Qual é a Diferença Entre Alfaiataria Bespoke, Made to Measure e Ready to Wear

0

O “mundo das modas” é cheio de termos em inglês, francês e outros até inventados que servem para identificar partes de uma roupa, tendências e até a maneira como uma peça é produzida (como o jeans selvedge), mas a alfaiataria faz uso constante de três termos que muita gente não sabe ao certo o significado e que são de suma importância na hora de comprar seu terno: Bespoke, Made to Mesure e Ready to Wear.

Qual é a diferença entre alfaiataria bespoke, made to measure e ready to wear

Ready to wear (pronto para usar ou prêt-àporter)

Trata-se da peça pronta para usar. Você entra na loja, compra a roupa e se quiser já pode sair do estabelecimento vestindo-a. A maioria das lojas trabalha com o ready to wear por sua praticidade, ao mesmo tempo em que o consumidor moderno praticamente não tem mais paciência para mandar fazer uma roupa e esperar para trajá-la.

O que acontece na prática é que depois da escolha do terno sempre há algum ajuste que impede de usá-lo prontamente, isso acontece porque ao tentar fazer uma modelagem que sirva em todo mundo, ela acaba não servindo em ninguém, sempre sobram mangas ou barras das calças, só para citar dois dos ajustes mais comuns, contudo é correto afirmar que os ternos prontos de lojas como a Zara, VR ou Calvin Klein são ready to wear, pois é o mais próximo que se pode chegar desse conceito na alfaiataria.

No caso da alfaiataria, é onde podemos encontrar as peças mais baratas, pois são feitas em grande quantidade e rápido, contudo o caimento fica comprometido.

…….

Made to measure (feito sob medida)

Permite um maior grau de personalização do traje social. Você pode escolher entre os tecidos oferecidos e combinações pré-selecionadas, algumas lojas já tem a peça semipronta e faz ajustes, dentro do possível, baseando-se em suas medidas, deixando o caimento muito mais próximo do seu tipo de corpo.

Hoje até marcas como a Zegna trabalham com roupas made to measure, onde suas medidas são tiradas aqui e os ajustes são feitos em uma peça na Itália, que depois é enviada para cá. Existem também lojas on line que fazem esse tipo de serviço, permitindo customizar o terno ou costume e enviar suas medidas para que sejam adaptados.

É mais caro que o ready to wear, mas os resultados também são bem melhores e muito fáceis de notar.

…….

Bespoke

É a alfaiataria em seu grau mais puro e artesanal. Você visita ou é visitado por um profissional que tira suas medidas cuidadosamente; a escolha do tecido e outros detalhes é feita com consultoria do alfaiate que indica qual é a melhor escolha para atender suas necessidades; pode ser necessário voltar mais algumas vezes no ateliê para o tira-teima, até o caimento ficar perfeito.

Como a alfaiataria bespoke necessita de um contato próximo com o cliente e a produção do traje é demorada, são poucos os profissionais e marcas que atendem dessa maneira, mas esse tipo de serviço ainda é muito procurado por executivos que querem se vestir de maneira impecável e noivos que desejam um terno com visual arrebatador no seu grande dia.

O preço também é mais alto, mas o resultado compensa o investimento, pois se você encontrar um profissional habilidoso é o mais próximo que chegará da perfeição na alfaiataria.

…….

Glossário

O termo bespoke surgiu do verbo “bespeak” ou da frase “be spoken by” que em uma tradução grosseira pode ser interpretado como um traje feito a pedido do ou como dito/ordenado pelo cliente, com as suas especificações pessoais (tecido, tipo de bolsos, corte, medidas, etc.).

Deixe uma resposta