Quais São os Tipos de Jaqueta de Couro?

01/06/2016 7 Comentários por

Tipos de jaqueta de couro - Jaqueta Perfecto

Não dá para passar pelo inverno sem, pelo menos, cogitar a compra de uma jaqueta de couro de respeito. Mas qual serão os modelos disponíveis e dentre estes, qual é o que mais te agrada? Como o investimento em uma peça dessas não é baixo estamos disponibilizando aqui um guia para que você saiba quais são os tipos de jaqueta de couro mais comuns e possa escolher algo com seu estilo.

Antes vamos ao básico:

Tipos mais comuns de couro usados em jaquetas

Tipos de jaqueta de couro - Jaqueta de camurça

O couro bovino é o mais comum, mas peças de couro caprino, ovino e até mesmo suíno não são difíceis de encontrar em lojas especializadas. Basicamente o que muda de um para o outro é a espessura, o peso e a textura, sendo o bovino o mais encorpado.

Também é necessário listar a camurça (foto), que nada mais é do que o couro usado com seu lado rústico para fora e o nobuck, o couro bovino lixado até ganhar certa aspereza aveludada, ambos muito usados em calçados, mas que podem surgir em jaquetas e casacos.

Atualmente encontramos muitas jaquetas feitas de couro sintético (o P.U.) e do chamado couro ecológico, a base de um tipo de borracha, mas ambas tem baixa durabilidade se comparadas ao couro animal, o visual as vezes deixa a desejar, entretanto alguns modelos são muito bem feitos sendo quase impossível distingui-los.

…….

Cores mais comuns

Tipos de jaqueta de couro - Cores

Preto e marrom são cores básicas para jaquetas de couro, pois são os tingimentos mais comuns dessa matéria prima, mas variações como o petróleo, marinho, castanho, pinhão, vinho (foto), grafite, caramelo e castor estão cada vez mais populares. Cores fortes são mais comuns nos modelos femininos, mas, aos poucos, estão migrando para o guarda roupas masculino, como vermelho, verde, azul turquesa e violeta.

…….

Tipos de jaqueta de couro

1 – Jaqueta Perfecto

Tipos de jaqueta de couro - Jaqueta Perfecto

A jaqueta de couro mais emblemática – e provavelmente a que primeiro vem a sua cabeça quando falamos no assunto – é a cujo modelo ganhou o nome de perfecto em homenagem a marca de cigarros preferida por Irving Schott seu criador em 1928 e até hoje a Schott NYC é sinônimo de jaquetas de couro impecáveis.

Na sua trajetória o modelo perfecto conquistou astros de cinema como Marlon Brando e James Dean, além dos roqueiros como Elvis Presley e os punks dos Ramones. Tornou-se símbolo de rebeldia ao vestir gangs e motociclistas, personificando o bad boy, tanto na TV, quanto no cinema.

Características principais: lapela grande, fechamento transversal por zíper, bolsos também fechados por zíper, corte que valoriza a silhueta. Alguns modelos podem ter dragonas nos ombros (apenas como ornamento) e enchimentos em locais estratégicos para proteger no caso de uma queda de moto.

Veja mais: Vídeo: 100 Anos da Schott N.Y.C e Suas Jaquetas de Couro

2 – Racer Jacket (Biker Jacket)

Tipos de jaqueta de couro - Jaqueta Biker ou Racer Jacket

Motorcicle jacket e biker jacket são termos usados para a maioria das jaquetas usadas por motociclistas, por isso tanta gente confunde os modelos. A racer jacket pode ser considerada minimalista se comparada a perfecto, sua concorrente na preferência da galera que vive sobre duas rodas e pode ser vista em filmes como “Fúria Sobre Duas Rodas” e “As 24 Horas de Le Mans” em modelos mais espalhafatosos, voltados para competição, e em “Easy Rider – Sem Destino” em um design mais tradicional . Tom Cruise é um entusiasta desse tipo de peça.

Características principais: não possui lapela, só uma pequena gola que, quando abotoada, protege o pescoço, seu fechamento é feito por um ziper e muitas delas tem dois bolsos na altura do peito também fechados por zíper e mais dois na altura da cintura que servem para aquecer as mãos e guardar pequenos objetos, mas não se fecham. Alguns modelos mais esportivos podem ter faixas coloridas nos braços ou atravessando a peça do ombro até a cintura e o corte é bem acertado ao corpo.

3 – Jaqueta Bomber/Flyer Jacket/Jaqueta Aviador

Tipos de jaqueta de couro - Bomber Jacket

As jaquetas bomber de couro foram criadas durante a I Guerra Mundial para manter os pilotos aquecidos nos cockpits dos aviões, que era abertos naquela época. De lá para cá a bomber sofreu várias modificações, sempre assinaladas com um código. Então temos a MA-1, a primeira, a A-2 e a B-15 dos anos 40, a MA-1 lançada entre 1949 e 1950 e que depois migrou para o uniforme da força policial em uma versão feita de nylon, entre outras. Um filme que eternizou a bomber jacket foi “Top Gun – Ases Indomáveis” com, de novo ele, Tom Cruize.

Características principais: gola larga que pode ou não ser recoberta por pele, fechamento por zíper, mas que pode ser feito com botões em alguns raros exemplares, bolsos transversais na altura da cintura, punhos elásticos que evitavam entrar ar frio pelas mangas, mesmo material utilizado na parte de baixo da peça. Como a bomber tinha a função de proteger contra o frio intenso o forro pesado é quase uma regra, ou seja, seu caimento tende aumentar o volume do tronco.

4 – Varsity Jacket/College Jacket/Baseball Jacket

Tipos de jaqueta de couro - Varsity Jacket

Foi na conceituada Universidade de Harvard que nasceu a college jacket como uma maneira de identificar os atletas de maior prestígio, pois só era permitido seu uso por jogadores que haviam vencido as partidas mais importantes do campeonato. Nos anos 30 o que era um suéter passou a ser uma jaqueta com mangas de couro e se tornou popular ao ponto de virar parte da indumentária tradicional dos estudantes americanos e um símbolo da cultura daquele país, migrando depois para os times de baseball da liga profissional. Hoje o modelo se tornou tão popular que ganhou o mundo e versões totalmente feitas de couro.

Características principais: punhos com elástico que não permitem que o frio entre, gola no mesmo material, muitas vezes adornada com listras, fechamento por botões e bolsos tipo faca apenas na linha da cintura que podem ser verticais ou transversais. As mangas em cor diferente e as letras bordadas remetendo a times e universidades são seu maior diferencial.

Veja mais: O Look Certo: Estilo Retrô com Varsity Jacket

5 – Jaqueta Militar/Safari

Tipos de jaqueta de couro - Jaqueta Militar

Falamos sobre esse modelo de jaqueta há pouco tempo e ela também tem sua versão de couro, apesar da original ser feita de sarja. Assim como a Bomber, também originada nas forças armadas, mas na aeronáutica, a jaqueta militar é identificada pelos códigos dos modelos, assim é possível saber as mudanças que sofreu com o passar do tempo, embora as de couro sejam, via de regra, inspiradas na M-38, o primeiro modelo, de 1938, com visual mais clássico.

Características principais: bolsos fechados por abas tanto no peito como na altura da barriga, dragonas nos ombros, fechamento por botões e/ou zíper, comprimento um pouco mais longo, abaixo da linha da cintura, forro leve e caimento que pode variar, mais seco em algumas e um pouco solto em outras.

Veja mais: O Que É e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

…….

Três grifes que você tem que conhecer

belstaff_outono_inverno_2012_ft08

Belstaff – marca inglesa classuda e estilosa que atualmente tem David Beckham como seu garoto propaganda. Faz casacos e jaquetas de tirar o fôlego, com couro que vai do tradicional bovino ao chamativo croco. O caimento e o acabamento das peças são de uma precisão impressionante, fazendo jus a fama da grife. www.belstaff.com

schott_nyc_inverno_2012_ft03

Schott NYC – criadora da clássica jaqueta perfecto, sonho de consumo de 10 entre 10 motociclistas, tem modelos variados, fica até difícil escolher um! Atualmente se dedica também a produção de outras roupas e uma linha de acessórios, tudo com a tradicional qualidade que lhe é peculiar. www.schottnyc.com

bottega_veneta_grifes_top1

Bottega Veneta – grife italiana especializada em calçados e bolsas de couro que levou seu know-how a outras peças, entre elas a jaqueta de couro com toques de estilo e detalhes que só os italianos poderiam criar. www.bottegaveneta.com

…….

Nota do editor:

Agora que você já está por dentro dos tipos de jaqueta de couro mais comuns basta escolher o que mais te agrada. Em breve falaremos sobre combinações usando as peças citadas neste artigo.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

7 Responses to “Quais São os Tipos de Jaqueta de Couro?”

  1. Roberto says:

    Boa noite Ricardo, ótimo site é ótima matéria! Quais as lojas, aqui no Brasil, apresentam esses tipos de jaquetas? Qual a média dos preços? Obrigado!

    • Ricardo says:

      Roberto,
      as de boa qualidade vão custar a partir de 1.800 ou 2.000 reais, infelizmente, pois são valores altos para o poder aquisitivo do brasileiro. Você pode dar uma olhada em marcas como Diesel, Richards, Zapälla, Ellus e Crawford, essas costumem ter modelos bonitos e bem feitos.
      Abs.

  2. Armando says:

    Muito boa a materia! E, igualmente, interessante os sites das grifes, mas e no Brasil? Existe alguma marca que faça tal produto com a qualidade das mencionadas?

    • Ricardo says:

      Armando,
      no Brasil, marcas como Richards, Zapälla, Ellus e Crawford fazem um trabalho decente com couro, mas também temos as grifes internacionais como a Diesel, Calvin Klein, Zegna, Ralph Lauren, Gucci entre outras que trazem boas peças de couro para o país. O problema maior é o preço, raramente se encontra algo nacional por menos de 2.000 reais e as importadas vendem jaquetas por preços absurdos, é mais fácil comprar um carro. O jeito é apelar para outlets na esperança de encontrar algo que não custe mais do que uma geladeira duplex.

      Abs.

  3. WILSON SOUZA says:

    Se tratando de moda, uma boa jaqueta de couro é com certeza um dos sonhos de consumo masculino. Infelizmente devido as prioridades e os preços ainda não foi possível adquirir a minha.

  4. Fienzo says:

    Qual a sua opinião sobre marcas como Zara, Buckman e Brooksfield, em se tratando de jaquetas de couro?

    • Ricardo says:

      São produtos de boa qualidade, só preste atenção se são de couro de verdade, a Zara, por exemplo, só tem alguns produtos feitos de couro, outros são sintéticos e muitas vezes a diferença de preço nem é tão grande assim.
      Abs.

Deixe um comentário