A Parka Como Opção de Casaco Masculino Para o Inverno

29/04/2014 2 Comentários por

parka_masculina_outono_inverno_ft01

Enquanto trench coats ou sobretudos tem um estilo mais sóbrio e duffle coats ou pea coats trazem consigo um inegável espírito náutico, as parkas aparecem como uma opção de casaco masculino mais casual para este inverno, marcando presença em diversas lojas e marcas, das populares às mais caras. Nem todo mundo se lembra, mas esta peça já teve seu tempo de glória no final dos anos 90, quando tomou conta das vitrines de algumas capitais do país, sendo colocada em segundo plano pouco tempo depois, perdendo espaço para alguns dos modelos citados no início deste texto.

…….

Origem

parka_masculina_outono_inverno_ft04

Modelo muito mais próximo da tradicional versão militar usada nos anos 50.

A parka (ou parca) teve como base os casacos feitos pelos esquimós, assim como outra peça muito usada no inverno: o anorake. A diferença entre os dois é bem pequena, sendo o anorake desprovido de uma abertura frontal, enquanto a parka pode ser aberta por meio de botões e/ou ziper. Apesar dessa “inspiração” nos agasalhos do habitantes do ártico, a gênese da parka, como é conhecida hoje, aconteceu no exército na década de 50, mas não demorou muito para que caísse no gosto dos jovens, principalmente dos Mods (já falamos sobre eles aqui) que acabaram ajudando a popularizar o casaco.

…….

Características

parka_masculina_outono_inverno_ft03

A grosso modo a parka é um casaco com capuz, mas existem algumas outras particularidades que ajudam a identificar a peça como o comprimento que, na maioria das vezes, vai até a metade da coxa, o cordão na cintura que faz as vezes de cinto, deixando a silhueta acinturada, os dois bolsos que ficam logo baixo e a presença de dragonas nos ombros, lembrando claramente uma peça de indumentária militar.

…….

Variações

parka_masculina_outono_inverno_ft05

Com o tempo a parka, assim como qualquer roupa, foi sofrendo modificações a fim de agradar aos mais diversos públicos. O verde militar e o cáqui deram lugar a uma imensa gama de cores, os materiais, geralmente sarja, gabardine e nylon, abriram espaço para o jeans, algodão, lã e poliéster. O capuz muitas vezes apresenta forro na parte interna e pele nas bordas, mas existem modelos muito mais simples sem nenhum destes aditivos. O método de fechamento que já foi exclusivamente por  botões agora pode ter zíper, velcro ou até colchetes e mosquetões!

Dentro destas variações o único item que necessita maior atenção é o volume da roupa. As versões de nylon podem ser secas, com um caimento muito próximo ao corpo ou com enchimento de plumas, como os casacos de alpinistas, estes devem ser evitados por quem está muito acima do peso ou quem não é muito alto, justamente para não destacar nenhuma desta características, a não ser que a pessoa esteja a vontade com elas, o que é um pouco raro.

Outro detalhe que mudou muito durante os anos foi o comprimento, de peças que chegam a passar dos joelhos e outras tão curtas que parecem jaquetas, a parka foi se adaptando para o uso tanto em ambiente urbano, quanto em locais com florestas e neve.

…….

Como usar – Escritório

parka_masculina_outono_inverno_ft06Muita gente, nos dias frios, usa a parka da mesma maneira que um sobretudo ou trench coat, ou seja, por cima do terno e apesar de não ter o mesmo caimento das peças citadas a parka ganha em proteção e funcionalidade graças a seu capuz, seus bolsos e seu conforto.

parka_masculina_outono_inverno_ft09Combinações mais casuais, mas sem abrir mão da camisa e da gravata, também funcionam bem para quem não necessita de terno, mas precisa de um visual alinhado para o ambiente profissional.

…….

Como usar – Casual

parka_masculina_outono_inverno_ft10A parka é ideal para montar looks casuais com um ar levemente desencanado, aquela mistura de roupas estilosas mas que fazem parecer que quem as usa está completamente a vontade. Jeans combinam muito bem, principalmente se acompanhados de um tênis marcante, contrastando com o casaco, na maioria das vezes neutro. Outra peça que faz um belo par com a parka é a malha, complementando o visual de inverno de um jeito cool!

parka_masculina_outono_inverno_ft07Detalhes como este acabamento em couro da foto acima deixam a peça ainda mais estilosa, neste caso uma camiseta básica e um jeans bacana bastam.

…….

Veja mais algumas fotos e exemplos:

parka_masculina_outono_inverno_ft02

Para usar por cima do terno as versões em sarja ou gabardine são mais aconselháveis, mas opções em nylon e tactel não estão fora de cogitação.

parka_masculina_outono_inverno_ft08

Quanto mais volumosas, mais quentes, principalmente com forro e detalhes em pele no capuz que ajuda a proteger do frio e da chuva.

parka_masculina_outono_inverno_ft11

Encurtaram tanto a parka que ela acabou virando uma jaqueta! Modelos como esse são ótimos para combinações super casuais.

parka_masculina_outono_inverno_ft12

Versão da Ralph Lauren para a parka militar. O visual pesado requer um bom equilíbrio entre as roupas usadas.

parka_masculina_outono_inverno_ft13

A parka com detalhes vistosos, como este forro xadrez, dispensam uma combinação muito elaborada, a peça já tem muita informação, então não exagere nas sobreposições, em certos casos o básico vai resolver.

parka_masculina_outono_inverno_ft14

Jeans e sarja conversam muito bem, principalmente quando se trata deste verde com referência militar que vem para quebrar o visual jeans + jeans.

parka_masculina_outono_inverno_ft15

O referência náutica também pode aparecer em uma parka. Neste caso temos o azul marinho, o brasão e até a faixa dourada no punho, uma clara referência ao uniforme dos oficiais de alta patente da marinha. O coturno complementou a referência militar, mas o look não ficou exagerado graças ao bom equilibrio entre as peças

parka_masculina_outono_inverno_ft16

Modificações no modelo tradicional são muito bem vindas: a cor preta, o comprimento, a posição dos bolsos e até algumas insígnias, bordados e patches ajudam a dar personalidade a peça.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “A Parka Como Opção de Casaco Masculino Para o Inverno”

  1. Eliezer Aguirre says:

    Cara, essas Parkas com o modelo fur, cheios dos pelinho e tal, é super dificil de achar pra comprar. Achei na Mr & Mrs Italy por R$12.000,00, daí até bateu uma tristeza hahahah

Deixe um comentário