Qual é a Diferença Entre Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne?

02/08/2015 11 Comentários por

homem-aplicando-perfume-pulso

É difícil entrar em uma perfumaria e não ficar perdido diante de tantos nomes que diferenciam os tipos de perfumes, como parfum, eau de parfum e eau de toilette, mas no final das contas tudo se resume a uma única medida: a quantidade de óleos essenciais que são usados para criar uma fragrância, e que também determina a duração do odor no corpo. Sim, você deve esquecer aquela mítica história de que o perfume tem fixador, o que fixa o dito cujo é a quantidade de essência, por esse motivo que os mais caros são sempre os mais duráveis, aguentando muitas vezes mais de 10 ou 12 horas. Abaixo explicamos do que se trata a nomenclatura aplicada aos perfumes, a maneira correta de usá-los e quanto tempo eles permanecem no corpo.

Parfum

Também conhecido como extrato de perfume, se caracteriza pela alta concentração de essência, na ordem de 25% a 35%, permanecendo no corpo por mais de 12 horas (alguns chegam a fixar por 24 horas!).

Quando, onde e como?  – use durante a noite para eventos especiais e em pequenas quantidades nos pulsos e atrás das orelhas. Cuidado para não pesar na mão, o excesso desse perfume pode carregar o ambiente.

…….

Eau de Parfum

Pode ser chamado de deo-perfume, tem uma concentração de essência que não ultrapassa 18%, podendo fixar na pele por até 10 horas. Se você reparar nas prateleiras notará que é o tipo mais comum.

Quando, onde e como? – também para uso noturno, combina muito bem com o inverno e pode ser a escolha para uma balada, festa ou programa a dois. Geralmente duas aplicações são suficientes, mas pode rolar uma terceira se o perfume não for muito forte.

…….

Eau de Toilette

Concentra apenas 8% a 10% de essência, logo sua fixação é inferior aos dois anteriores, durando de 4 a 6 horas. Você também pode conhecê-lo pelo nome de colônia.

Quando, onde e como? – graças a seu cheiro suave esse tipo de fragrância pode ser usada em qualquer ocasião durante todo o ano, dia ou noite. A aplicação é simples: dois sprays são suficientes.

……..

Eau de Cologne

Também chamada de desodorante colônia com só 3% a 5% de sua fórmula composta por óleos essenciais, possui baixa fixação e fragrância refrescante.

Quando, onde e como? – como é fraca pode ser usada no corpo inteiro, principalmente pós banho, pois da a sensação de estar prolongando o frescor. Use durante o ano todo.

…….

Splash ou Body Splash

Só 1% a 3% de essência garantem uma fragrância bem suave e fresca, muito adequada para países como o Brasil, principalmente durante o verão.

Quando, onde e como? – assim como a Eau de Cologne, pode ser usada diariamente e aplicada em todo o corpo.

Leia também:

Destaques, Grooming

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

11 Responses to “Qual é a Diferença Entre Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne?”

  1. WILSON SOUZA says:

    Olá Ricardo, tudo bem?

    É notório e entendido o motivo de Eau de Parfum ser mais caro que Eau de Toilette.
    Gostaria de saber se para nós Brasileiros, que moramos deSampa para cima, vale a pena investir um pouco mais em um Eau de Parfum ou Eau de Toilette está de bom tamanho por estarmos em regiões mais quentes do país?

    Obrigado e abraço a todos.

  2. Diogo says:

    Ricardo,

    O Malbec da Natura, de acordo com sua descrição, é considerado um desodorante colônia. Eu poderia usá-lo assim como demonstrado nessa matéria (uso em mais partes do corpo e em maior quantidade), apesar de este possuir uma fragrância mais amadeirada?

    Obrigado

  3. Guilherme says:

    Então, Ricardo. Gosto muito do seu site, mas discordo do post. Sei que a intenção do post não é formar nenhum mestre em perfumaria. Mas associar o tipo do perfume ao ambiente que deve ser utilizado não faz muito sentido, na minha opinião. E a pirâmide olfativa? E as notas de Topo? Um Perfum cítrico com limão e bergamota como notas principais dificilmente será o perfume ideal pra ser utilizado numa balada, por exemplo. Não sei, não sou nenhum especialista em perfumaria também, mas acho que as diferenças entre os tipos de perfume dizem respeito basicamente a fixação e a projeção. O ambiente em que ele será adequado está mais associado aos seus ingredientes, na minha opinião. Abs.

    • Ricardo says:

      Olá Guilherme,
      de certa forma você está correto, a pirâmide olfativa deve ser levada em consideração, mas a concentração de essência pode ser inapropriada para alguns ambientes. Um perfume muito forte e marcante não é aconselhável para ambiente de trabalho, assim como um muito fraco não vai ser sentido em uma balada onde há cheiro de cigarro e bebida, por exemplo. Também contam os costumes e gostos locais, o brasileiro gosta de usar perfumes frescos a noite, apesar de muitos perfumistas afirmarem que o contrário é o correto.

      Abs.

  4. Thiago says:

    Quais os melhores lugares para serem aplicados, Ricardo??

    • Ricardo says:

      Olá Thiago,
      os melhores lugares para aplicar o perfume são os pulsos e o pescoço, não por causa da circulação do sangue ou por serem pontos “quentes”, mas por estarem sempre descobertos permitindo que o perfume exale seu odor.
      Abs.

  5. Rafael says:

    Eu uso o Zaad , oque tem a dizer dele e qual o melhor local para aplicá-lo e quando usar ??

    • Ricardo says:

      Segundo a descrição do site do Boticário, trata-se de um perfume (na verdade um eau de parfum) com notas cítricas, especiarias e um fundo ambarado. Parece algo um pouco mais indicado para inverno e para noite, mas não conheço o produto para poder falar mais sobre ele.

      A aplicação de qualquer perfume deve ser feita nos pulsos e no pescoço pois são as partes do corpo que estão sempre expostas, isso ajuda a propagar o odor.

      Abs.

Deixe um comentário