Enquanto trench coats ou sobretudos tem um estilo mais sóbrio e duffle coats ou pea coats trazem consigo um inegável espírito náutico, as parkas aparecem como uma opção de casaco masculino mais casual para este inverno, marcando presença em diversas lojas e marcas, das populares às mais caras. Nem todo mundo se lembra, mas esta peça já teve seu tempo de glória no final dos anos 90, quando tomou conta das vitrines de algumas capitais do país, sendo colocada em segundo plano pouco tempo depois, perdendo espaço para alguns dos modelos citados no início deste texto.
…….
Origem da Parka
A parka (ou parca) teve como base os casacos feitos pelos esquimós, assim como outra peça muito usada no inverno: o anorake. A diferença entre os dois é bem pequena, sendo o anorake desprovido de uma abertura frontal, enquanto a parka pode ser aberta por meio de botões e/ou ziper. Apesar dessa “inspiração” nos agasalhos do habitantes do ártico, a gênese da parka, como é conhecida hoje, aconteceu no exército na década de 50, mas não demorou muito para que caísse no gosto dos jovens, principalmente dos Mods (já falamos sobre eles aqui) que acabaram ajudando a popularizar o casaco.
…….
Características da Parka Masculina
A grosso modo a parka é um casaco com capuz, mas existem algumas outras particularidades que ajudam a identificar a peça como o comprimento que, na maioria das vezes, vai até a metade da coxa, o cordão na cintura que faz as vezes de cinto, deixando a silhueta acinturada, os dois bolsos que ficam logo baixo e a presença de dragonas nos ombros, lembrando claramente uma peça de indumentária militar.
…….
Variações
Com o tempo a parka, assim como qualquer roupa, foi sofrendo modificações a fim de agradar aos mais diversos públicos. O verde militar e o cáqui deram lugar a uma imensa gama de cores, os materiais, geralmente sarja, gabardine e nylon, abriram espaço para o jeans, algodão, lã e poliéster. O capuz muitas vezes apresenta forro na parte interna e pele nas bordas, mas existem modelos muito mais simples sem nenhum destes aditivos. O método de fechamento que já foi exclusivamente por botões agora pode ter zíper, velcro ou até colchetes e mosquetões!
Dentro destas variações o único item que necessita maior atenção é o volume da roupa. As versões de nylon podem ser secas, com um caimento muito próximo ao corpo ou com enchimento de plumas, como os casacos de alpinistas, estes devem ser evitados por quem está muito acima do peso ou quem não é muito alto, justamente para não destacar nenhuma desta características, a não ser que a pessoa esteja a vontade com elas, o que é um pouco raro.
Outro detalhe que mudou muito durante os anos foi o comprimento, de peças que chegam a passar dos joelhos e outras tão curtas que parecem jaquetas, a parka foi se adaptando para o uso tanto em ambiente urbano, quanto em locais com florestas e neve.
…….
Como usar parka – Escritório
Muita gente, nos dias frios, usa a parka da mesma maneira que um sobretudo ou trench coat, ou seja, por cima do terno e apesar de não ter o mesmo caimento das peças citadas a parka ganha em proteção e funcionalidade graças a seu capuz, seus bolsos e seu conforto.
Combinações mais casuais, mas sem abrir mão da camisa e da gravata, também funcionam bem para quem não necessita de terno, mas precisa de um visual alinhado para o ambiente profissional.
…….
Como usar parka – Casual
A parka é ideal para montar looks casuais com um ar levemente desencanado, aquela mistura de roupas estilosas mas que fazem parecer que quem as usa está completamente a vontade. Jeans combinam muito bem, principalmente se acompanhados de um tênis marcante, contrastando com o casaco, na maioria das vezes neutro. Outra peça que faz um belo par com a parka é a malha, complementando o visual de inverno de um jeito cool!
Detalhes como este acabamento em couro da foto acima deixam a peça ainda mais estilosa, neste caso uma camiseta básica e um jeans bacana bastam.
…….
Veja mais algumas fotos e exemplos:
Cara, essas Parkas com o modelo fur, cheios dos pelinho e tal, é super dificil de achar pra comprar. Achei na Mr & Mrs Italy por R$12.000,00, daí até bateu uma tristeza hahahah
Eliezer,
as vezes aparecem umas na Zara comum preço beeem mais acessível.
Abs.
Nao sei a qualidade presta, mas no AliExpress tem de monte agora.
As resenhas sao positivas de alguns europeus, Vale a pena tentar. Preço bom.
Ricardo, boa noite! Sugiro que informe sobre onde encontrar as parcas mostradas nessa matéria sobre opção de casacos. Alguns sites no segmento de perfume, por exemplo, são postadas resenhas e onde encontrar.
Abraço!
Fernando,
infelizmente a comparação não cabe aqui.
Sites sobre perfumes abordam um produto específico, se a resenha é sobre o Acqua di Gio, por exemplo, nada mais fácil do que encontrar uma loja virtual que tenha esse produto, além disso perfumes são fabricados por anos, o próprio exemplo que eu dei existe desde os anos 80, roupas só duram uma estação, se colocar um link para compra ele não durará 6 meses e se levarmos em consideração que o post é de 2014, hoje nenhum dos produtos indicados poderia ser adquirido.
Também é bom deixar claro que o post não é sobre um produto específico, mas sobre uma categoria de produto, onde usei imagens das mais diversas grifes para poder dar uma referência visual, é possível que muitas delas nem atendam nosso país. O que estou querendo dizer é que o texto é informativo e não se destina a fomentar vendas, para isso teria que sacrificar o conteúdo, eliminar exemplos e limitar referências, tornando o artigo incompleto e para mantê-lo atualizado seria necessário reeditá-lo a cada 6 meses. Eu indico produtos sempre que me sinto confortável e confiante para fazer isso, inclusive em reviews de perfumes, mas nesse caso não realmente, seria possível.
Abs.