O Look Certo: Business Casual Com Toque Jovem

10/06/2016 Sem comentários por

look-certo-business-casual-jovem

Uma das maiores preocupações de quem está ingressando no mercado de trabalho é relativo aos trajes usados em ambiente profissional. Muita gente, acostumada a roupa que se divide entre o tempo em que ficam em casa e a ida a faculdade, sente-se envelhecida quando não está de moletom, jeans e tênis, mas mesmo “a firma” pode ser um local para usar itens estilosos e com toque jovem, o look selecionado para esta semana prova isso.

Por que funciona?

Alfaiataria com corte slim parece mais  moderna naturalmente, isso vale tanto para a calça quanto para o blazer que, além de tudo, é cropped, ou seja, mais curto e descolado, quase no comprimento de uma jaqueta. Os óculos também foram uma escolha diferenciada, fugindo dos clássicos sem, no entanto, partir para algo muito esportivo e inadequado, podemos admitir que este modelo está na medida certa e em total sintonia com o look e seu autor. Outro acessório charmoso é o lenço, cuja cor forte chama atenção e da vibração a composição de cores simples, mas bem escolhida, apostando no contraste do azul com o marrom. A gravata quadriculada casa bem com a camisa por aproximar os tons, parece que uma peça é extensão da outra, nem dá para ter dúvida sobre a combinação das duas. O sapato também merece elogios: é clássico no modelo e transgressor na cor forte e chamativa, mas não briga com a pasta de couro em tom tradicional, uma outra cor nesse item poderia pender para o exagero.

Experimente…

um jeans para ambientes mais liberais, mas que seja um denim no mesmo tom dessa calça da foto. Se o excesso de bagagem te obrigar a carregar uma mochila, evite as de nylon, tente encontrar algo de couro, com design discreto para não destoar do conjunto.

Não seria a mesma coisa se…

trabalhássemos apenas com tom sobre tom e peças mais conservadoras, o resultado seria muito mais sisudo e não deve ser isso que você está procurando se quer algo que reflita sua idade ou sua postura.

Resumindo:

  • O look business casual não precisa, nem deve, te deixar com cara de tiozinho;
  • Alfaiataria com corte seco sempre vai parecer mais moderna;
  • Peças com design diferenciado (cropped, esportivo, etc) dão mais personalidade;
  • Cores trabalham a seu favor se você souber usá-las;
  • Acessórios bem combinados e de cores fortes deixam a composição moderna, mas não exagere, neste caso só o lenço basta para dar o toque necessário;
  • O sapato oxford não precisa ser marrom ou preto, mas ao escolher uma cor diferente, certifique-se de que ela não é inadequada para o ambiente a ser frequentado;
  • Se for necessário troque a pasta por uma mochila desde que ela seja tão sofisticada quanto o restante do look;
  • Neste caso o tom sobre tom deixaria o look muito sério.

Dicas complementares:

Para gordinhos – se você está muito acima do peso o corte tradicional pode te favorecer, já que o slim fit, principalmente na calça, vai marcar demais. Um blazer de tecido sem textura, mas com um padrão risca de giz bem discreto vai te fazer parecer mais magro.

Para baixinhos – a separação entre as pernas e o tronco feita pelas cores contrastantes não é uma boa, experimente uma cor mais escura na parte de cima, como um marrom chocolate, um tom elegante e também jovial.

Para altões – o look está perfeito para quem é muito alto, no entanto você pode dar um toque pessoal se quiser, adicionando um cachecol em tom de marrom mais escuro do que o blazer ou um colete de alfaiataria neutro.

Quer saber mais sobre trajes business casual? Clique aqui!

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Look Certo: Business Casual Com Toque Jovem”

Deixe um comentário