Além dos ternos e blazers lisos, é possível encontrar diversos padrões de tecidos que podem dar um ar austero ao seu traje ou deixá-lo mais descontraído, alguns deles, como o padrão risca de giz, são muito comuns de se encontrar, tanto nas ruas, como nas lojas; outros são mais raros, mas nem por isso menos interessantes, veja a lista abaixo para saber identificá-los:
Tipos de Padrões de Tecido de Ternos e Blazers Masculinos
1 – Príncipe de Gales
Na minha opinião é o xadrez mais elegante que existe. O terno ou blazer feito com ele tem aquele aspecto classico, mas ao mesmo tempo denota elegância e bom gosto. Também conhecido como glen check, ele é formado por diversas linhas muito finas horizontais que se cruzam com a mesma quantidade de riscas verticais formando um padrão xadrez melhor percebido de uma certa distância. Inicialmente este padrão era encontrado em cores neutras como o cinza, preto e bege, mas hoje é possível encontrar trajes com belas combinações em tons de azul marinho, por exemplo.
…….
2 – Window Pane
A tradução para este termo é “vidraça”, e realmente é o que vemos quando prestamos atenção ao cruzamento das linhas do window pane, formando grandes quadrados e, por vezes, sendo possível até notar riscas paralelas mais próximas desenhando a moldura da janela. Bom para ternos ou somente blazers.
…….
3 – Houndstooth Ou Pied de Coq
O nome em inglês significa “dente de cachorro”, mas também é conhecido em diversas localidades como pied de coq (o padrão grande) ou pied de poule (pequeno), ou seja, pé de galo e pé de galinha em francês. Pode ser encontrado com mais facilidade em blazers e gravatas (com o pied de poule), emprestando um aspecto retrô a peça que, combinada de maneira correta, pode render bons looks, mas é evitado em ternos por criar um visual muito rebuscado.
…….
4 – Sal e pimenta ou Barley Corn
Semelhante ao padrão do tweed, mas em tecido mais fino, é formado por pequenos pontos brancos e pretos que, a uma certa distância, parecem um cinza sólido. Como é muito pequeno e quase imperceptível, não dificulta o uso com outros padrões na gravata ou camisa, gerando combinações mais discretas. Bom para ternos e blazers.
…….
5 – Olho de perdiz ou Bird’s Eye
Semelhante ao sal e pimenta, mas com pontos maiores, que lembram justamente o olho de uma perdiz. Nos Estados Unidos também é conhecida como bird’s eye. É mais um padrão que parece uma cor sólida visto de uma certa distância, funcionando bem com ternos e blazers.
…….
6 – Espinha de peixe
As riscas em zigue zague fazem lembrar a espinha de um peixe, daí o nome deste padrão popular tanto em blazers quanto em ternos. Ela pode aparecer assim, em linhas de cores claras e escuras ou discretamente na maneira em que a trama do tecido é feita, compondo um efeito visual interessante.
…….
7 – Risca de Giz ou Pinstripe
Muito popular, já foi o padrão preferido dos gangsters, principalmente Al Capone. Consiste em traços verticais extremamente finos (geralmente com cor clara) separados por um grande espaço. Agrada não só por sua elegância, mas também por contribuir com que está com alguns quilos a mais e já foi exclusividade apenas dos ternos, mas hoje faz sucesso em blazers também.
…….
8 – Chalk Stripe
Curiosamente, a tradução literal para chalk stripe é “risca de giz”, como o “pinstripe” acabou ficando conhecido em nossas terras por esta alcunha, temos que usar o nome em inglês para identificar este padrão, mas aqui encontramos um efeito visual muito mais parecido com um traço de giz feito em uma lousa. Assim como seu “primo”, ele fica bem em ternos e blazers.
…….
9 – Xadrez Madras e Xadrez Tartan
O terno xadrez pode ser espalhafatoso, mas muitos adoram os blazers feitos com o madras, principalmente os adeptos do look preppy. Existem também versões que tentam chamar menos atenção, abusando do ton sur ton para fazer com que o padrão não seja tão vistoso. Já o tartan, de origem escocesa, tem justamente essa pegada britânica e também pode dar um aspecto estiloso a um blazer casual.
…….
Veja abaixo alguns exemplos destes padrões aplicados a ternos e blazers:








Fantástico! Nunca mais vou entrar na loja com a mesma visão que antes! Parabéns pela aula!
Show.. Parabéns Ricardo, vc sempre bem minucioso!
Muito útil o post. As vezes sequer os vendedores conhecem as padronagens dos produtos que vendem. Parabéns.
É verdade Pablo, há poucos dias eu fui a uma loja de uma marca de roupas masculinas em um shopping e eles chamavam window pane de príncipe de gales!
Abs.
gostaria de saber o que posso combinar com sapato azul marinho com solado branco
Silvio, o sapato é casual, você combina com o que quiser.
Abs.
Gostaria de saber qual e ideal para usar no verão em ocasiões mais especiais. Tem difetrença alguma se for dia ou a noite.
Helcio,
se a ocasião é formal, mas está um calorão danado, tente optar por um terno em lã fria, que é mais fresco. As cores não mudam, a ocasião pede preto, azul marinho ou cinza escuro.
Abs.
Bom dia Ricardo
fico em dúvida ainda na combinação de acessórios com o traje completo. gosto de utilizar o traje todo (paletó, calça e colete) e gostaria de utilizar junto com eles suspensórios e chapéu. que tipos são mais indicados (principalmente chapéus)?
Rafael, vejo algumas fotos por aí do pessoal usando suspensórios por cima do colete e acho que fica muito exagerado, é informação demais em um único look. Se você usa o terno completo, adicione apenas um chapéu fedora, pois para os padrões brasileiros você estará bem fora do que é visto comumente nas ruas.
Abs.
Ricardo
Gosto do estilo do chapéu-coco. Ainda se usa esse tipo de chapéu? Posso usá-lo com traje completo?
Obrigado.
Ola… uso terno diariamente, com estamos no período de frio, estou considerando usar colete social junto com o terno, bom sei que o colete está super tendência, mas gostaria de saber se sempre tenho que combinar a cor e tecido do colete igual ao do terno ?
Leo,
se você vai usar um terno completo é melhor que seja tudo da mesma cor, se for fazer algo casual, com jeans, camisa e blazer, por exemplo, pode ser de cor diferente.
Abs.
Ola,
Tenho um blazer no estilo olho de perdiz. Gostaria de saber quais as ocasiões mais apropriadas para usá-lo e quais cores de camisa posso combinar.
Abraço!
O blazer, por si só, já é uma peça casual, mas seu uso também depende da combinação que você fizer. Com um jeans fica bacana para pegar um cinema ou encontrar com os amigos em um bar, com uma calça em alfaiataria, camisa e gravata serve para um jantar, vernissage ou coquetel mais descontraído, mas que exija que você esteja alinhado.
Como você não disse a cor de seu blazer, suponho que seja cinza ou chumbo, neste caso, ele combina com qualquer coisa.
Abs.
Olá, mandei fazer um colete para usar com o terno, segundo o alfaiate, o colete fica mais elegante se feito(frente e costas) no mesmo tecido, como eu sempre vejo colete com as costas com tecido de cetim, fiquei na dúvida se o alfaiate está certo
desde já, agradeço a atenção
Jeferson,
de certa forma isso não faz muita diferença, já que na teoria ninguém vai ver as costas do colete, pois a maneira correta de usá-lo (em um traje formal) é sempre acompanhado do paletó.
Abs.
Ricardo,
Moro em Brasília. Minha filha se casará em outubro próximo, numa cerimônia ao ar livre, num gramado à beira de um lago, às 17h, ou seja, ainda de dia. A recepção será no mesmo local, logo após a cerimônia religiosa. Tenho 52 anos, sou moreno claro, tenho 1,74 e peso 76 Kg. Em termos de moda, me considero mais tradicionalista e conservador. Sempre comprei ternos prontos, mas desta vez pretendo encomendar a um alfaiate. Pergunto-lhe então: Qual tecido cor e corte mais indicados para o terno, camisa e gravata? Outra questão: devo usar colete?
Abs.
Celso
Celso,
como a cerimônia ocorrerá no final da tarde a opção de terno é a mesma de um casamento a noite, ou seja, nas cores grafite ou marinho e, no seu caso, pode ser com corte inglês que é bem tradicional. O colete fica muito bem, mas tome cuidado para não ficar com um visual mais elaborado do que o do noivo.
Abraços e boa festa!
COMO CHAMA O PADRÃO DOS TERNOS DO PERSONAGEM HANNIBAL LECTER DO SERIADO “HANNIBAL”?
É um príncipe de Gales. Segundo informações que encontrei em um fórum sobre a série, trata-se de um terno feito pela Garrison Bespoke, uma pequena marca canadense de roupa formal.
Abs.
Boa tarde, vou mandar fazer um blazer slim esporte fino, quero na cor azul, qual seria o pano ideal e qual o tipo do corte?
Desde já agradeço
Lucas,
o tecido mais apreciado para um blazer ou costume é a lã fria, o corte depende do seu gosto, muita gente prefere o inglês, mais sério e tradicional, outros gostam do italiano, mais arrojado, além disso é importante ver qual fica melhor no seu corpo experimentando esses cortes antes.
Abs.
Ricardo, tenho procurado muito…você conhece alguma loja no Rio de Janeiro (capital) onde possamos encontrar os padrões de blazer “sal e pimenta ou barley corn” e “houndstooth ou pied de coq”. Ando com as fotos dos padrões que você disponibilizou em sua coluna, mas está (incrivel que pareça) difícil encontrar. Abraço.
Sonia,
a Zara costuma trazer o “sal e pimenta” e até o “olho de perdiz” para o Brasil, mas isso acontece mais constantemente na coleção de inverno, aliás talvez seja por isso que esteja tendo tanto trabalho para encontrar, nas coleções de verão são mais comuns a lã fria, linho e algodão.
O pied de coq é o mais raro e arrisco dizer que só será encontrado em lojas de grifes top tipo Zegna, Armani e Hugo Boss.
Abs.
Bom dia Sr. Ricardo Terrazo. Minha solicitação pode parecer um pouco bizarra mas como o Sr. entende bastante de moda masculina, e eu estou muito desatualizada, gostaria de saber se pode me ajudar. Meu filho comprou um terno na Brooksfield, linha Gold, usou uma vez e, perdeu a calça! Telefonei para várias Brooksfield para saber se haveria a possibilidade de adquirir uma calça avulsa e disseram que por ser uma linha especial, não conseguiria. Haveria a possibilidade de fazer um composé com o paletó, mas ele prefere uma calça da mesma padronagem. Poderia me indicar alguma loja onde eu possa comprar o tecido e uma alfaiataria para confeccionar uma calça na mesma padronagem? Tenho foto do casaco, caso necessite.
Janete,
a probabilidade de encontrar um tecido de alfaiataria exatamente igual ao do paletó que sobrou é próxima do zero. Acho que seu filho vai ter que se contentar em usar a peça que sobrou como se fosse um blazer, acompanhando jeans ou outra calça de alfaiataria em cor ou tom diferente. Sinto muito! : (
Abs.