O Que É o Traje Business Casual Masculino

06/06/2016 5 Comentários por

business casual masculino

O dress code masculino já era bastante complicado, já que havia o white tie, o black tie, o passeio completo, o esporte fino e o esporte, entre outros que foram surgindo, alguns simplesmente fruto da imaginação fértil das pessoas – pois até hoje não sei o que pode vir a ser exatamente um esporte chic, ou casual chic – mas dentre estes um tem um formato um pouco melhor definido e que é muito importante profissionalmente: o business casual masculino.

Falar sobre traje para trabalho é um pouco complicado, determinados parâmetros podem mudar de empresa para empresa, pois algumas são mais tolerantes que outras quanto a roupas casuais, é você quem tem que saber quando pode ou não dar espaço para algo que não seja muito profissional, mesmo assim podemos citar alguns pontos para montar um guia do business casual para homens:

1 – Camisas para traje business casual masculino

business casual masculino - camisas

Se no dress code formal você não tinha espaço para nada além do branco e do azul claro, aqui você pode ousar mais, inserir padrões sóbrios e cores mais fortes e alegres, mas sem comprometer a imagem profissional. As camisas continuam indo por dentro da calça, mas não precisam estar sempre acompanhadas pela gravata e caso queira deixar o acessório em casa, solte dois botões da camisa. Para aqueles que gostam de ter uma camiseta por baixo, certifiquem-se que ela não apareça em nenhuma circunstância, isso pode arruinar o look profissional. Os tecidos ideais são o tricoline, chambrê e linho.

Não entram: polos não são uma opção, muito menos camisetas. Camisas de manga curta devem ser guardadas para momentos de lazer e férias.

…….

2 – Calças para traje business casual masculino

business casual masculino - calças

Como o terno foi substituído, entram as chinos e as calças de alfaiataria. O jeans também pode ser aceito desde que seja escuro e discreto, não há espaço para rasgos, lavagens pesadas e efeitos modernos. O caimento pode ser slim, mas não skinny e o comprimento deve cobrir suas meias, ou seja, bater no início do sapato na versão mais moderna, para os conservadores a barra tradicional que faz uma pequena quebra no peito do calçado e desce um pouco mais na parte de trás também é OK. Entre as opções de tecido temos a lã fria, lã, sarja, jeans e algodão, a cartela de cores permanece neutra com algumas exceções, com destacando o marinho, preto, bege, camelo, cinza grafite, cinza médio, vinho e petróleo

Não entram: calças jogger, calças skinny e jeans delavê, essas peças tem uma pegada casual demais.

…….

3 – Casacos e blazers para traje business casual masculino

business casual masculino - blazers e casacos

Cores como cinza médio, grafite, marinho e marrom fazem sucesso, mas também dá para encaixar um padrão clássico como o espinha de peixe, o Príncipe de Gales ou o risca de giz. O caimento moderno é o slim, com medidas mais rentes ao corpo e lapelas menores, mas não é obrigatório, se preferir o corte tradicional, o look também vai funcionar. Na hora de escolher o tecido opte entre lã e lã fria.

Casacos elegantes como o trench coat, o pea coat e o chesterfield podem dar uma força nos dias mais frios, mas parcas e outros itens com inspiração militar podem deixar o visual casual demais e destoar do ambiente. Os materiais que fazem sucesso com esse tipo de peça são: gabardine, sarja, couro, lã e tecidos tecnológicos impermeáveis

Não entram: jaquetas perfecto e jaquetas de jeans, mas, ainda assim dá para optar por jaquetas desde que o visual seja clean a combinação tenha uma gravata, por exemplo, para dar um ar mais profissional.

…….

4 – Malhas e tricôs para traje business casual masculino

business casual masculino - malhas e tricôs

A peça básica neste caso é a malha leve com gola V, ela pode ser suada por baixo do blazer ou somente acompanhando a camisa e gravata em um dia de outono. Cardigãs e blusas de tricô mais pesadas também podem participar das combinações, desde que mantenham o visual alinhado e profissional. Na etiqueta, procure por lã e algodão que são materiais orgânicos, quentes e duráveis.

Não entram: moletons, suéteres de mescla, peças de qualquer tipo com capuz, mesmo que algumas delas estejam em alta.

…….

5 – Calçados para traje business casual masculino

business casual masculino - sapatos e botas - chukka boot

No caso dos sapatos, eles descem um degrau na escala da formalidade, você não precisa (mas pode, se quiser) calçar um oxford preto, em compensação dá para investir em modelos menos sisudos e sem cadarço como os loafers ou os monk straps. Consequentemente é possível dar um tempo nas dress boots e optar por modelos mais descolados como as chukka boots (foto) e as botas chelsea de nobuck, só não exagere nas cores, marrom e preto ainda são as melhores opções.

Não entram: tênis, sapatênis e sapatos casuais de camurça ou com couro desgastado e detalhes extravagantes.

…….

6 – Acessórios

business casual masculino - acessórios

Os cintos continuam sendo de couro, mas conseguimos encaixar um trançado ou de camurça desde que continue combinando com o calçado; os lenços de bolso são uma ótima jogada para mostrar estilo e capricho visual, principalmente os coloridos que podem combinar com a camisa ou com a gravata; e por falar nelas, as cores e estampas ficam mais chamativas, mas nada exagerado, sendo possível também incorporar modelos de malha e crochê ao guarda roupas; cachecóis, chapéus e luvas são as armas para enfrentar o frio sem comprometer o look, faça bom uso deles; relógios devem ser clássicos, com a pulseira de couro, de preferência, embora os de aço devam ser levados em consideração se apresentarem estilo classudo e design clean; as bolsas não precisam ser tão clássicas, dando espaço para as tipo carteiro e até uma mochila desde que ela seja minimalista e de couro.

…….

Qual é a diferença entre business casual e smart casual?

Depois de examinar a lista de peças para o dress code business casual você pode ficar em dúvida sobre as semelhanças entre ele e o smart casual. Realmente os dois podem ser parecidos em vários aspectos, mas o primeiro é mais elegante e sério, enquanto o segundo é  descolado e moderno. Pense assim: o business casual é um “downgrade” do dress code formal e o smart casual e um “upgrade” do estilo casual, nele você ainda terá moletons, tênis e camisetas, coisas que no business casual não são aconselháveis, como já foi dito anteriormente.

…….

Quebrando as regras

Como disse no início do texto, algumas empresas podem não se importar que você vá um pouco mais relax, mas para tanto é importante se informar a respeito das peças toleradas no dress code do ambiente de trabalho, não invente um dress code pessoal só porque seu trabalho é ligeiramente mais descontraído do que o escritório que você trabalhava antes.

Jaqueta de nylon – podem ser usadas para aquecer e proteger o blazer em um dia de tempo ruim, mas é melhor tirá-la quando estiver em um local fechado.

Gorros de lã – também servem para proteger do frio, mas não passam uma cara muito profissional quando você está sentado em sua mesa de trabalho, certo?

Coletes de alfaiataria – são uma boa adição, porém requerem cuidado para que não deixem o visual muito rebuscado ou afetado.

Colete de nylon – por baixo do casaco é aceitável, se puder tirá-lo dentro do escritório, melhor.

Meias coloridas – dão um toque descontraído ao look, mas não são bem vistas em algumas empresas ou para certos cargos, é melhor pensar a respeito antes de calçá-las.

Cores fortes – em pequenas quantidades não são um problema, dá para inseri-las em um cachecol ou um lenço no bolso, mas não é aconselhável vestir um cardigã verde limão, por exemplo.

Pulseiras – outro item que vai depender do local em que você trabalha. Se a empresa preza por um visual enxuto é melhor usar poucas e discretas ou simplesmente não usá-las.

Estampas vistosas – o xadrez e as riscas são mais toleráveis, mas camuflados, as listras grossas horizontais e folhagens são muito casuais, melhor deixar fora da lista.

…….

Business casual masculino – exemplos e inspirações

business-casual-masculino-exemplo-09

O xadrez de cores sóbrias combinado com o blazer e gravata faz um visual comportado para o trabalho, mas é preciso de peças discretas senão o conjunto sai fora da proposta do business casual masculino.

…….

business-casual-masculino-exemplo-08

Assim como a malha de gola V, o cardigã funciona muito bem com camisa, dando especial destaque ao colarinho e a gravata. Nesse caso invista em uma peça com caimento acertado que tem um ar mais jovem e despojado.

…….

business-casual-masculino-exemplo-07

O casaco longo pode substituir o blazer e dar um toque elegante ao combo básico. Se for escolher algum que tenha padrão xadrez ou riscas tente evitar cores muito contrastantes.

…….

business-casual-masculino-exemplo-06

O blazer de malha quase foi demais para este look, mas a gravata bem inserida o colarinho arredondado e o colete compensaram. Bela escolha de peças!

…….

business-casual-masculino-exemplo-05

Cores sóbrias são a aposta mais certeira e elegante, passando uma imagem profissional, mesmo quando o terno foi deixado de lado.

…….

business-casual-masculino-exemplo-04

Para quem curte camisas escuras esse é um exemplo de como montar um visual que vai do trabalho a uma balada chique.

…….

business-casual-masculino-exemplo-03

O clássico nunca sai de moda e este exemplo é o mais básico do business casual masculino. Peças alinhadas, uma camisa xadrez que chama atenção na medida certa e o lenço dando um toque a mais no combo. Impecável!

…….

business-casual-masculino-exemplo-02

Dá para substituir o blazer por uma jaqueta de couro? Em alguns ambientes você vai conseguir fazer a troca, mas a peça tem que ter um bom caimento e poucos detalhes.

…….

business-casual-masculino-exemplo-01

Um pouco de cor não faz mal, principalmente se você tem um visual tão elegante e clássico. Os toques vão por conta do lenço no bolso e o calçado vistoso, mas que não chega a extrapolar. A estampa da camisa também ajuda, chamando a atenção para o rosto.

Dica final

Quanto mais alto seu cargo, maior é a cobrança com a apresentação, então tome o devido cuidado na hora de escolher suas roupas para montar uma combinação business casual, evite sempre tentar chamar muita atenção ou usar roupas que não venham a condizer com sua idade e posição. Uma boa maneira de manter o visual profissional é se basear no traje formal e notar o quanto você está se distanciando dele, pois, como disse, este tipo de dress code está apenas um degrau ou dois abaixo e em alguns casos não convém flertar demais com o smart casual.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

5 Responses to “O Que É o Traje Business Casual Masculino”

  1. Lucas says:

    Ricardo, obrigado pelas dicas de muita valia era tudo que estava precisando ler.
    Colocarei em prática cada dica mencionada.
    Abraços

  2. WILSON SOUZA says:

    Muito bom Ricardo,só fiquei surpreso quanto ao não uso do sapato de camurça, pensava que por ser sapato e não tênis seria tranquilo utiliza-lo desde que em cores discretas como o preto e marrom.
    Valeu pelas dicas!

  3. Pedro Soares says:

    Ótimas dicas!! Difícil encontrar um post tão completo, explicativo e detalhado sobre moda masculina como este. Excelente trabalho!

Deixe um comentário