a canela protegem o suficiente, no inverno, quem tem frio nas pernas pode investir em um par feito de lã e ter a certeza que ficará bem aquecido.

meias_masculinas_como_combinar_ft04
Meia sapatilha (esq.) e meia invisível. Os nomes podem mudar de uma marca para outra, não deixe de conferir as especificações nas embalagens.

Pronto, se você quiser pode parar de ler este post aqui mesmo, porque a partir de agora a coisa vai ficar um pouco mais complicada…

Que tal um pouco de cor?

meias_masculinas_como_combinar_ft05

Mas e esse pessoal que aparece em editoriais de moda, nos blogs de referências, no Tumblr e no Pinterest usando meias listradas, coloridas e/ou estampadas? Qual é a dica para adotar este visual?

– Basicamente a ideia é que a meia alongue a sua perna, fazendo sua silhueta parecer mais esbelta, portanto usar cores que se aproximem ao máximo dos tons da sua calça ou do tênis é um bom ponto de partida

– Quando estiver usando um jeans, combine a meia com o calçado. É verdade que há quem faça o contrário, mas o resultado não valoriza muito o look;

– Estampas em tom sobre tom são mais fáceis de combinar. mas cuidados com as listras, elas podem impedir o efeito de alongamento citado acima.

Guia para usuários avançados

meias_masculinas_como_combinar_ft06

Muita gente usa a meia como um acessório de destaque, fazendo combinações exóticas e descontraídas, mas como isso funciona?

Para chegar a este resultado você deve colocar de lado algumas convenções e brincar com cores, padrões e estampas, criando um detalhe visual divertido, mas tomando cuidado para que este não seja o foco do look, afinal você quer as pessoas olhando para seu rosto, não seus pés!

– Para não parecer que a meia foi jogada na combinação a troco de nada, faça a rima com um acessório chamativo na parte de cima, pode ser uma gravata, um cachecol ou um lenço.

– Listras e estampas são divertidas, mas não agradam a todos, se você quer arriscar as multicoloridas tente pegar a cor predominante e combinar com algo de tom semelhante, como explicado no item anterior;

– Para um combo realmente OUSADO (em maiúsculas mesmo!) saia fora das cores análogas ou do tom sobre tom e parta para o uso de cores complementares, ou seja, contrastantes, mas esteja ciente de que isso é mais indicado para quem é alto e magro, porque já começa fatiando a silhueta nas canelas!

Mais algumas dicas e exemplos:

meias_masculinas_como_combinar_ft14
Muitas vezes você só saberá o que combina bem quando vestir, a meia preta com calçado vermelho não é muito indicada, mas com este tom a mistura funcionou!
meias_masculinas_como_combinar_ft13
Calçado escuro e dark jeans pedem meia preta, mas uma grafite também pode ser uma boa.
meias_masculinas_como_combinar_ft12
Quer chamar atenção? Trabalhe com tons contrastantes. Quer chamar mais atenção ainda? Escolha uma estampa assim!
meias_masculinas_como_combinar_ft11
O sujeito da foto combinou a meia com a gravata, muita gente consideraria isso uma heresia, mas a verdade é que fora do ambiente formal a liberdade na moda é muito maior, basta ter bom gosto.
meias_masculinas_como_combinar_ft10
Looks informais que usam alfaiataria combinam muito bem com meias que exibem padrões de xadrez clássico como o xadrez argyle e o tartan.
meias_masculinas_como_combinar_ft09
Cores sobrias, mesmo quando misturadas possibilitam um efeito mais discreto. Esse é um bom recurso para quem quer inovar, mas manter o visual um pouco mais sóbrio.
meias_masculinas_como_combinar_ft08
Tem gente que defende a meia branca quando o calçado é branco, mas eu ainda prefiro as cinza claro e deixo as brancas para os looks esportivos.
meias_masculinas_como_combinar_ft07
Apesar do tom forte de laranja, as meias estão de acordo com os tons usados no combo, pois complementam o azul e são análogas ao marrom.

Conclusão:

3 perfis diferentes de homem com 3 estilos diferentes de usar uma peça de roupa tão simples mas que pode dizer muito sobre seu usuário. Em tempos de moda misturando o clássico com o moderno, até a meia ser tornou um recurso para mostrar o quanto você sabe de moda e o quanto se relaciona com ela.

27 COMENTÁRIOS

    • Roberto,
      roupa casual pode se resolver com meias cinza ou pretas, dependendo da cor da calça e do calçado, claro. Se você optar por peças escuras use meias grafite ou pretas, se forem peças mais claras, as cinza mescla dão conta do recado. Meias brancas só são adequadas para indumentária esportiva, ou seja, roupa de academia ou para a prática de algum esporte.
      Abs.

    • Olá Joca,
      em algumas marcas a “sapatilha” é pouca coisa mais comprida que a “invisível”, mas também é possível usá-la. Parece que não há muito padrão neste caso, já peguei meias que mal cobriam os pés marcadas como “sapatilhas”.
      Abs.

  1. Ricardo, eu acabei de comentar no outro post e vim conferir este aqui (que tem tudo haver com as perguntas que fiz).
    Vi vc mencionando em perguntas acima que em lugares onde faz calor pode usar a meia “sapatilha” (não sei se me expressei bem no outro comentário que disse “socket”, mas na verdade eu quis dizer qualquer tipo de meia “invisível”, onde fica aparecendo a canela).
    Quero dizer, aqui é bem quente e, qd vejo em fotos, a minha interpretação visual é muito mais agradável quem “não usa meia visível” com sapato casual do que “meias muito coloridas”.
    Mas aí é onde mora o maior receio, a sensação de estar ousando demais, pois até minha namorada que naturalmente já manja muito de moda acha estranho, diz que é coisa de propaganda. E o mesmo acontece com as meias coloridas. Não que eu precise esperar a opinião dos outros, mas e se minha vontade de expressão não seja de chamar atenção pra esse aspecto? Eu estaria indo no caminho contrário.

    • Henrique,
      um equivoco comum entre os homens é pensar que as mulheres entendem de moda de uma maneira geral, mas a verdade é que a moda masculina tem conceitos bem diferentes. Atualmente muitos homens optam pela meia sapatilha/invisível para driblar o calor ou até dispensam as meias. Ontem fomos fazer uma sessão de fotos no centro de São Paulo e tive a oportunidade de ver alguns sem meia e muitos outros com meia sapatilha e não estamos falando dos hipsters do Baixo Augusta ou do pessoal moderninho da Vila Madalena, eu mesmo já excluí as meias comuns durante o verão, deixando as canelas de fora o tempo todo. Mas se você não se sente a vontade para isso, não encane, vista-se com algo que seja elegante, bonito e te deixe confortável com a situação, estamos falando apenas de um recurso de estilo optativo, não de um dress code obrigatório.

      Abs.

  2. Bem bacana seus posts Ricardo,
    Se servir de dica para a galera que procura meias estilo “invisível”, tipo sapatilha mesmo, rs, mal cobrem os pés, achei na C&A por $ 9,90, fiquei na dúvida se comprava ou não, uso muito sapatênis com bermuda, e não achei nada legal o uso com as meias a mostra, agora ficou bom. E mais confortável do que sem o uso de meias.

  3. Boa tarde Ricardo, eu tenho um sapatênis marrom escuro de couro. Já vi uma meia soquete (invisivel) na cor Bege na Lupo. Poderia usar essa cor ou teria de ser a preta mesmo? Grato

  4. Gostaria de saber como usar meia invisível e elas não enrolarem? Pois meu esposo
    Não gosta que a meia apareça, pois ele usa muito bermudões , só que as meias vão descendo, descendo, quando se vê está no meio dos pés, !!! Me ajudem?

    • Débora,
      algumas delas tem um elástico um pouco maior que as prende melhor no pé, as vezes chega a aparecer um pedaço da meia na borda do calçado, mas não é nada demais, dá para usar numa boa. Eu encontrei esse modelo na Centauro, a marca se chama Oxer, creio que seja da própria loja.
      Abs.

Deixe uma resposta