6 Maneiras de Usar a Barra do Seu Jeans

05/06/2016 Sem comentários por

jeans-barra-dobra-destaque

Dificilmente você encontrará um jeans que tenha o comprimento de perna perfeito para você, geralmente a calça é feita longa o suficiente para atender a todos os tipos de corpos, eu mesmo tive poucas cuja barra não teve que ser ajustada ou mesmo dobrada. Mas uma coisa é importante: que a pena da calça não fique toda acumulada perto do sapato, pois além de te deixar com cara de desleixado, prejudica sua silhueta e faz com que pareça mais baixo. Tem também quem deixe a barra arrastando no chão, desfiando e sujando, o que é inaceitável, o homem elegante, mesmo com uma completamente formal, sabe que estes deslizes comprometem o resultado final. Veja abaixo 6 maneiras de usar a barrado do seu jeans sem perder o estilo:

1 – Calças com barra feita

jeans-barra-feita

Comprou um jeans e a perna é muito longa? Não gosta de cobrar? Então não tem jeito meu amigo, o negócio é mandar em um serviço de reparo de roupas ou mesmo naquela habilidosa costureira de confiança para fazer o acerto. Resta escolher a medida: o jeans tem uma altura padrão – que nós já comentamos aqui – mas há quem prefira ela um pouco mais curta, principalmente agora com esse surto de meias a mostra e o capricho dos homens com suas botas, fazendo questão que os detalhes do cano apareçam. E aí, qual é a pedida?

…….

2 – Barra com dobra simples

jeans-barra-dobra-simples

A segunda opção é a mais simples: dobre a barra uma vez para cima, deixando parte do verso do jeans a mostra próximo do calçado. Essa dobra tem um problema, se ela ficar muito larga vai dar uma boa encurtada em sua perna, logo, não é a solução mais apropriada para os baixinhos que tem muito tecido sobrando na perna da calça, se é esse seu caso, passe para o item 3.

…….

3 – Barra do jeans com dobra multipla reta

jeans-barra-dobra-reta

Nesta opção em vez de fazer uma grande dobra única para cima, a barra vai sendo enrolada em pequenas dobras até chegar a altura ideal e com um efeito de encurtamento da perna quase imperceptível, mas para isso acontecer você tem que caprichar na dobra, o tamanho tem que ser de, no máximo, uns 3 ou 4 centímetros e não pode ficar embolada se você quer um resultado elegante e apropriado para qualquer ocasião. Entretanto alguns preferem algo mais despojado, se você se encaixa nessa turma, passe para o item 4…

…….

4 – Barra com dobra descuidada

jeans-barra-dobra-casual

Em momentos de lazer, com um visual mais relax, a dobra da calça pode ser uma das maneiras de mostrar essa sua vibe que, ao contrário do exemplo anterior, permite um visual propositalmente e milimetricamente descuidado. A fórmula é a mesma da dobra reta, mas não precisa ser tão minucioso, deixe a barra ir embolando e amassando a cada virada, o resultado vai ficar bem descolado, ideal para acompanhar aquele jeans bem desgastado e rasgado, acompanhado de uma camiseta ou de uma camisa de linho com as mangas dobradas ao mesmo estilo.

…….

5 – Barra cortada

jeans-barra-cortada-desfiada

Essa opção não é das minhas favoritas, mas agrada muita gente. Ao invés de mandar fazer a barra ou dobrá-la o sujeito saca de uma tesoura e simplesmente corta fora o excesso de tecido. O resultado fica simples e não muito sofisticado, correndo o risco de desfiar demais e, o pior, sujar, porque a poeira e a poluição paga nos fiapos que é uma beleza! Esse tipo de tratamento dado a barra da calça é mais aconselhável para quem usa tênis ou quer fazer um look rocker com bota, mas com sapatos, mesmo os mais casuais, nem sempre funciona.

…….

6 – Jeans com barra amarrotada

jeans-barra-acumulada-sem-dobrar

Como tem gosto para tudo, existem os que preferem que a barra fique com um pouco de sobra, mas veja bem, trata-se de um pouco de tecido a mais, e não um quilômetro de jeans. A calça não pode ter a perna muito larga, caso contrário a parte de trás pode pegar no chão, arrastar, sujar e desfiar, tudo o que é necessário para deixar o visual com uma aparência desleixada e deselegante!

…….

Por que se importar tanto com a barra da calça?

jeans-barra-dobra-exemplo

O comprimento correto da calça vai determinar a fluidez do tecido na perna – do quadril até os pés – deixando a silhueta mais longilínea, dando a impressão de ser mais alto e magro. Quando o jeans ou qualquer outro tipo de calça casual cai perfeitamente, até seu jeito de andar parece mais elegante e ágil!

Se você tem algum tipo de neura com suas pernas, a barra mal feita só atrapalha mais, pois quem acha que é muito magro sente as canelas perdidas e a desproporção com as coxas, os homens baixos parecem ainda mais baixos e os gordinhos veem o diâmetro da panturrilha se multiplicar. Mesmo quem tem as pernas musculosas acaba com a coxa muito justa e um efeito esquisito do joelho para baixo, com o tecido todo embolado.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “6 Maneiras de Usar a Barra do Seu Jeans”

Deixe um comentário