Os tecidos de alto padrão usados para a confecção de peças de alfaiataria são, em sua maioria, confortáveis, sofisticados e delicados, mas também necessitam de certos cuidados para que se mantenham viçosos pelo maior tempo possível.
Tendo na lã fria seu maior expoente, a alfaiataria também faz uso de tecidos como cashmere, seda, lã quente ou mesmo a mistura de muitas das fibras que os compõem a fim de se obter uma textura ou sensação térmica específica.
Com certeza você preza muito sua roupa e quer que ela tenha vida longa, então torna-se necessário colocar em ação algumas boas práticas para mantê-la sempre em perfeitas condições.
Guia de Cuidados e Boas Práticas Com Suas Peças de Alfaiataria
1. Não sente em qualquer lugar
Ao sentar-se evite superfícies ásperas, como dito anteriormente os tecidos usados na alfaiataria de alto padrão tem uma certa delicadeza e superfícies rústicas não são a melhor escolha na hora de descansar as pernas.
…….
2. Lave a seco
Sempre mande lavar a seco sua alfaiataria, o trabalho profissional vai evitar o estresse nas fibras e o desgaste no tecido, aumentando a durabilidade das peças.
…….
3. Precisa lavar?
Só lave quando for realmente necessário, ou seja, quando o tecido apresentar mancha ou odor desagradável.
…….
4. Porta Terno
Se possível guarde suas peças dentro do porta terno, deixá-las expostas facilita a ação de traças ou o acúmulo de poeira.
…….
5. Como lidar com manchas
Não tente remediar manchas profundas com produtos químicos ou soluções caseiras, se acontecer esse tipo de acidente envie para um serviço de lavagem a seco.
…….
6. Roupa também descansa
Depois de usar sua roupa de alfaiataria deixe-a descansar no cabide em local arejado por algumas horas, isso fará com que as fibras voltem ao lugar; que desapareçam vincos que podem ter se formado nas articulações; e que evapore a umidade do corpo absorvida pelo tecido.
…….
7. Pelos dos pets
Não use escovas de cerdas duras para tirar pelos dos pets que podem ter se fixado ao tecido, isso pode desgastar o material, ao invés disso umedeça a mão de leve e passe a palma gentilmente nas áreas afetadas, assim os pelos sairão Mcom facilidade sem arrancar fibras do traje.
…….
8. Limpeza superficial
No caso de uma sujeira superficial ou uma poeira fina você pode retirá-las usando um pano levemente umedecido com água quente ou uma escova de cerdas extremamente macias.
…….
9. Transporte de peças de alfaiataria
Sempre transporte seu terno ou costume no porta-terno, isso evitará amassados e poeira ou que alguma outra sujeira acidentalmente o atinja.
…….
10. Cabides apropriados
Sempre pendure suas peças de alfaiataria em cabides apropriados. Os paletós e blazers precisam de suporte para ombreiras, assim elas não deformam. As calças precisam de um cabide que as mantenham seguras sem escorregar.
…….
11. Não separe o costume na hora de lavar
No caso do terno ou do costume sempre mande lavar as peças juntas, se você lava uma e não a outra elas sofrem desgastes diferentes e isso passa ser aparente depois de um certo tempo, prejudicando o visual do conjunto.
…….
12. Livre-se dos vincos
Se o terno apresentar vincos a melhor alternativa para se livrar deles é usando steamer, o ferro pode prejudicar o caimento do traje e alterar o brilho do tecido.
…….
Opinião do autor:
Com esses cuidados você garantirá uma vida longa a suas peças de lã fria e outros tecidos mais delicados usados na alfaiataria masculina. Muitos desses cuidados podem se estender para outras peças delicadas que você tem no armário, cuidado nunca é demais, além disso, zelando por sua indumentária, você garante uma imagem impecável o tempo todo.