Não é de agora que eu defendo o blazer como peça fundamental no guarda-roupas masculino, afinal não há roupa melhor para dar um toque mais sofisticado no look com quase nenhum esforço.
O blazer marinho é ainda melhor: a cor pode parecer um mero detalhe, mas ela ajuda muito na hora de combinar os itens e escolher a ocasião para usá-lo, quer dizer, na verdade ele vai bem com quase tudo a toda hora e esse é seu maior trunfo!
7 Motivos Para Ter um Blazer Marinho no Guarda-Roupas
Se você ainda não está convencido do poder desse clássico, eis 7 motivos para adotá-lo em seu dia a dia ou, pelo menos, em ocasiões que peçam uma roupa mais alinhada:
1 – O blazer marinho é profissional
Mesmo quem não precisa usar alfaiataria no trabalho tem no blazer marinho um grande aliado quando o assunto é impressionar e se mostrar profissional. Ele dá um ar mais respeitável e sério ao look e pode te fazer ganhar pontos com clientes e superiores.
Também vale caprichar nas outras peças, escolher uma camisa com bom corte, um jeans slim fit de cor escura ou uma calça de alfaiataria neutra e calçados minimalistas.
…….
2 – O blazer marinho é casual
Sua indiscutível versatilidade permite, mesmo nos modelos de lã fria, a mescla com roupas mais casuais, como camisetas básicas, moletons ou malhas, formando o estilo que chamamos de smart casual e que eu acho extremamente cool, capaz de ser despojado, moderno e elegante ao mesmo tempo.
Aqui os tênis brancos de couro são fundamentais, embora um modelo um pouco mais ousado também seja interessante, desde que se encaixe na proposta.
…….
3 – O blazer marinho é elegante
Se for comprar seu primeiro blazer, opte por um marinho de lã fria, escolha o caimento ajustado, mas não apertado, e veja a mágica acontecer toda vez que você o veste. O traje ganha um upgrade de elegância automático, é impressionante, mesmo quando cercado de peças mais descontraídas.
Os blazers de sarja, linho, algodão e malha também são bem bacanas, contudo, se tratam de peças mais casuais, nunca alcançarão a sofisticação da lã fria, mas servem como uma segunda peça, caso pense em ter uma.
…….
4 – Funciona de dia ou a noite
Blazers claros são mais adequados para o período noturno, o preto pode ser um pouco pesado para algumas ocasiões, já o marinho transita em qualquer horário, só depende de você escolher a pegada do restante do look.
Na cola do blazer marinho poderíamos colocar o cinza escuro (grafite), mas para uso diurno o azul marinho ainda é imbatível.
…….
5 – É fácil de combinar
Por ser uma cor neutra, o marinho pode ser usado literalmente com qualquer outra cor e, embora existam outras cores neutras, como o bege, cinza claro, marrom ou preto, ele ainda é o que se sai melhor em qualquer período do dia e, na minha opinião, tem mais chances de impressionar.
Você pode combiná-lo com uma chino cáqui e penny loafers para uso diurno, ou com sarja escura e oxfords para a noite, tudo depende dos complementos, contudo um blazer bege não consegue um bom resultado a noite se combinado com peças semelhantes as citadas, pois dá um tom mais diurno ao visual.
…….
6 – Upgrade visual
Pode pegar o combo mais manjado e pouco atraente que ele certamente vai ficar melhor com um blazer sobrepondo camisa ou camiseta e ainda mais eficaz se esse balzer for marinho.
É por isso que eu acho que todo homem deve ter sempre esse tipo de roupa por perto, nem que seja apenas para uma emergência, tipo uma reunião de última hora ou um happy hour em um bar classudo.
…….
7 – O blazer marinho é básico
Acho que isso ficou óbvio depois de tudo o que foi dito, mas é bom deixar claro que não se trata de uma roupa exótica ou extravagante que chama atenção além do necessário e pode comprometer o restante do visual, muito pelo contrário, o blazer empresta sofisticação, mas mantém o combo discreto e simples, desde que que você não invente nenhuma maluquice! ; )
…….
Resumo em Web Stories
…….
Opinião do autor
Tenho 3 blazers azul marinho, a diferença entre eles está no tecido e no padrão: um deles é liso, mas de sarja, então prefiro usá-lo com camiseta ou camisas de chambray, os outros dois são de alfaiataria, mas um deles possui um padrão xadrez muito discreto (foto abaixo) que ajuda a deixar o look mais interessante caso as outras peças sejam todas lisas.
Esses itens são meus curingas para ocasiões como coquetéis, reuniões e festas um pouco mais formais, sempre garantem um visual clássico e adequado para ambientes que requerem algo assim, portanto, quando falo que são bons investimentos, falo por experiência própria.
Pretendo pegar um blazer marinho em novembro. Estou guardando uma grana para pegar um em lã fria.
Eu estava pensando em pegar um cropped, mas acho que nunca vi um por aí. Mas achei interessante, eu li num artigo aqui, mas não estou encontrando.
Eu queria saber até onde a manga termina. Como sou cego, fica difícil ter referência por fotos. Para ter uma noção, quantos dedos a cima do ossinho do punho a manga termina? Ou os blazer cropped também fica bem em cima do ossinho do punho?
Me da uma luz aí, Ricardo.
Excelente artigo como sempre.
Tanto em blazers ou em ternos a manga fica exatamente em cima do ossinho, dessa maneira o punho da camisa fica a mostra, algo em torno de 1,5 cm a 2 cm, já que ele termina no início da palma da mão. Essa pequena parte a vista ajuda a alongar a silhueta e dimensionar melhor seu corpo.
O blazer cropped só é mais curto no comprimento do dorso, a medida das mangas é a mesma! Esse tipo de blazer aparece de tempos em tempos, de acordo com algumas tendências que vão surgindo e dando espaço para esse tipo de corte. A Zara costuma ter.
Aliás, outra coisa importante é o comprimento. A peça clássica deve terminar no final do quadril, cobrindo as nádegas, mas não pode passar muito, senão encurta as pernas. Para encontrar essa medida estique os braços para baixo com as mãos espalmadas, depois dobre os dedos em um ângulo de 90 graus, eles devem tocar de leve o fim do paletó.
Abs.
Entendi. O comprimento está perfeito do jeito que você explicou. Eu tenho um blazer de veludo que as mangas terminam bem em cima do ossinho do punho, mas quando vou usá-lo com um relógio, se eu tiver com os braços pra baixo encostado no corpo, ele cobre o relógio e a camisa, normal isso? Não ter referência por fotos é meio complicado. Obrigado pela atenção, Ricardo.
Pode ser porque o relógio está travando o punho da camisa um pouco acima do início da palma da mão, isso acontece porque ele está muito justo ou o relógio tem caixa volumosa, é por esse motivo que muitos camiseiros perguntam se você usa relógio antes de confeccionarem sua camisa sob medida, assim eles deixam uma folga no pulso esquerdo para que ele consiga cobrir relógio.
Quando a camisa não oferece essa folga e não tem a opção de ajustar o punho fechando no segundo botão o jeito é usar assim mesmo, não é a alternativa mais elegante, mas é o que resta.
Abs.