Um desafio para quem trabalha com traje formal é conseguir encontrar uma bolsa que se encaixe no visual sem fazer com que o conjunto perca em elegância e estilo, afinal, a ideia de quem trabalha assim é justamente estar sempre impecável no ambiente corporativo ou na presença de algum cliente importante. Quando falamos em escolher uma mochila para acompanhar o traje a coisa fica ainda mais complicada, pois o acessório geralmente é concebido em versões esportivas demais para fazer par com um costume ou até mesmo uma roupa mais alinhada, ainda que casual.
A boa notícia é que muitas grifes – as de fora do Brasil pelo menos – já notaram essa deficiência e abasteceram suas linhas de mochilas com modelos cujo design minimalista e cool está alinhado ao estilo do terno, lembrando muito as valises e pastas que há anos acompanham os executivos, mas não atendem a todas as necessidades, já que nem sempre satisfazem aqueles que precisam carregar gadgets, documentos livros e até peças de roupa para enfrentar o mau tempo ou dar uma passada na academia depois do expediente.
Dicas para escolher sem medo:
- Escolha entre a preta e a marrom de couro, que são mais sóbrias e discretas;
- Tente evitar os tons intermediários (bege, marrom avermelhado ou cor de mel, por exemplo) e aquelas cujo couro é desgastado ou manchado, pois apesar de lindo, o efeito deixa a peça muito informal;
- Bolsos, patches, insígnias, etiquetas, costuras e zíperes em excesso deixam a bolsa muito poluída, o melhor é que externamente ela seja clean e classuda;
- Cuidado com ferragens envelhecidas ou com aparência enferrujada, isso pode ser bacana em uma peça casual, mas aqui o melhor é ficar entre o prata e o dourado;
- Muito volume também não é algo muito desejável, então você deve procurar por algo que possa carregar muito material, mas de maneira inteligente, sem sobras, espaços inúteis e couro em excesso;
- Os modelos mais estruturados tem uma aparência mais profissional e organizada, além de passar um ar moderno.
Modelos indicados:
Vou começar com algo mais próximo da nossa realidade. Essas duas mochilas são da Zara e custam R$229,90 cada. O couro é sintético (infelizmente), mas o design é bem sofisticado e o espaço interno dá para acomodar muito material. Para quem não pode gastar muito, é a melhor opção que encontrei dentro da proposta de algo para usar com traje formal.
…….
Essa é da Mulberry, é feita de couro, tem compartimento para notebook e permite trocar as alças para virar uma tote bag. O problema é o preço de 1.590 dólares + mais taxas! – Veja mais
…….
Esse modelo classudo e discreto é da britânica Leather Satchel Co. e por 120 libras (aprox. 700 reais +taxas) pode ser seu. A mochila é feita de couro e o site ainda permite escolher ferragens e gravar iniciais, entre outras opções. Veja mais
…….
Esta mochila da grife americana Lotuff é feita de couro, tem duas divisões internas e pode ser usada como tote bag. O preço é 1.300 dólares mais taxas e encargos. Veja mais
…….
A Killspencer é a autora dessa mochila com aparência um pouco mais próxima do convencional, não é a ideal, n minha opinião, mais ainda assim é elegante. Ela tem um divisão separada para o notebook, tem zíperes a prova d’água e é feita de couro e camurça. O preço é 650 dólares, sem contar as taxas de envio e importação. Veja mais
…….
Direto da Bélgica vem essa versátil bolsa da Ruitertassen (dica de um de nossos leitores). O modelo foi concebido para ser usado como valise e mochila, dependendo de sua necessidade, produzido com couro belga e possui compartimento para notebook, dois bolsos, divisória fechada por zíper, uma alça para ser levada a tiracolo e outras duas para que ela seja colocada nas costas como mochila. O preço é 199 libras (aproximadamente 1.200 reais) + taxas. Veja mais.
…….
Essa é uma Balenciaga, ela… bom é uma Balenciaga uma das grifes mais luxuosas e sofisticadas do mundo! Custa 6.655 reais no site Mr.Porter. Veja mais.
…….
Está está a venda no Etsy, um site que reúne pequenas lojas e marcas do mundo inteiro. É feita a mão, na Itália, tem um formato mais slim que pode ser uma boa se você não é fã de ficar carregando muito volume por aí e tem um preço bem razoável se comparada a maioria dos modelos citados acima: R$538,85. Veja mais.
…….
Por 240 dólares é possível comprar uma das minhas preferidas! Feita pela Dr. Martens (aquela dos coturnos incríveis!), de couro polido, fivelas de metal e bolso frontal e alça para que seja carregada como tote bag. Veja mais.
…….
Obs: você não precisa comprar nenhuma dessas, mas é bom ter uma noção dos modelos disponíveis para usar como referência quando sair a procura da sua. Lembre-se que para algumas empresas somente a pasta é aceitável como acessório para carregar documentos e objetos pessoais, mas já existem aquelas que aceitam uma mochila clean e sofisticada fazendo par com o traje social.
Excelente matéria Ricardo! Exatamente o que procurava pra não perder o estilo tendo que levar as coisas indispensáveis para dias corridos e longos. Comprei meu modelo e ficou muito condizente com o terno. Obrigado por mais essa dica.
Que bom saber disso João Baptista, pois a maioria dos homens não não se preocupa com esse item e prefere usar a mesma velha mochila surrada que usava ou usa para ir a faculdade, mas como você mesmo disse, até esse acessório tem que ser condizente com seu traje formal.
Abs.
Ricardo, excelente matéria.
Contudo, as mochilas mais bonitas, incrivelmente, são as mais caras.
O que você acha dessa mochila da Nordweg, marca nacional: https://www.nordweg.com/Mochila-de-couro-Black-Edition-NW083 .
Acredito que ela tenha os 3 requisitos mencionados: Atemporal, discreta e clássica.
Abraço.
Sim, a Nordweg acertou quando investiu nessa linha mais séria no lugar dos outros modelos que tem aquela pegada “college” e retrô.
Abs.
Bem legal, pena que quase todos os modelos estão fora da minha realidade econômica de “o quanto gastar em uma mochila”.
Pedro,
o importante é ficar de olho nos modelos desse tipo, pode aparecer um com preço bacana mais cedo ou mais tarde.
Abs.