Old Money: O Que é e Como se Aplica a Moda Masculina

0

Estilo old money - exemplo clássico anos 20 e 30 do século XX.

O estilo old money se inspira nas roupas usadas pelas tradicionais famílias ricas norte-americanas, principalmente no visual adotado por elas entre as décadas de 20 e 60 do século passado.

Com o homem prestando mais atenção a alfaiataria, graças as tendências que evocam o minimalismo, o atemporal e o clássico, era de se esperar que conceitos como o old money surgissem e agradassem a uma certa parcela do público masculino interessado em uma moda elegante e sofisticada.

…….

Old Money X Quiet Luxury

Visual masculino inspirado pela tendência old money
Visual inspirado pela tendência old money

Ao contrário do quiet luxury, que prima por peças caras, extremamente bem elaboradas e de grifes de luxo, o old money é mais democrático, pois se baseia na estética, não importando a origem do que você veste.

Outro ponto que destoa do quiet luxury é no quesito discrição, não que seja algo extravagante, mas as estampas e padrões mais vistosos e as peças imponentes dão ao old money mais presença, sem, no entanto, soar extravagante ou de mau gosto.

…….

Como se vestir no estilo old money

Old Money - look com cores neutras e peças clássicas
Um bom exemplo do old money: peças clássicas com tecidos de qualidade, tons neutros/suaves e uma combinação com toque retrô.

Mas entenda: old money não significa vestir-se como se estivesse em um filme de época, o correto é trazer certos elementos dessa estética para o dia a dia e criar algo cheio de personalidade e estilo, não fazer cosplay de “O Grande Gatsby”.

A paleta de cores não é tão neutra quanto no minimalismo ou no quiet luxury, mas também não é carnavalesca, o mais comum é encontrar tons lavados e suaves ou cores fortes apenas em detalhes como listras ou em parte de um xadrez.

Veja abaixo 6 dicas para acertar nesse estilo:

1 – Use roupas de qualidade

Não dá para parecer rico usando itens com cara de baratos, mas a boa notícia é que se você souber comprar pode ter peças relativamente baratas (ou acessíveis) com um visual bem luxuoso.

Nesse caso é necessário prestar muita atenção ao acabamento, optar por tecidos que tenham um visual mais orgânico (muito comum nas fibras naturais) e escolher peças com visual clássico e atemporal.

2 – Invista em alfaiataria

Nada mais retrô que uma roupa formal e quando falamos desse tipo de vestimenta é impossível não referenciar um terno ou blazer. Camisas sociais também são ótimas para evocar esse clima de alta sociedade das antigas.

Gravatas borboleta, suspensórios e lenços de bolso são ótimos para complementar.

3 – Cuidado com o que aparenta ser muito moderno

O que for muito tendência de uma estação ou contemporâneo demais (tipo calças de moletom e tênis com molas) pode tirar muito dessa vibe retrô, então muito cuidado ao mesclar estilos, lembrando que isso não é proibido, é até uma boa para não pender para o caricato, como já disse antes.

4 – Opte por cores neutras e tons suaves

Uma paleta de cores fortes dificilmente vai retratar o estilo old money, já que há uma certa elegância luxuosa na discrição que reinava entre a década de 20 e 60 do século passado. Então deixe as cores fortes para detalhes e opte por tons neutros ou cores lavadas como o azul bebe, o rosa e o lavanda, por exemplo.

5 – Dê um toque tropical

Estamos em um país quente, não faz sentido se apegar a lã quente se podemos investir em algodão leve ou linho. Também é possível incorporar camisas de mangas curtas ao repertório e fazer um visual mais “resort” para os momentos de passeio, claro que aí você tem que saber o que está fazendo o que nos leva ao nosso próximo item…

6 – Busque referências

Google e Pinterest estão aí para te ajudar, o Canal Masculino também, é por isso que eu vou montar uma galeria de inspirações para quem quer dar seus primeiros passos nesse estilo:

 

Peças que evocam a estética old money

Ralph Lauren é uma boa referência quando se fala de roupas com essa pegada old money.

Como eu disse, não precisa fazer cosplay, mas é bom saber que existem alguns itens que podem ser combinados a sua roupa do dia a dia para trazer um pouco do old money para seu visual. Como o estilo tem muito a ver com a cultura americana, o melhor é mesclar um pouco com algo mais moderno para um look casual sem exageros ou parecendo deslocado.

Veja abaixo algumas peças indicadas:

O figurino de Jude Law (centro) em “O Talentoso Ripley” é um bom exemplo de Old Money.
  • Blazers com influência náutica;
  • Chapéus tipo boater;
  • Suspensórios;
  • Gravatas borboleta;
  • Alfaiataria com padronagem um pouco mais vistosa, mas elegante;
  • Calças de alfaiataria com pregas frontais;
  • Coletes;
  • Cardigans;
  • Suéteres com gola V destacada por listras ou por cor contrastante;
  • Gravatas com padronagem clássica grande;
  • Ternos príncipe de gales;
  • Paletós e blazers de abotoamento trespassado;
  • Boinas newsboy ou flatcap;
  • Sapatos bicolores;
  • Calças com cintura mais alta;
  • Camisas de linho (lisas ou listradas) de caimento mais confortável para o verão;
  • Óculos tipo wayfarrer;
  • Ascot ou foulard (lenços usados no pescoço);
  • Relógios clássicos com pulseira de couro ou aço e relógios de bolso;
  • Boat shoes (dockside) e drive shoes;
  • Bermudas e calças modelo chino;
  • Polos piquê ou em malha de tricô leve;
  • Sapatos tipo loafer;
  • Lenços de bolso.`

Os tecidos de fibras naturais como linho, lã e algodão são os mais desejados para esse tipo de estética, mas os sintéticos, como a poliamida e o nylon, podem ser usados em roupas mais esportivas.

Existe mais, mas acho que deu para pegar o espírito da coisa, não é?

Grifes que tem relação com o estilo old money

Old Money - Coleção "O Grande Gatsby" by Brooks Brothers
Coleção “O Grande Gatsby” by Brooks Brothers

…….

Como fica o grooming com no old money?

Embora eu tenha dito que você não precisa fazer cosplay de milinário dos anos 20, é interessante saber também como era o visual em termos de barba e cabelo.

 

 

Basicamente temos duas opções mais recorrentes: o cabelo slickback, o seja, lambido para traz e mantido com algum produto de fixação, ou natural e um pouco mais longo, como é costume no estilo preppy ou usado pelos italianos nos anos 60 e que se repete aqui também, basta dar uma olhada nas fotos para comprovar.

O corte afro é bem baixo, tipo buzzcut ou pouca coisa mais longo, fazendo um visual bem arrumadinho.

Pode usar um corte moderno se quiser, como já sugeri, a mistura de estilos pode fazer você fujir do exagero e fazer algo mais natural para o cotidiano.

…….

Filmes que podem te inspirar

Existem diversos filmes, sobretudo os feitos entre as décadas de 30 e 60, que trazem essa estética, mas posso citeralguns que certamente vão te dar uma boa ideia do que se trata:

  • O Grande Gatsby (1974 e 2013)
  • Cidadão Kane (1941)
  • O Talentoso Ripley (1999)
  • Bonequinha de Luxo (1961)
  • O Poderoso Chefão (1972)
  • O Aviador (2004)

…….

Esse tipo de tendência é novidade?

Na verdade não, o preppy (ou prep), estilo impulsionado no início dos anos 10 pela série Gossip Girl, trazia uma abordagem mais jovem do old money. A série mostrava o cotidiano dos adolescentes endinheirados de Nova York que frequentavam os colégios preparatórios (daí o “prep”) cujo microcosmo conta com seu próprio código de vestimenta.

O visual era uma versão teen do old money com muito suéter gola V de cashmere,  calças chino, boat shoes, blazers, polos e jaquetas college com brasão. Vez por outra também apareciam gravatas borboleta ou as gravatas tradicionais com listras transversais (conhecidas como regimentais), aliás, listras estão muito presentes nesse estilo, pois o náutico é muito forte no preppy devido a forte ligação dos colégios classe A com os clubes de regata.

…….

Dicas finais:

Pareça rico! Isso mesmo, o fundamental para um bom look old money é passar aquela vibe de milinário de outra época, mesmo não estando vestido com roupas que custaram os olhos da cara.

Vale ressaltar mais uma vez que este estilo de vestir está muito ligado a cultura americana e européia, então é normal que nem todo mundo se sinta a vontade de usar algo assim, mas ninguém te impede de dar um toque abrasileirado, pesquisando a indumentária das pessoas de classe alta no Brasil dos anos 50 e 60 e aplicando no seu traje, por exemplo.

Deixe uma resposta