O Que É e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

04/05/2016 4 Comentários por

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Muito do que nós homens usamos no dia a dia teve origem na indumentária do exército e os óculos aviador, a jaqueta bomber, coturnos e calças chino são uma grande prova disso, mas uma das peças que pouco se fala é a jaqueta militar masculina, chamada nos países de língua inglesa de field jacket.

jaqueta-militar-masculina-look-16

Pouca gente sabe, mas no início dos anos 80 ela foi moda entre os roqueiros brasileiros por causa de seu visual rude e talvez alavancada pelo modelo usado por Robert DeNiro em Taxi Driver (foto acima) que acabou virando um ícone na época. A verdade é que a gandola (sim, é esse o nome dela nas lojas que vendem indumentária militar por aqui) combinava bem com as camisetas do Metallica, os jeans desgastados e os tênis All Star ou a bota Commander.

jaqueta-militar-masculina-m-43

A história da jaqueta militar começa em 1938, quando as primeiras foram produzidas pelo exército dos EUA e, curiosamente, os modelos são marcados com o ano das modificações que sofreram, então temos a M-38 (a primeira), a M-43 (foto acima) usada na Segunda Guerra Mundial e a M-65 repelente a água e com múltiplas camadas de tecido para manter o soldado aquecido, esta, um dos modelos mais populares, veio para substituir a M-51.

…….

Como reconhecer uma jaqueta militar masculina (field jacket/military jacket)

jaqueta-militar-masculina-look-17

Visualmente ela é muito fácil de reconhecer, pois traz quase que obrigatoriamente quatro bolsos na frente (dois no tórax e mais dois na altura da cintura); dragonas nos ombros, o que acentua ainda mais o visual militar; tecido pesado, geralmente sarja, que pode ou não ser encerada; fechamento por zíper e/ou botões, e colarinho similar ao de uma camisa ou uma lapela alta para proteger o pescoço do vento. As cores mais tradicionais, como não poderia deixar de ser, tem inspiração no uniforme militar, surgindo em verde oliva, cáqui, bege, verde claro, camuflado, cinza e, em alguns casos, marinho. O visual pode mudar um pouco de acordo com o modelo usado como inspiração (M-38, M-43, etc.).

…….

Jaqueta militar X Parka

parka-X-jaqueta-militar-masculina

Em alguns momentos a jaqueta militar pode lembrar uma parka sem capuz e realmente os dois modelos guardam muitas semelhanças, como o comprimento até o fim do quadril, os tecidos, as cores e até o cordão na cintura, presente em algumas jaquetas militares modernas. No entanto a parka se diferencia pelo capuz e também pela quantidade menor de bolsos e o formato dos mesmos, que são do tipo faca e geralmente ficam só na altura da cintura, enquanto os da field jacket estão mais para o “cargo” e também aparecem na altura do tórax. É óbvio que os designers de moda estão tornando a tarefa de diferenciá-las cada vez mais difícil, inserindo elementos de uma na outra o tempo todo, por isso a confusão, mas se você usar a imagam acima como base, verá que elas são bem diferentes.

Para saber mais sobre as parkas é altamente recomendável que você leia este artigo:

A Parka Como Opção de Casaco Masculino Para o Inverno

…….

Variações da jaqueta militar masculina

jaqueta-militar-masculina-look-18

Também é possível encontrar jaquetas militares em outros materiais, sendo o nylon um dos mais comuns, mas não se espante ao se deparar com uma peça feita de couro, jeans, moletom, gabardine, lã e poliéster ou poliviscose. O modelo mais curto, aquele que termina na cintura ou um pouco abaixo, tem bolsos menores para ajustar as proporções e nunca traz o cordão de amarrar. Vermelho, vinho, mostarda, laranja e azul turquesa são algumas das cores que podem ser encontradas em lojas voltadas para moda jovem e, na minha opinião, continuam funcionando tão bem quando as clássicas citadas mais acima.

E a tal da safari jacket?

jaqueta-safarijacket

Pois é, em alguns lugares você pode encontrar essa mesma peça sendo chamada de jaqueta safari, mas até o momento não consegui saber ao certo se existe um modelo a parte com esse nome ou trata-se de mais um apelido para nossa querida gandola. Mas vale uma dica: a versão com com cinto de tecido, parecido com o do trench coat, realmente tem uma cara de safari, ou seja, um pouco menos militar e mais “adventure”.

…….

Como usar a jaqueta militar masculina

            O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Vamos começar pelo básico? Junte a jaqueta uma camiseta básica, um jeans de lavagem média e uma bota o tênis de cano alto. Viu não é difícil usá-la!

…….O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Militar e náutico podem se misturar, principalmente porque as cores se complementam muito bem em looks masculinos. Nos pés vale tanto um boat shoe quanto uma bota, isso fica por sua conta.

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar MasculinaLook bacana e simples, mas com as peças certas! A jaqueta tem caimento seco e detalhes nos bolsos que dão um ar mais sofisticado, nesse caso o jeans escuro e o tricô mantiveram o tom alinhado e elegante. Para fechar o tênis de lona branco manteve o look neutro e deixou o visual leve.

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Tanto a jaqueta quanto a calça tem inspiração militar, para não parecer que você vai participar de um desfile do dia da independência, dê uma quebrada no militarismo inserindo uma peça mais urbana como essa camisa de chambray azul.

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

A jaqueta militar é ótima para sobreposições, mas ele é muito pesada e volumosa para ficar por baixo, então é possível usá-la até por cima de uma trucker jacket jeans. Também dá para brincar com a gola das duas peças se quiser, deixando ambas levantadas.

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Com uma chino alinhada, uma sapato de couro ou nobuck e uma camisa casual você só precisa de uma gravata para criar um combo profissional, desde que você trabalhe em ambiente formal, claro! Só tente evitar as field jackets muito soltas, largas e cheias de detalhes, desgastes e insígnias do exército.

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Outra dúvida frequente com esse tipo de peça é se existe a possibilidade de usá-la com roupas mais claras. Sim, é totalmente possível, o contraste até pode deixar o look mais interessante.

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Por cima do blazer é outra opção de uso, principalmente em dias frios e chuvosos. Quando chegar no trabalho é só tirar a jaqueta e continuar com o visual intacto! Para facilitar sua vida aposte nas cores neutras nas peças que ficarão por baixo. Cinza, marinho, preto e bege são boas escolhas.

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Outra combinação possível, mas perigosa, é com calça cargo, outro elemento com influência militar. Para um look bacana escolha um modelo de calça mais acertado ao corpo e com bolsos flat (aqueles que não criam volume) e o principal: não coloque nada neles nunca, esses bolsos são só enfeite!

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Voltando aos básicos temos combos com elementos normcore como esse moletom e a camiseta por baixo. Mas funciona? Claro, e você ainda fica confortável e aquecido! Só não acho muito aconselhável para o local de trabalho ou um encontro, mas ainda assim é um look bacana.

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Assim como no caso do blazer, a jaqueta/casaco também serve para proteger o paletó do terno e mantê-lo aquecido, basta você tirar o a field jacket antes da reunião, ok?

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Esse modelo curtinho merece uma combinação mais descontraída e jovem e goi o que ele recebeu com essa calça color e a camiseta listrada com gola V. A mistura de estilos deixou o visual interessante e moderno, algo para se usar em um show de rock ou uma balada.

…….

O Que é e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina

Aqui o militar foi levado ao extremo, nas cores, na estampa e, claro, na jaqueta, mas, ainda assim, alguns elementos servem para quebrar o militarismo, como a calça jogger, os sapatos de couro casuais, a malha requintada (mas que mantém a rima na cor bege) e o cinto delicado e elegante.

…….

Jaqueta Militar Masculina

Um look simples ganha um ar mais irreverente com essa camisa amarrada na cintura e esses tênis esportivos com toque retrô, o mesmo poderia ser feito com um cachecol bem comprido colocado de maneira displicente ou suspensórios deixados soltos propositalmente.

…….

Nota:

Roupas com apelo militar tendem a ganhar força no inverno devido ao seu visual pesadão, mas independentemente disso, o design clássico já se tornou também atemporal, ou seja, mesmo que a tendência do militarismo não esteja em alta em uma determinada época, dá para usar uma jaqueta deste tipo tranquilamente, basta saber combinar.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “O Que É e Como Usar a Jaqueta Militar Masculina”

  1. Gomez says:

    Olá. boa noite! Você poderia me indicar onde posso encontrar à venda as jaquetas mostradas no site, se possível o modelo que está acima desta resenha:

    “Outra combinação possível, mas perigosa, é com calça cargo, outro elemento com influência militar. Para um look cabana escolha um modelo de calça mais acertado ao corpo e com bolsos flat (aqueles que não criam volume) e o principal: não coloque nada neles nunca, esses bolsos são só enfeite!” ? Sempre procurei jaquetas no estilo militar, mas nunca achei.

    • Ricardo says:

      Gomez,
      as imagens são apenas para referência e não representam nenhuma coleção atualmente a venda.

      Como estamos prestes a entrar no verão é bem difícil encontrar esse tipo de peça, mas você pode tentar em grandes lojas como a Renner, Riachuelo, C&A, Luigi Bertolli e Zara, pois trabalham com uma imensa variedade de produtos e lançaram coleções de meia estação que ainda estão nas araras.

      Abs.

  2. edna toledo says:

    Melhor artigo sobre jaquetas militares

Deixe um comentário