Veja Como Usar Docksides e Sugestões de Looks Com o Sapato

08/01/2015 6 Comentários por

boat_shoes_socksides_top_sider_masculino_ft01Se você leu nosso artigo que fala sobre docksides (ou top-siders, deck shoes, boat shoes) já sabe porque o calçado recebeu tantos nomes diferentes e conheceu um pouco de sua história, mas também é muito provável que tenha ficado curioso de como pode usar esse sapato em seu dia a dia, faça calor ou frio. Veja abaixo algumas dicas:

  • Trata-se de um calçado casual, portanto não pense em montar combinações formais com ele;
  • Jeans e sarja combinam muito bem com ele, mas também dá para usar com alfaiataria e fazer looks mais sofisticados;
  • Bermudas e docksides são companheiros inseparáveis;
  • Não use esse tipo de calçado com meias, mas se não tiver opção, escolha aquelas bem baixas, que ficam praticamente invisíveis. Se tiver problemas com suor ou odores aplique nos pés produtos específicos para acabar com isso.
  • Atualmente os modelos coloridos estão em alta, combine-os com calças neutras caso queira evitar exageros;
  • Boat shoes, como o próprio nome já diz, tem uma pegada náutica muito forte, portanto ficam perfeitos em looks navy;
  • Tradicionalmente eles são feitos de couro, mas hoje existem variações de lona que são bem frescos e agradáveis de usar no calor;
  • Um deck shoe é uma boa escolha para ir a um casamento na praia com traje informal;
  • No verão é altamente recomendável que você use este sapato com a barra da calça dobrada, o fato do calçado ser ligeiramente mais aberto e a quantidade de canelas a mostra ajudam a baixar a temperatura.

Veja algumas sugestões de looks montados por nós:

1 – Comece pelo básico

Combinações básicas para boat shoes

Todo mundo tem um jeans bacana ou uma calça de sarja “curinga” no guarda roupas, junte com um peça de top branca e básica (camiseta, camisa ou pólo) e complemente com os acessórios mais convenientes. No exemplo acima temos 3 opções de decksides, dois deles tem, inclusive, a entressola similar a de um tênis comum, facilitando ainda mais a combinação. Mas por favor, não chame de sapatênis! ; P

Onde usar: passeios diurnos (shoppings, parques), trabalho em locais casuais.

…….

2 – Look urbano para dias de calor

Top-Sider com bermuda e camisa

Este é um bom exemplo de como misturar o top-sider com peças tipicamente urbanas e ainda assim conseguir uma boa combinação para um dia quente. Com um bermuda e uma camisa básicas, deixe que o sapato e os acessórios valorizem o look.

Onde usar: passeios de verão (shopping, bares/baladas, lanchonetes, churrascos). Você pode até usar este visual se trabalha na rua batendo perna pela cidade, mas não tem contato direto com clientes muito formais, pois as peças são casuais demais.

…….

3 – Neutro para meia estação

Top-Sider com combinação neutra

Esta combinação funciona bem com ou sem a jaqueta, tornando-se uma opção para dias quentes ou meia estação. Como todo o visual se apoia em peças neutras você pode trocar a camiseta por uma colorida se quiser, qualquer cor de sua preferência vai combinar aqui. Detalhe: a bota de cano médio é uma variação do top-sider da Sperry, pode ser usada com meia e, com a barra da calça por cima, parece um sider normal.

Onde usar: trabalho em ambiente informal, passeios em locais abertos com  contato com a natureza, viagens que exijam uma roupa que proteja e seja confortável.

…….

4 – Duas opções com blazer

2 opções de Top-Sider com blazer

Essa é uma boa maneira de mostrar a versatilidade do boat shoe: o look da esquerda pende para o navy, mas com um toque urbano, já o da direita serve até para ambiente de trabalho. Ambos se apoiam muito nos acessórios como a gravata borboleta ou o lenço de bolso, esses elementos são importantes para equilibrar a combinação, tirando o olhar do seus pés e jogando para o rosto.

Onde usar: o visual navy pode muito bem ser usado em um casamento na praia ou até no campo (troque a gravata), já a combinação da direita serve para um jantar com amigos, happy hour, trabalho que exija uma roupa alinhada, mas não necessita de gravata, ou até mesmo um encontro.

…….

5 – Militar (ou quase isso)

Look com camisa manga curta - inspiração militar

Vocês já viram esse look por aqui, mas é bom usá-lo novamente pois mostra como um sapato deste tipo, só que mais encorpado, pode complementar peças com um certo apelo militar, dá até para trocar a camisa por uma jaqueta com insígnias no peito e dragonas nos ombros e guardá-lo para o outono ou inverno.

Onde usar: traje ótimo para passeio (shopping, parques, bares, shows), mas que também pode ser usado em trabalho bem informal.

…….

6 – Para as férias de verão

Look com camisa manga curta para verão

Outro combo que já foi usado aqui, mas que vale como um bom exemplo de vestuário para praia. Dá para usá-lo só com a camisa, só com a camiseta, ou um layering com ambas. Nos pés temos duas opções de calçado, mas eu considero o top-sider mais charmoso. Em um dia de muito sol considere usar um chapéu de palha como um Panamá ou um trilby cuja tem a aba mais curta.

Onde usar: praia e campo, mas também vale para aquele churrasco com os amigos.

…….

Essas foram as sugestões que nós montamos no Polyvore, mas não para por aí, também montamos uma galeria com alguns homens estilosos e seus looks usando docksides, clique nas imagens e inspire-se

Não deixe de ler o artigo que fala sobre a origem do top-sider, clique aqui!

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

6 Responses to “Veja Como Usar Docksides e Sugestões de Looks Com o Sapato”

  1. Samuel says:

    Ótima matéria Ricardo. Sempre tive dúvidas sobre quais peças de roupa vestem bem com os docksides.

  2. João Felipe says:

    Parabéns, Ricardo! Muito útil este post! Principalmente devido à montagem na Polyvore!
    Abraço

  3. Lucas says:

    Ricardo, uma camisa, um jeans, um cinto e uma bela pulseira, como uso a camisa por dentro ou por fora? O que. Define esse uso?

    • Ricardo says:

      Lucas,
      não existe uma regra muito clara, mas uma coisa é certa: por mais casual que seja o traje, a camisa por dentro da calça sempre dá um ar mais sério e alinhado, enquanto usá-la por fora sempre passa um ar mais descontraído e relax. O melhor é pensar na imagem que você quer passar.
      Abs.

  4. Eduardo says:

    Essa é uma boa maneira de mostrar a versatilidade do boat shoe: o look da esquerda pende para o navy, mas com um toque urbano, já o da esquerda serve até para ambiente de trabalho. Ambos se apoiam muito nos acessórios como a gravata borboleta ou o lenço de bolso, esses elementos são importantes para equilibrar a combinação, tirando o olhar do seus pés e jogando para o rosto.

    Realizando uma leve correção de esquerda e esquerda.

    Abraços.

Deixe um comentário