Afinal, Quanto as Tendências Importam na Moda Masculina?

0

Afinal, Quanto as Tendências Importam na Moda Masculina?

As tendências da moda masculina parecem dividir opiniões, de um lado existem aqueles que estão sempre querendo saber quais são as novidades, do outro, os que acreditam que tudo não passa de uma distração para que o comércio venda mais as custas do seu consumismo. A verdade é que os dois lados estão certos e errados! Complicado? Nem tanto…

O que são tendências na moda masculina?

A tendência (na moda masculina ou mesmo fora dela) é aquilo que se deseja e consome em uma determinada época, não só cores, tecidos, estampas e caimentos, mas também a maneira como você combina isso tudo.

Antigamente só TV, cinema e revistas eram as grandes vitrines para as tendências que iam surgindo, mas nos dias atuais as mídias sociais também tem um papel de suma importância na hora de influenciar o público de mostrar novidades.

A tendência pode durar um curto período de tempo – meses, em alguns casos – ou pode permanecer relevante por anos ou até décadas, embora isso seja mais raro.

Certas tendências não surgem do nada, elas vão se desenhando ao longo do tempo, conquistando o público, esperando o momento certo para eclodir, como foi o caso do minimalismo masculino, por aí desde 2016; outras nos pegam de supetão, devido a alguma mudança social ou alteração de paradigmas culturais.

Embora muitos pensem que as tendências são simplesmente um recurso criado pelo capitalismo para vender mais, com conceitos tirados do nada, a verdade é que elas vem para suprir necessidades que são identificadas pelo mercado, necessidades que você tem e muitas vezes nem sabe e geralmente estão dentro de um panorama de macrotendências.

…….

O que são macrotendências?

As tendências podem surgir a partir de macrotendências, ou seja, tendências maiores e mais abrangentes que podem durar mais e influenciar diversos segmentos, não só o de moda. Por exemplo: a macrotendência do visual retrô pode levar os homens a voltar a usar suspensórios, assim como pode influenciar a indústria automobilística a lançar carros baseados em modelos dos anos 50, são dois segmentos bem diferentes, mas que podem beber da mesma fonte.

Macrotendências são uma boa bússola para a indústria e podem determinar ou prever o que vamos ver, ouvir, vestir, comprar e até comer, apenas pela observação desejos latentes, fruto de nossa época. Geralmente elas são mapeadas anos antes de realmente chegarem às lojas e, embora todo mundo pense no segmento de moda quando o assunto é tendência, essa pesquisa sobre a direção que está tomando o gosto do consumidor é usada em praticamente tudo, de comida a séries de streaming e TV.

…….

Como surgem as tendências e macrotendências na moda masculina?

Existem várias circunstâncias que podem gerar uma nova tendência, vou listar algumas delas:

a. Demanda por um determinado padrão visual

A tendência pode surgir atendendo, claro, uma demanda. A calça skinny, por exemplo, pode ter surgido devido a mudanças estéticas no começo dos anos 2000, com o aumento de frequência nas academias e as pessoas querendo mostrar mais o corpo. Por outro lado ouve outro fator importante e que pode ter colocado mais combustível no surgimento dessa peça, é o próximo item da lista…

b. Negação da moda anterior

Você se lembra como as roupas tinham um corte amplo nos anos 90? A tendência das roupas mais ajustadas, incluindo até o corte slim fit, podem ter surgido como resposta a mais de uma década vestindo roupas com pano de sobra.

c. A indústria incentiva a tendência

Reza a lenda que a onda de roupas azul bic no final da década de 2000 foi resultado do incentivo da indústria de corantes que possuia um estoque monstruoso do desse tom e não conseguia se desfazer dele.

Não é incomum que uma empresa doe material ou até pague para que seus insumos sejam utilizados em um desfile de moda e em peças publicitárias ligadas a esse segmento, isso pode plantar a semente na cabeça do público de que aquele tecido ou uma determinada estampa são algo a se levar em consideração, influenciando também outras marcas.

d. A velha mídia fazendo sua parte

Cinema, TV, jornais e revistas ainda tem grande apelo com uma parcela do público, novelas e filmes ainda são um bom ponto de partida para uma nova roupa ou um acessório que até então recebeu pouco destaque, jornais e revistas usam a credibilidade para te convencer de qual é o próximo hit.

e. Influenciadores influenciando

Uma pessoa com muita influencia pode mudar comportamentos. Lembra daquela menina da sua escola que era copiada por todas as outras por ser cool e saber se vestir bem, então, imagine isso numa perspectiva macro, com celebridades que atingem milhões todos os dias!

f. Economia, esteja ela boa ou ruim

A falta ou abundância de riqueza pode levar ao desejo de determinados produtos que se encaixam no seu poder aquisitivo. Mesmo o que não é do seu interesse pode ser influenciado, o desejo por um tecido luxuoso pode levar as grifes a fabricar alternativas mais baratas com visual semelhante.

g. Ideologia se fazendo valer

A luta pela proteção dos animais já mudou muito a indústria da moda, o mesmo vale para a luta contra o preconceito. Roupas genderless, incrementos nas opções plus size, tecidos veganos e materiais orgânicos vieram para atender aqueles que lutam um modo de vida mais inclusivo e sustentável.

h. Fenômenos Pop surgindo de repente

Um filme, novela ou um artista pop são capazes de deflagrar toda uma onda de novos costumes, mesmo sem ter essa intenção. No início dos anos 2010, por exemplo, ninguém previa a onda de roupas coloridas trazidas por bandas como o Restart.

…….

Não vamos esquecer do coolhunter!

O coolhunter é o profissional que está de olho em tudo que acontece, ele é treinado em reconhecer padrões comportamentais que possam levar a uma nova macrotendência, seu trabalho pode guiar empresas no lançamento de novos produtos ou até inspirar o surgimento de serviços que ainda não estavam na mira dos empresários. Mesmo que alguns pensem que que tendência é só “achismo” na verdade ela é fruto de muito estudo de dados, observação e previsão com base em comportamento em escala global.

…….

Mas Afinal, Quanto as Tendências Importam na Moda Masculina?

Isso depende! Existem tendências passageiras que só te fazem gastar dinheiro e, na maioria dos casos, essas são as que vem a cabeça do pessoal que diz que tendência é dinheiro jogado fora e que o bom é gastar com itens atemporais.

Mas se você pensar bem vai notar que mesmo as peças que hoje são consideradas atemporais já foram tendência em algum momento e muitas das tendências atuais utilizam roupas clássicas masculinas, como as calças de alfaiataria tão valorizadas atualmente.

Até mesmo a já citada tendência do minimalismo nada mais é do que uma maneira sucinta de se vestir que existe há mais de 2 séculos.

Com isso podemos concluir que o problema não são as tendências, o problema é a falta de bom senso na hora de escolher quais delas seguir. Depois de algum tempo lidando com a moda masculina você vai criando o tino para identificar quais são um bom investimento e onde estão as roubadas, isso, claro, se você usar o bom senso, como eu já fiz questão de frisar.

Ficar por dentro do que está acontecendo vai te ajudar a estar sempre atual, mesmo que opte por um guarda-roupas enxuto e atemporal, pois tendências relacionadas a algo extravagante podem não interessar, mas e as relacionadas com combinações de peças ou de cores? E sobre tendências que te mostram novas maneiras de explorar o que você já tem e atiçar sua criatividade? Aposto que você está balançando a cabeça positivamente agora… pois bem, você já entendeu o cerne da questão! ; )

Não esqueça de seguir o Canal Masculino no Instagram!

Deixe uma resposta