Quais São os Fatores que Definem Seu Estilo?

27/10/2015 5 Comentários por

estilo_moda_masculina_homem_roupa_01

Sob o ponto de vista da moda, de uma maneira bem prática e simples, estilo nada mais é do que elegância ao se vestir, mas nós acabamos levando esse conceito a outro patamar quando acreditamos que o estilo, na verdade, é imprimir sua personalidade na maneira de trajar, usando suas roupas e outros elementos que fazem parte do visual – como cabelos, barba e até tatuagens – como forma de expressão e identificação. Através do estilo de uma pessoa podemos definir a que tribo urbana ela pertence, suas preferências musicais e até sua religião, ao mesmo tempo em que ele pode se destacar dentre seus pares justamente por apresentar características visuais únicas sem, contudo, parecer deslocado naquele ambiente.

Para muitos esse assunto pode parecer superficial, mas a verdade é que uma analise profunda revela que existe muito mais no estilo de um homem do que um apanhado de roupas escolhidas somente por seu valor estético. Neste artigo consegui listar 10 fatores que, na minha opinião, são os responsáveis por fazer com que você seja reconhecido por seu estilo, veja abaixo:

1 – Gosto

estilo_moda_masculina_homem_roupa_04

Cada um sabe o que lhe agrada, isso é óbvio, e é a soma dessas escolhas vai ajudar a definir seu estilo. Não existem duas pessoas com gostos iguais, logo, quem dá vazão a seus gostos, tentando equilibrá-los com os diversos fatores que influenciam se modo de vestir, tem maior chance de criar um estilo marcante e pessoal.

…….

2 – Conhecimento

estilo_moda_masculina_homem_roupa_07

Você não deve ser um escravo da moda e das tendências que ela cria, mas é importante conhecer o suficiente sobre ela para fazer escolhas sensatas, não quebrar dress codes e evitar peças desconfortáveis ou que não se adequam ao seu dia a dia.

Ir a uma festa respeitando o dress code formal, optar por um costume de lã fria para não passar calor e escolher uma gravata garimpada em um brechó, cuja estampa é diferente, mas discreta, e tem tudo a ver com sua personalidade, é um bom exemplo de como o conhecimento de moda permite frequentar os mais diversos ambientes sem abrir mão do seu estilo.

…….

3 – Repertório

estilo_moda_masculina_homem_roupa_10

Seu guarda roupa não precisa estar lotado quando você conhece bem suas necessidades e sabe como combinar roupas, ou seja, é necessário ter um repertório de peças cuja escolha foi feita de maneira equilibrada, pesando na balança seu gosto pessoal, utilidade da peça, caimento e qualidade. Assim você será capaz de vestir-se bem, gastar menos e criar um estilo impressionante.

…….

4 – Confiança

estilo_moda_masculina_homem_roupa_05

Ser confiante é algo positivo em vários aspectos, mas quando falamos em estilo isso também se reflete no jeito como você anda, na sua postura e seus maneirismos. O homem confiante não usa uma peça de roupa porque está na moda, ela a usa por acreditar que ela está contribuindo para seu estilo. Por outro lado o homem em dúvida com suas escolhas sempre acaba exteriorizando esse sentimento, fazendo quem está a sua volta sentir isso.

O caso mais comum acontece com o chapéu! Note como quem não está certo de seu uso fica arrumando e tocando a peça o tempo todo, muitas vezes se olhando no espelho para ver se está tudo bem! Depois repare em alguém com o mesmo acessório, mas que se sente a vontade com o acessório. Certamente o chapéu parecerá muito mais adequado e elegante nele!

…….

5 – Criatividade

estilo_moda_masculina_homem_roupa_11

Não ficar preso a velhas fórmulas e sempre experimentandar novas combinações é um dos segredos de quem tem estilo. Sua criatividade um dia pode te levar a algo único que se tornará sua assinatura visual, portanto não tenha medo de exercitar esse seu lado que pode, de repente, achar uma boa misturar duas peças que nunca andaram juntas antes.

…….

6 – Ousadia

estilo_moda_masculina_homem_roupa_09

Junto com a criatividade vem a ousadia, afinal, não adianta muito ser criativo se você titubear na hora de colocar em prática todas as ideias que tem. Apenas fique ciente de que nem tudo vai dar certo sempre, pois ninguém chega a perfeição sem dar algumas cabeçadas antes!

…….

7 – Grooming

estilo_moda_masculina_homem_roupa_03

Apesar de muita gente deixar esse quesito de lado, é importante frisar que o estilo não está ligado somente a maneira como você se veste, elementos como sua barba, seu cabelo e até a saúde de sua pele ajudam a definir sua identidade visual, e quando tudo funciona como um conjunto fica mais fácil desenvolver um estilo bacana.

…….

8 – Postura (e linguagem corporal)

estilo_moda_masculina_homem_roupa_02

Já falamos brevemente sobre isso quando abordamos o tema “confiança”, mas vale ir mais fundo no assunto, já que sua postura pode ser tão marcante quanto aquilo que está vestindo. O mais incrível é algumas pessoas são conhecidas justamente por adotarem a postura tida como incorreta pela maioria, mas que, por incrível que pareça, faz sentido quando observamos o conjunto. Os gestos também contam: a maneira de arrumar os cabelos, de ajeitar a roupa ou mesmo de se expressar enquanto fala, tudo acaba contando no final.

…….

9 – Individualidade

estilo_moda_masculina_homem_roupa_06

Não ser um “maria-vai-com-as-outras” faz maravilhas por seu estilo, mesmo quando você quer se encaixar em algum grupo social! Identificar pessoas com os mesmos gostos e hábitos, saber seu lugar e sentir-se aceito é muito bacana, mas anular sua personalidade para seguir tudo que o grupo acredita ser melhor não chega a ser uma atitude das mais inteligentes quando olhamos pelo prisma do estilo. Mesmo pertencendo a algum movimento, grupo social ou “time” é importante manter sua individualidade, afinal o estilo nada mais é do que um expressão da sua personalidade.

…….

10 – Adaptação

estilo_moda_masculina_homem_roupa_08

Você não precisa mudar seu estilo toda vez que surge uma nova tendência, mas é importante saber adaptar-se as novidades que podem te favorecer. Em outras palavras: não é porque você encontrou um estilo visual que te identifica e te define que vai ficar parado no tempo, é preciso evoluir e saber admitir quando algo melhor surgiu e pode ser incorporado ao seu repertório.

…….

Considerações finais

Você não precisa reunir todas essa características, mas se já tiver metade delas pode se considerar um sujeito apto a desenvolver um estilo original que, provavelmente vai destacá-lo positivamente por onde quer que passe, porém é importante ficar ciente de que isso não acontecerá do dia para a noite. O caminho é longo, mas vale a pena ser trilhado se você se preocupa com sua imagem, social e profissionalmente.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

5 Responses to “Quais São os Fatores que Definem Seu Estilo?”

  1. WILSON SOUZA says:

    Sua analise foi simplesmente básica para quem quer seguir um estilo e não modismo! Parabéns pelo post.

  2. Anderson says:

    Sou careca da cabeça raspada me ajuda com dicas de peças para meu guarda roupa

    • Ricardo says:

      Anderson,
      seu cabelo (ou a falta dele) não influencia o que você veste, ele ajuda a complementar. Se você está com dúvidas sobre o que usar no dia a dia, leia os posts do Canal Masculino, tem centenas de dicas que vão te ajudar e fazer com que conheça mais sobre o assunto.
      Abs.

  3. Evaldo Maciel (Dinho) says:

    Acho que sou uma pessoa sem estilo definido, rs.

Deixe um comentário