Vale a Pena Gastar Com um Terno ou Costume de Poliviscose?

2

Vale a Pena Gastar Com um Terno ou Costume de Poliviscose?

Ternos e costumes de poliviscose são alternativas mais baratas para os feitos com tecido conhecido como lã fria. Visualmente eles são bem semelhantes, mas apresentam algumas diferenças, sendo a mais relevante a sensação térmica que os dois podem proporcionar.

Acho que não é nenhuma novidade o fato da poliviscose ser um tecido mais quente que a lã fria, mesmo assim há quem vá por essa opção por diversos motivos que abordaremos mais adiante, então se você faz parte desse time é melhor entender melhor o que está comprando, seus benefícios e desvantagens, conhecendo também os outros tipos de tecidos presentes no mercado.

O que é a lã fria

Amostra de tecido de lã fria

A lã fria é feita com uma fibra longa e macia, geralmente obtida do carneiro da raça merino. Suas propriedades térmicas são perfeitas para o traje social, ainda mais no clima brasileiro, pois no verão ela permite ao corpo respirar e barra o calor externo, no inverno ela não deixa o vento frio entrar, te mantendo confortável. Além disso tem toque agradável, boa durabilidade e visual nobre. Não é a toa que se trata de um material caro!

Saiba mais sobre a lã fria aqui.

O que é o poliéster!

Amostra de tecido de poliéster

O poliéster é uma fibra sintética oriunda do petróleo. O tecido desse material é resistente e durável, além de ser barato. Mas as vantagens terminam por aí, o poliéster é bem quente – pois você está vestindo plástico, basicamente – e não tem um toque tão gostoso. Visualmente o poliéster também não agrada, dando a roupa uma aparência barata na grande maioria dos casos.

…….

O que é o tecido de viscose?

Amostra de tecido de viscose

A viscose é uma fibra artificial com origem natural (por isso não é chamada de sintética), ela provem da polpa vegetal e é considerada muito fresca, tanto que é amplamente utilizada em roupas de verão. Seu brilho, maciez e frescor fizeram que ganhasse o apelido de seda artificial, embora não seja tão cara nem tão luxuosa.

Camisa de viscose
Camisa casual de viscose

Os contras da viscose ficam por conta de sua estrutura e durabilidade que deixam a desejar. Roupas fluídas com viscose se saem bem, já peças que exijam uma certa estrutura e caimento não são as mais indicadas para uso desse tecido.

…….

O que é a poliviscose?

Amostra de tecido de poliviscose

A poliviscose é a mistura das duas fibras que ficam explicitas no próprio nome. O poliéster entra com a durabilidade e estrutura, enquanto a viscose entra com a maciez e frescor. Na teoria é ótimo, na prática, nem tanto.

O resultado fica no meio do caminho: um tecido que esquenta mais que a lã fria, mas não tanto quanto o poliéster. Visualmente a poliviscose passa no teste, parece bastante com a lã fria, contudo, com o passar do tempo, apresenta um desgaste diferente, ganhando uma aparência um pouco “cansada”.

…….

Por que algumas pessoas optam pela poliviscose

Terno de poliviscose

No caso da alfaiataria a diferença de preços fala alto, afinal raramente é possível encontrar um traje social de lã fria abaixo de dois salários mínimos. Veja bem, não disse que não há, mas é bem incomum, entretanto em outlets ou promoções podem surgir bons negócios para quem faz questão da lã fria.

Por outro lado o terno de poliviscose é bem mais barato, existem lojas vendendo um traje desse tipo por meio salário, claro que aqui não estamos entrando em detalhes como caimento e acabamento, mas fica óbvio que a poliviscose acaba sendo a escolha de quem tem pouco dinheiro e muita necessidade de roupa social.

Embora alguns “especialistas” de moda masculina façam cara feia quando alguém diz que vai comprar uma peça de alfaiataria feita dessa mescla de fibras, eu entendo completamente essa necessidade e a falta de condições de ter algo de maior qualidade com os preços praticados pelo mercado.

…….

Na hora de comprar seu terno de poliviscose

Sabendo que você não está levando o traje mais caro do mundo é bom prestar atenção no acabamento, muitas marcas usam como desculpa o tecido mais barato para entregar roupa mal feita, mas uma coisa não está ligada a outra, dá para comprar um terno de poliviscose com acabamento caprichado, é só pesquisar bem antes de bater o martelo.

Composição do tecido – mix de fibras

Outra coisa importante é prestar atenção na etiqueta, coisa que não me canso de falar aqui. Veja a composição do tecido, quanto mais poliéster, mais quente. Geralmente a fórmula padrão é algo entre 65% e 70% poliéster e o restante viscose, mas existem costumes por aí com mais de 80% poliéster, o que provavelmente vai te fazer passar um calorão.

Aliás, se você vai comprar seu primeiro terno e tem dúvidas a respeito não deixe de assistir este vídeo aqui.

…….

Composição do tecido do forro – Fique atento!

Forro de poliviscose para terno

Outro elemento crucial é o forro por também ser responsável pela retenção do calor corporal. O forro de viscose (também chamado de rayon) é o mais fresco; o de poliviscose esquenta mais; o de poliéster é o menos recomendado e eu nem preciso dizer o porquê.

Existem também paletós e blazers com meio forro e até sem forro, o que também pode te deixar mais fresco. Se você quer saber mais sobre eles, clique aqui.

…….

Agora vamos voltar a pergunta inicial:

Vale a pena gastar com um terno ou costume de poliviscose?

Se você tem verba para comprar um traje de lã fria, nem tem o que discutir, o resultado é melhor na maioria dos quesitos. Se o preço da alfaiataria feita com lã fria fosse próximo ao da poliviscose eu diria para nem perder tempo com a segunda opção, o problema é que não é!

Contudo a poliviscose pode ser aceitável se alguns fatores contribuírem para seu uso, como por exemplo: morar em uma cidade não muito quente, trabalhar em um local com boa climatização ou até mesmo usar terno e gravata esporadicamente, permitindo que você possa fazer um sacrifício de vez em quando e passar um pouco de calor.

Como já disse anteriormente, o poder aquisitivo conta muito e o homem que usa roupa social diariamente nem sempre pode se dar ao luxo de gastar o preço de uma TV de 50 polegadas em um único traje. Lembre-se que ainda são necessários sapatos, camisas e gravatas para completar.

Como solução paliativa acho a poliviscose bem aceitável: visualmente cumpre seu papel, tem durabilidade e não é tão quente. Mas acho interessante, a longo prazo, pensar em fazer um pé-de-meia para adquirir um costume de lã fria, se isso for monetariamente possível, claro!

…….

Em tempo:

Terno de linho com aparência mais rústica.

Existem outros tecidos utilizados na hora de confeccionar um terno como linho, algodão, lã ou rami – esse último mais raro, mas muito utilizado na Ásia. Não abordei esses tipos, porque eles são mais casuais, raramente alguém compra um traje de linho para usar em um escritório de advocacia

…….

Leitura recomendada:

Lã Fria: o Que é Esse Tecido e Porque é Ideal Para Ternos e Costumes

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Ricardo! Acrescento aqui uma opção interessante. Tenho dois costumes em “poillã”, uma mistura de 50% de poliéster e 50% de lã fria, com o adicional de ter o forro 100% em acetato. Te digo que cumprem muito bem o seu papel. Não vejo mais essa mescla de tecidos em costumes, mas para quem usa diariamente como eu, garanto que a lã fria acima do fio super 120 já não aguenta o tranco. Tenho costumes de lã fria de excelente qualidade cujas calças “esgaçaram” em pouquíssimo tempo em razão do desgaste por conta de movimento e etc.

    • O poliéster com lã era uma alternativa interessante a poliviscose, principalmente com o forro de acetato, que é mais fresco que o poliéster e seca rápido, infelizmente não vejo um terno assim há muito tempo, vou até pesquisar a respeito para saber se alguém ainda trabalha com esse material.

      Realmente a lã fria acima de 120 é muito fina e delicada, principalmente para quem se movimenta muito no trabalho. Costume 180 é aquela para guardar para casamentos e formaturas. Talvez agora com a mistura com elastado durem mais por conta da elasticidade.

      Abs.

Deixe uma resposta