Porque Eu Decidi Fazer Uma Peça de Alfaiataria Bespoke

0

No meio dos influenciadores de moda masculina fala-se muito de alfaiataria – principalmente nos últimos tempos, com a roupa formal se misturando aos itens casuais e definindo o visual do homem dessa década – mas falar é uma coisa, colocar a coisa em prática é bem diferente!

Desde o início do Canal Masculino eu dei um espaço especial para a “roupa social” em meus posts, enquanto muitos se ocupavam em falar de jeans premium (lembra dessa febre?) eu tentava deixar meus leitores mais próximos das peças clássicas, embora também tenha gasto muitas linhas com tendências da época.

Assim como 99% daqueles que falam sobre moda masculina, eu cortejava o luxo, mas no meu caso não era aquele produzido em massa por grifes badaladas, eu queria o exclusivo, o único, feito por um profissional comprometido, um alfaiate com A maiúsculo, o sujeito que participa de todas etapas, opina e direciona a fim de obter o melhor resultado para o cliente.

Já conversei com muita gente que exerce esse ofício, alguns me fizeram propostas tentadoras, mas quanto mais eu estudava a alfaiataria clássica mais eu via que o parceiro que eu procurava não estava ali.

Ironicamente eu falei até agora dO alfaiate, mas quanto A alfaiate?

Há alguns anos eu conheci o excelente trabalho da Barbara Santiago, e comecei a achar que tinha encontrado minha alma gêmea da alfaiataria, porque eu precisava de alguém que olhasse para um Canonico* com o mesmo brilho no olhar que eu!

Encurtando o papo, na semana passada nós começamos a criação de um blazer de lã fria, o processo está sendo documentado para virar conteúdo para o site e Instagram, pois é importante mostrar para vocês o quanto o trabalho do alfaiate é complexo e especializado, além de deixar o universo da alfaiataria bespoke mais próximo de vocês.

É barato fazer algo assim? Não, não é! Mas eu quero que vocês sintam o gostinho e passem a ter como objetivo se cercar de coisa boas, feitas por profissionais que não aceitam nada além da perfeição.

Passamos muito tempo nos contentando com o mediano, porque diversas barreiras nos impedem de ter algo melhor, sendo, geralmente, o dinheiro a maior delas – embora a autossabotagem também seja comum –  mas eu acredito que aperfeiçoar o guarda-roupas é algo possível e que faz parte do processo de autovalorização, aliás isso não vale só para alfaiataria, se programar para investir em um relógio de qualidade ou um calçado mais sofisticado são boas maneiras de te lembrar sempre que você está no caminho certo.

Sobre a alfaiate…

Barbara Santiago - Santiago Alfaiataria

Bárbara Santiago trabalha há 17 anos com alfaiataria, mas também acumula a formação em Artes Plásticas pela UFMG. Em 2007 fundou, em BH, a Santiago Alfaiataria, e há 5 anos passou a operar nos Jardins, em São Paulo, tornando-se referência em todo Brasil quando o assunto é moda masculina formal.

Com uma equipe toda formada por mulheres, a Santiago Alfaiataria traz o talento e a sensibilidade feminina para um universo cheio de testosterona e tradicionalmente masculino, o que está longe de ser algo ruim, haja visto a qualidade dos costumes produzidos na casa.

Como eu disse, minha parceria com a Bárbara se deu justamente por causa maneira como ela respeita a alfaiataria e, óbvio, sua habilidade e criatividade, tudo isso me toca a fundo e poder participar das etapas que a criação da peça que eu escolhi ao lado de uma pessoa tão talentosa tem sido um privilégio, pois sempre quis conhecer esse lado do ofício, que vai da tomada de medidas e criação do molde até o acabamento final.

Visite o Instagram da Santiago Alfaiataria.

Eu disse parceria?

Sim, parceria, porque eu estou oferecendo aos clientes da Santiago Alfaiataria um curso especial todo focado no uso inteligente da roupa social masculina, ou seja, qualquer peça encomendada com a Bárbara dá direito a seis deliciosas horas ao meu lado, aprendendo tudo que tem direito sobre moda masculina atemporal, minimalista e sofisticada.

Mas não vai parar por aí, eu estou cheio de ideias…

Conclusão:

Fazer um esforço para investir em coisas de qualidade e com sua parcela de luxo é investir em si mesmo. Uma das melhores sensações do mundo é saber que algo que te pertence tem valor, seja ele prático, sentimental ou monetário. Nesse caso, o blazer encomendado junta os três: vai ter muito uso na minha vida, é uma peça feita com tecidos excelentes e mão de obra de primeira e marca minha parceria com uma profissional que eu admiro muito e que vai render muito conteúdo bacana.

Na próxima vez que for comprar algo novo para seu repertório pense bem se não vale a pena esperar um pouco mais e investir em algo que tenha essa ligação com você, mesmo que não seja algo caro, mas acima do seu comum, algo que te faça sorrir e se sentir realizado toda vez que você abre o guarda-roupas. ; )

…….

  • Vitale Barberis Canonico, ou Canonico, para os íntimos, um dos melhores lanifícios do mundo. A lã fria da marca é uma das mais cobiçadas para a confecção de um traje social.

Deixe uma resposta