Os óculos Aviador da Ray-Ban podem ser considerados os modelos mais clássicos deste tipo de acessório masculino e, como de costume, sua origem se confunde com a história das grandes guerras e a evolução da vestimenta militar.
Hoje a peça se tornou parte da cultura pop e um item fashion praticamente indispensável, mas nem sempre foi assim!
A História dos Óculos Aviador da Ray-Ban
Até os anos 30 os pilotos usavam óculos especiais para vôo, mas a partir do momento que as cabines dos aviões passaram a ser fechadas e pressurizadas não existia mais a necessidade dos “goggles”, aquele aparato adotado pelos aviadores para proteger os olhos, que cobre boa parte do rosto e não é nada agradável usar.
Nessa mesma época a Bausch & Lomb, uma fabricante de suplementos médicos de Nova York, se lançou, em parceria com o coronel do corpo aéreo americano, John A. Macready, na tarefa de criar um acessório que fosse mais confortável, leve e prático para os pilotos, protegendo os olhos dos raios solares.
Em 1936 a companhia lançava os “óculos de piloto” conhecidos logo depois como óculos “Aviador”. Suas lentes levemente convexas de vidro temperado G-15 deixavam passar 15% da luz incidente, as hastes se dobravam suavemente atrás das orelhas para manter a peça firme no rosto, o encaixe acima do nariz era feito com pads de plástico que garantiam um ótimo fit com o mínimo de contato, a armação de metal era leve, confortável e prática, tudo o que um piloto poderia desejar caso fosse passar horas na cabine de seu avião.
Popularização
Ao contrário do que muita gente pensa, os óculos escuros já existiam antes do Aviador, mas eram geralmente usados sob prescrição médica ou por esportistas, o modelo da Bausch & Lomb foi o primeiro a se tornar popular, sendo usado por pessoas comuns, atingindo até o status de acessório de moda. Mas como isso aconteceu?
No final da década de 30 os óculos Aviador eram vendidos como acessório esportivo, pois até então não existia o costume de usar óculos de sol no dia a dia, geralmente se guardava a peça para alguma atividade que necessitasse de visão sem ofuscamento, por exemplo.
Quando a os EUA resolveram tomar parte da Segunda Guerra Mundial, muitos dos seus oficiais adotaram os óculos Aviador em sua rotina, transformando o item em algo visto mais comumente, principalmente quando surgiam nas fotos de jornais. Em 1945 o General Douglas MacArthur pousou nas Filipinas com a missão de deter o avanço dos japoneses, a icônica foto que imortalizou o momento mostrava o militar com seu clássico Aviador, tornando o modelo conhecido em todo o mundo.
Com o fim da guerra os soldados voltaram para casa, mas continuaram usando seus eficientes óculos no dia a dia, impulsionando ainda mais a popularidade do modelo da Bausch & Lomb. Logo depois o cinema se encarregaria de transformar os óculos Aviador no fenômeno que são hoje, contando ainda com reforço de celebridades como Elvis Presley e Michael Jackson que eram constantemente vistos usando os seus.
A Ray-Ban e os óculos aviador
Você deve estar se perguntando onde entra a Ray-Ban nessa história toda, não é? A marca só viria a ser criada um ano depois da invenção dos óculos, o nome é a junção até meio óbvia de duas palavras em inglês (ray=raio, ban ou banish=banir), mas que pouca gente nota.
A linha de óculos se tornou tão popular que hoje possui dezenas de modelos a venda, com o aviador ainda figurando como carro chefe da marca, entre outros ícones popularizados por eles como o Wayfarer e o Clubmaster.
Em 1999 a grife foi vendida, passando a fazer parte do portfólio da Luxottica, dona também da Oakley e da Persol.
Na cultura pop
Presente em centenas de filmes, alguns deles são impossíveis de serem desassociados do modelo. Nos anos 80 temos dois longas que são exemplos muito bons: Top Gun (foto no topo do post) e Stallone Cobra.
Na música temos uma infinidade de artistas que já foram vistos usando Aviador, como Bruno Mars, Lenny Kravitz e Andrew Eldritch vocalista do Sisters of Mercy, entre muitos outros.
Mudanças nos óculos aviador da Ray-Ban
O modelo já ganhou algumas adaptações, mas nada que interferisse demais em sua silhueta. Acredito que as mudanças mais comuns são no formato da lente conhecida como “tear drop”, pois alguns lançamentos trazem esse elemento um pouco maior ou menor, outros tem a “lente gota” um pouco mais “caída” em relação a face, detalhe que não vai bem em qualquer rosto, mas pode te deixar com cara de “badass”. ; )
Alterações na armação também são possíveis, a mais corriqueira está na cor, existem modelos em dourado, prata e até rosê, embora materiais diferentes como o titânio e o grafite possam mudar levemente o visual do Aviador.
……..
Mais sobre óculos Ray-Ban
Wishlist: 7 Óculos de Sol da Ray-Ban Para Comprar Pela Internet