Você tem cabelos finos ou poucos cabelos ficou chateado por aquele corte cheio de volume e topete ter tornado um sonho inalcançável? Sossegue e pare de perseguir objetivos impossíveis! Lembre-se que alguns dos caras mais admirados por seu estilo tem fios finos ou pouco abundantes e souberam escolher um corte que valorizou seu visual. David Backham, Jude Law e Ryan Reynolds são alguns dos que nós podemos citar logo de cara.
Cortes de Cabelo Masculinos Para Quem Tem Cabelos Finos ou Poucos Cabelos
Abaixo vamos dar alguns exemplos e dicas de como conseguir e manter esses cortes, mas antes é bom deixar claro que quando falamos de pessoas com cabelos finos ou poucos cabelos não estamos nos referindo a calvície, para esse caso específico nós faremos um post dedicado, pois os cuidados e cortes são diferentes.
3 pontos importantes antes de começar:
- Considere usar o secador de vez em quando para dar volume;
- Cuidado com produtos para estilizar que costumam juntar os fios, fazendo as mechas parecerem ainda menores, mostrando o couro cabeludo;
- Pense em usar essa característica a seu favor, usando cortes com fios mais próximos ao couro cabeludo, adotando um visual mais “compacto”.
Cortes para cabelos finos: Pode ter topete?
Pode ter topete sim, mas não um mega pompadour, que necessita de fios grossos e abundantes, opte por algo mais discreto e clássico. O corte do Beckham é um bom exemplo, tem volume e movimento no topo, mostra uma certa naturalidade, pois não faz uso de produtos fortes de fixação e ainda se dá ao luxo te ter um pouco de comprimento nas laterais. O visual torna-se arrumadinho sem abrir mão de fios ligeiramente mais longos em determinadas partes.
Tipos de cabelo mais indicados: lisos, ondulados.
Frequência do corte: de 3 em 3 semanas para manter as laterais no ponto certo.
…….
Cortes para cabelos finos: Corte curto com textura no topo
Quer algo moderno e fácil de cuidar? Esse corte vai te atender bem, pois demanda de pouco trabalho e exibe uma bela textura nos fios cuidadosamente desalinhados do topo da cabeça. O visual é limpo,mas tem um ar despojado que traz uma certa juventude ao rosto. Só tome cuidado com o produto usado para estilizar, alguns tipos, sobretudo os de acabamento molhado, podem deixar os fios anda mais ralos.
O pessoal com cabelo crespo ou afro pode abrir mão do da textura em cima, mas ainda assim o corte vai funcionar bem, já quem tem cabelo bem cacheado pode aproveitar essa característica para fazer um corte “messy top” só que um pouco mais comportado.
Tipos de cabelos mais indicados: por ser um corte bem curto e levemente bagunçado pode ser usado por qualquer um.
Frequência do corte: de 3 em 3 semanas, pois é um corte que não cai bem a partir de um certo comprimento.
…….
Cortes para cabelos finos: Franja, eu?
Sim, você também consegue usar franja, mesmo com fios finos, desde que invista em um visual um pouco desgrenhado e natural, como o do exemplo acima. As laterais ficam melhor bem baixas para fazer parecer que há mais volume em cima do que é a realidade. Também dá para usar produtos como pomadas e ceras que aumentam o volume ou o pó para estilizar, como este aqui.
Caso não consiga o efeito de volume desejado, você pode escolher uma franja mais curta e próxima da testa, é um bom recurso para quem quer equilibrar melhor as proporções do rosto, esconder algumas entradas ou simplesmente dar uma mudada no visual.
Tipos de cabelos mais indicados: lisos, ondulados e levemente cacheados.
Frequência do corte: mensal, cuidando sempre das laterais.
…….
Cortes para cabelos finos: Spikes do jeito certo
Você já tentou o corte espetadinho, mas seu couro cabeludo ficou aparecendo e deu a impressão que havia menos cabelo do que na realidade? Uma dica: use os spikes levemente jogados para o lado, isso muda a textura do topo e dá um efeito visual bacana. Para conseguir esse efeito escolha uma pomada com fixação forte!
Tipos de cabelos mais indicados: Lisos e levemente ondulados.
Frequência do corte: mensal para não deixar o topo muito longo e pesado, impossibilitando armar o penteado.
…….
Cortes para cabelos finos: o salvador crew cut
Um dos maiores sucessos entre o público masculino na última década, ele já foi até assunto artigo exclusivo que você pode ler aqui, o crew cut é aquele corte que cai bem para a maioria dos homens com cabelo grosso ou fino, só ficando de fora os carecas (sorry guys!) apesar de que alguns graus de calvície até permitem o corte.
No crew cut as laterais tem que ser baixas, mas não há regra, alguns fazem degradê do zero a 1 ou 2, outros do 2 para o 3 e por aí vai. No topo um topete discreto que vai baixando a té chegar no início da parte de trás. É um corte que mistura simplicidade e arrojo, em um equilíbrio que costuma agradar a todos.
Para cabelos finos procure por produtos com boa fixação (média ou forte) que sejam secos e com pouco brilho.
Tipos de cabelos mais indicados: por ser um corte bem curto e comportado pode ser usado por qualquer um.
Frequência do corte: mensal para manter tudo sob controle. Se você curte um resultado cirúrgico, visite o barbeiro de 3 em 3 semanas.
…….
Cortes para cabelos finos: o side apart
O side apart, corte dividido na lateral e penteado para o lado, pode ficar bacana para quem tem poucos fios ou cabelos finos, desde que você não exija muito dele. Mantenha o corte controlado para um efeito uniforme bonito e organizado, evite fios desgrenhados que possam deixar o couro cabeludo falhado. Como você pode ver no exemplo, até dá para usar um produto com efeito molhado, mas o penteado tem que ser bem montado, nada de arruma tudo de qualquer jeito.
Também é possível cultivar um pequeno topete, principalmente se você tem o cabelo um pouco ondulado, cuja própria natureza já gera um certo volume, mas, como já disse antes, alguns produtos podem ajudar nessa tarefa.
Tipos de cabelos mais indicados: lisos e ondulados.
Frequência do corte: de 3 em 3 semanas para a franja não desandar.
…….
Cortes para cabelos finos: como conseguir um falso moicano
Cuidado com a altura da “crista”, fios finos são mais difíceis de armar, então não os deixe muito alongados. Usar as laterais bagunçadas pode ser uma boa maneira de esconder falhas e entradas de quem tem pouco cabelo. Os produtos de fixação seca e “mate” são mais indicados, os molhados (com brilho) pode ficar melhores se os fios estão mais curtos, como no exemplo abaixo.
Tipos de cabelos mais indicados: lisos e ondulados.
Frequência do corte: de 3 em 3 semanas para o topo não passar do comprimento ideal.
…….
Dica final
Você tem aí 7 opções de cortes de cabelo para quem tem cabelos finos ou poucos cabelos, alguns cortes ficaram de fora pois se tornam difíceis de conciliar com os fios finos ou escassos, mas é bom deixar claro que muito pode depender da habilidade de seu barbeiro, uma conversa com o profissional pode gerar sugestões de cortes cujo estilo possa ser sustentado por seu tipo de cabelo.
Nenhuma foto masculina da matéria, retrata alguém com pouco cabelo, com cabelo fino …
Como acreditar no texto?
Como ver os possíveis resultados?
Acho que temos um problema de semântica aqui que gerou uma certa confusão: pouco cabelo nesse contexto não significa alguém que teve perda capilar, mas que naturalmente não tem aquela cabeleira cheia, como os modelos de propaganda de xampu. Muitos dos homens nas fotos tem poucos fios em comparação a outros, o próprio David Beckham tem cabelos finos.
Falar sobre perda capilar é mais complicado, pois cada caso é um caso e encontrar exemplos que se apliquem é bem mais difícil. Geralmente quem sofre com isso procura um profissional visagista ou tem uma conversa com o barbeiro a fim de encontrar um corte proporcional e moderno que lhe agrade, levando em conta suas limitações.
Abs.