No Brasil, eventos sociais chamados de “coquetéis” são, em essência, casuais, embora um certo grau de elegância seja necessário, pois espera-se dos convidados alguma formalidade, afinal, não se trata de um churrasco de fim de semana.
Levando em conta essa informação, podemos dizer que em terras tupiniquins você vai vestir tudo, menos o traje conhecido como “cocktail attire”. Apesar do nome ele é um dress code voltado para festas elegantes, como casamentos, não para um encontro noturno durante a semana para celebrar o lançamento de um livro ou um vernissage, por exemplo.
O conceito básico
Basicamente coquetéis são eventos onde são servidas comidas e bebidas para os convidados, mas, ao contrário de grandes casamentos, por exemplo, que duram horas e onde ocorrem jantares, o coquetel pode ser para um grupo mais restrito de pessoas, com apenas canapés e claro, coquetéis outros drinks.
São boas oportunidades para fazer contatos comerciais e amizades, ou seja, socializar. Por aqui é comum o coquetel de lançamento de um produto, comemoração ou confraternização.
Como escolher o traje para um coquetel
Em alguns casos você vai receber o dress code junto com o convite, mas isso é um pouco raro, então resta ser racional e analisar o local, a hora, que tipo de pessoa estará presente e qual a finalidade do evento.
Aqui vai um exemplo: um coquetel com as pessoas que trabalham com você em uma empresa voltada para o ramo artístico provavelmente terá um estilo mais despojado, mas, ainda assim, necessita de uma roupa bem escolhida, com algum item que dê a ela um ar mais sofisticado, preferencialmente um blazer, que é uma peça ótima para esse tipo de ocasião.
Veja alguns exemplos de como se vestir para um coquetel
Sobre o Cocktail Attire
Como eu disse, o nome engana. É um traje muito sofisticado para os coquetéis em terras tupiniquins, seria mais adequado exigi-lo em um casamento ou formatura, mas você pode imaginar a cara da galera tentando entender porque diabos uma ocasião assim pede um traje de coquetel, então é mais fácil usar o tradicional “black-tie”, “passeio” completo ou simplesmente “traje social”.
A peça chave para estar elegante em um coquetel é…
Pode acontecer do convite não informar o dress code, nesse caso a peça curinga é blazer, por mais que o resto do look esteja casual. O blazer dá um upgrade no look, traz seriedade e sofisticação na medida certa e funciona com uma camiseta, polo ou camisa social, aí fica a seu critério.
Sugestão de look 1
Elegante, mas um pouco mais casual que o terno completo, a mistura do blazer com a calça de alfaiataria de cor diferente mostra sofisticação e permite dispensar a gravata caso queira.
…….
Sugestão de look 2
Na mesma linha do look anterior, mais mais adequado para um evento diurno de vido ao blazer claro e os sapatos marrons – a noite prefira os pretos são mais classudos para o horário. Note como a falta da gravata deixou o look mais descontraído, é bacana, mas pode ser inapropriado para um coquetel com profissionais de áreas que tenham como tradição o traje social completo.
…….
Sugestão de look 3
Ambientes com pessoas ligadas a áreas mais criativas, como publicitários ou artistas, permitem looks mais ousados. Vale trocar o blazer por um colete de alfaiataria, pensar em uma camisa com uma estampa um pouco mais vistosa e investir em acessórios estilosos, mas nada que beire o exagero.
…….
Sugestão de look 4
O pessoal moderno, que gosta de misturar alfaiataria com roupas mais casuais deve estar se perguntando se é possível fazer isso em um coquetel. Desde que não seja um coquetel de negócios, em um ambiente muito sério, tudo bem, mas de qualquer forma não pese a mão no combo moderninho, mesmo as peças casuais devem ser minimalistas.
…….
Sugestão de look 5
Durante o dia as roupas de tons mai claros estão liberadas, principalmente em locais abertos, a noite siga o protocolo e prefira tons escuros e neutros em peças de roupas comportadas
…….
Sugestão de look 6
Ainda falando sobre eventos diurnos, cidades quentes permitem trocar o terno de lã fria por um de linho. Locais abertos em dia de sol também pedem um acessório para proteger a cabeça e o chapéu Panamá é a escolha perfeita, só não invente de usá-lo em locais fechados.
…….
Antes que eu me esqueça
Não basta ir bem vestido para não dar vexame! Beba com moderação, isso evita mancadas e garante sua volta para casa sem nenhum problema, se passar da conta, chame um Uber ou peça carona a um amigo.
…….
Resumo em web stories
…….
Nota final
Não existe um formato padrão de coquetel, alguns se parecem com festas, outros são eventos bem rápidos, só com o básico; podem ser entre amigos, colegas de trabalho ou de profissão; podem ser uma comemoração ou uma oportunidade criada para gerar contatos a simples socialização; de qualquer forma, sempre vá bem vestido, não só para impressionar, mas também para mostrar respeito pelo anfitrião e convidados.
…….