O Que é Moda Atemporal Masculina?

0

Com certeza você já comprou uma roupa e deixou de usá-la pouco tempo depois, porque ela parecia não se encaixar mais em seu visual ou não seguia as tendências da atualidade.

Muitas vezes isso se torna frustrante, pois a compra de uma peça de vestuário sempre vem acompanhada de uma certa expectativa sobre seu uso, além disso, há a sensação de ter feito uma mau investimento, ou seja, dinheiro jogado fora!

Por que as roupas saem de moda?

Pois é, isso ficou datado!

Isso acontece porque a moda pode estar muito ligada ao momento que você vive, produzindo itens que podem fazer sentido ou te agradar visualmente agora, mas nada garante que essa sensação será duradoura.

Padrões estéticos mudam o tempo todo, as vezes ditados pela indústria que quer te fazer consumir mais, em outros casos fruto de algum fenômeno pontual, geralmente ligado a cultura pop. Um bom exemplo foi a explosão de vendas nas calças coloridas na época em que bandas teen como o Restart fizeram sucesso. Lembra disso?

O que é a moda masculina atemporal?

Por outro lado, temos itens do vestuário masculino que estão aí há décadas, eles se tornaram tão perenes que parece impossível que um dia deixem de ser algo presente no dia a dia. Essas roupas mostraram que tendências e modas passageiras não tem tanta influência sobre elas, além de serem versáteis, bonitas e elegantes.

A moda masculina é muito funcional, com o passar do tempo o próprio homem vai excluindo do seu repertório o que não funciona mais e mantém o que ele sabe ser prático e adequado.

Dentre centenas de roupas e acessórios que foram usados com o passar dos anos, mantivemos as camisas sociais, calças chino, jeans básicos, jaquetas bomber, ternos alinhados, blazers, sapatos de cadarço, loafers, tênis minimalistas, camisetas simples, dentre inúmeros outros itens que podem ser considerados um sucesso da moda masculina.

Qual é o segredo da moda atemporal masculina?

Qual é o segredo desses itens listados? Fácil: como já disse, são elegantes, fáceis de combinar e funcionam bem em diversas ocasiões. Quanto menos restrita e mais estilosa e simples, maior a probabilidade de uma roupa se tornar atemporal.

Aliás, simplicidade também fala alto aqui! Um terno consegue ser um traje super elegante e sofisticado com o mínimo, enquanto tem gente optando por jeans todo rasgado, camisas cheias de cores berrantes com tênis que parecem um encouraçado da Segunda Guerra Mundial e falhando miseravelmente na missão de criar um visual que imponha respeito e impressione as pessoas – na verdade o que se consegue é justamente o contrário.

Claro que não estou falando apenas do design da roupa ou de sua qualidade, mas também de seu caimento. A roupa atemporal nunca vai para os extremos – muito apertada o larga demais – é esse equilíbrio que também ajuda a garantir seu sucesso.

Mas vale aqui uma ressalva…

Nos anos 90 imperava o caimento largão, mesmo nas roupas consideradas “atemporais”.

Lembra que eu disse anteriormente que tendências e modas passadeiras não tem tanta influência sobre a moda atemporal? Bem, notem que eu não disse “nenhuma influência”. O caimento, mesmo nos itens considerados atemporais, pode sofrer algumas variações, mas elas não são constantes, geralmente espelham mudanças sofridas de uma década para outra. Uma camisa social básica nos anos 90 não tinha o mesmo corte de um modelo com a mesma descrição em 2010, 2020 ou hoje, isso porque a década de 90 foi marcada por roupa de caimento reto e folgado, tendência que teve reflexo até nos itens mais clássicos.

Hoje a moda está mais diversa, então ao mesmo tempo temos lojas que vendem tendências que vão durar um só estação em uma arara e roupas clássicas em outra, até pouco tempo isso não acontecia, quando uma onda chegava ela tomava conta das vitrines e não havia opção, ou havia, mas estava presente apenas em algumas poucas lojas especializadas.

Minimalismo, quiet luxury e old money

Essas são 3 tendências atuais que estão fazendo com que os homens deem a devida atenção aos itens atemporais, pois privilegiam o clássico e discreto, mas com sofisticação e elegância.

Look minimalista: peças básicas, poucas cores e estampas, muito estilo!

O minimalismo, que nada mais é do que se vestir com roupas discretas e bem cortadas, pegou embalo na metade da década passada, quando ganhou apoio de outro conceito bem interessante: o armário cápsula (ou guarda-roupa cápsula).

No armário cápsula você monta seu repertório apenas com itens básicos e intercambiáveis, gastando pouco e mantendo um guarda-roupa enxuto e fácil de administrar. Advinha quais são as melhores peças para fazer isso…

Um bom exemplo de quiet luxury, onde nota-se que as roupas são de altíssima qualidade, mas não há nenhuma etiqueta ali para atestar isso.

O quiet luxury (leia mais aqui) e o old money são conceitos baseados no estilo de vida dos endinheirados. O primeiro preza por roupas de alta qualidade e de grifes caras, mas que não ostentam marcas, por isso “luxo discreto”, já o old money busca inspiração no visual dos ricos das décadas de 20 a 60 nos EUA e Europa, com seu visual classudo e estiloso.

É possível que novas peças se tornem atemporais?

Sim! Um bom exemplo de algo mais recente e que se tornou atemporal é o caimento slim fit. Ele começou a dar as caras em meados da década de 2000 e está aí até hoje. Como veste bem e tem bastante versatilidade, vem fazendo a cabeça do homem há quase 20 anos! Embora não seja especificamente uma peça de roupa, mostra que a moda ainda tem muito a contribuir com o guarda-roupa atemporal masculino.

A moda atemporal também é icônica

Criada nos anos 30 pela Schott, a icônica jaqueta perfecto nunca saiu de moda, ela já nasceu clássica!

Muito do que se vê hoje no armário do homem que pode ser chamado de atemporal também sobreviveu as tendências por ser icônico.

A jaqueta trucker da Levi’s, o trench coat da Burberry e os óculos de sol modelo aviador da Ray-Ban são alguns dos exemplos de ícones da moda masculina que se tornaram atemporais.

Existe um estilo atemporal?

Um bom exemplo de moda atemporal usada de maneira atual, com a combinação de alfaiataria e tênis tão comum hoje em dia, mas que seria estranha há 20 anos.

Existe, mas ninguém é obrigado a segui-lo só porque usa roupas atemporais. Você pode ter um guarda-roupa perene e criar looks mesclando elementos atuais, investindo em uma paleta do cores mais moderna ou acessórios e detalhes que dão essa modernizada e conseguem mostrar um pouco da época em que estamos vivendo.

Claro, se quiser você pode optar por um visual bem neutro e clássico, vestindo-se dessa maneira por toda vida, sem nunca estar inadequado ou deselegante, mesmo dentro do minimalismo e do atemporal existe espaço para escolhas que te deixem a vontade com o que veste.

A verdade é que raramente conseguimos ser totalmente atemporais, sempre tem algum elemento no traje que denúncia a época em que estamos e, que fique bem claro, não há nada de errado com isso.

Vantagens da moda masculina atemporal

  • As roupas não perdem o sentido quando a tendência passa;
  • Você gasta menos para se vestir;
  • Você está sempre elegante;
  • Mais fácil montar um guarda-roupa cápsula;
  • Mais fácil combinar itens e estar preparado para qualquer ocasião;
  • A grande maioria das peças é intercambiável.

Desvantagens da moda masculina atemporal

Na verdade não há quase nenhuma, mas, falando francamente, existe uma possibilidade de acabar criando combinações que podem te “envelhecer”, principalmente se você descuidar do caimento.

Um bom exemplo é o cardigan: com bom caimento ele se torna uma peça cool e extremamente confortável, com caimento ruim ela passa um ar de desleixo e te deixa com cara de velhinho – lembrando que não é regra, existem homens de idade avançada extremamente elegantes e estilosos, mas há o estigma, não é?

Também é bom dar atenção especial a cores e combinações, as vezes você pode soar repetitivo se entrar na zona de conforto e usar sempre as mesmas coisas. Não se vista no automático, tente inovar sempre!

Peças atemporais que qualquer homem pode ter

Essas são apenas algumas sugestões:

  • Um terno marinho ou preto de corte perfeito para seu corpo;
  • Gravatas de cores neutras e escuras;
  • Camisas brancas de algodão (casuais e formais);
  • Jaqueta trucker marinho;
  • Um dark jeans;
  • Calças chino de cores neutras;
  • Sapato derby de couro marrom;
  • Sapato oxford de couro preto;
  • Tênis brancos de couro com design minimalista;
  • Polos de cores neutras;
  • Um casaco clássico como o pea coat ou trench coat;
  • Cardigan de cor neutra;
  • Suéter de cor neutra escura;
  • Bermudas chino cáqui, creme ou off white;
  • Blazer de lã fria marinho;
  • Blazer de linho bege;
  • Blazer de tweed ou veludo;
  • Camisetas básicas;
  • Um dress watch;
  • Um relógio de aço simples e elegante para toda ocasião;
  • Óculos de modelo clássico como o aviador ou o wayfarer.

Como você viu, essa lista se confunde muito com a lista do armário cápsula, justamente por ser a atemporalidade um dos requisitos para montá-lo.

Conclusão:

Conceitos como atemporalidade ou minimalismo vieram para mostrar como o homem pode se vestir bem sem complicação e gastando muito menos do que se imaginava. Entender esses conceitos pode te fazer alcançar um estilo requintado e maduro que vai te acompanhar por toda vida, ainda assim é importante investir em criatividade para não cair na rotina, mesmo com um guarda-roupa seguro a vida se torna mais divertida e satisfatória quando a moda não deixa de ser um exercício para sua mente.

Deixe uma resposta