Lã Fria: o Que é Esse Tecido e Porque é Ideal Para Ternos e Costumes

1

Homem usando terno de lã fria marinho com xadrez window pane laranja

Sempre que surge algum perito em moda masculina falando de roupa social você pode apostar que vai ouvir falar mais cedo ou mais tarde em lã fria. Realmente o tecido é a melhor opção para quem vai comprar um traje formal, seja ele um terno ou costume.

Quem é marinheiro de primeira viagem fica automaticamente com várias interrogações na cabeça: “Como pode existir uma lã fria? Se é fria, como faço no inverno? Não posso trocar por outro tecido?”

Vamos às explicações…

O que é o Tecido de Lã Fria e Porque é Ideal Para Ternos e Costumes

Amostra de tecido de lã fria com padrão pin stripe (ou risca de giz)

A lã fria é um tecido feito de lã super fina de carneiro, uma das mais apreciadas é a lã de merino australiano, uma raça de carneiros originada a partir do cruzamento de diversas variações de merino da Europa.

A fibra natural macia e comprida é considerada excelente para produção de roupas, criando um tecido que permite ao corpo respirar e, ao mesmo tempo, não deixa entrar frio ou calor, servindo de isolante térmico, é por esse motivo que a lã fria é indicada tanto para o verão quanto para o inverno.

Só para você ter uma ideia os beduínos atravessam o deserto usando lã fria! O local é perfeito para atestar as propriedades desse material, pois durante o dia as temperaturas são altíssimas e a noite caem para próximo a zero!

No traje social masculino

Homem usando terno cinza com xadrez window pane amarelo

Além de tudo já dito, a lã fria também tem uma boa estrutura para fazer trajes sociais, gerando um caimento extremamente satisfatório e elegante. O material vem em diversas opções de espessura, dependendo do comprimento do fio, é aí que entram o notórios “supers” que você vê nas vitrines das lojas de roupa social masculina. Mas como funciona essa denominação?

Um super 80, por exemplo, é o tecido de lã fria mais grosso porque foi feito com um fio curto, então é necessária uma maior quantidade de fios para executar a tessitura, enquanto que um super 180 tem fio bem mais longo gerando um tecido leve com menos fios por metro. No meio do caminho temos super 100, 120, 140, 160, indo até o super 200, finíssimo e com toque extremamente suave.

O conforto térmico, toque agradável, estrutura e aparência nobre fazem desse tecido a escolha ideal para sua roupa social, embora hajam outros que também são utilizados para costumes, como o linho e o algodão, que também são fibras naturais, nenhum deles reúne as mesmas características.

Custo benefício da lã fria

Alfaiate cortando tecido para terno

Na questão do custo-benefício nos ternos de lã fria, a melhor opção é o super 120, pois faz um traje fresco por um bom preço, além de ter uma estrutura fácil de trabalhar. Um super 180, por exemplo, além de bem caro, é mais fino e leve, necessitando um trabalho extremamente competente do alfaiate para conseguir o caimento ideal e boa estrutura, impactando também no valor da mão de obra.

Cores, texturas e padrões

Amostra de tecido de lã fria marinho com xadrez window pane azul claro

O tecido de lã fria se apresenta em diversas cores, texturas e padrões, cabe a você escolhê-lo de acordo com suas necessidades, local de uso, clima, dress code, etc. Para começar o melhor é investir nos clássicos lisos, como o azul marinho e o cinza grafite.

…….

Dúvidas comuns sobre lã fria

Mas e os tecidos sintéticos no lugar da lã fria? Não pode?

Poder, até pode, mas você tem que se preparar para o calor que vai sentir. O poliéster é barato, mas muito quente e tem aquela cara artificial que não valoriza o traje; a poliviscose – mistura de fibra de poliéster com viscose (feita de polpa de árvore) – é mais fresca e bonita, contudo não se compara com a lã fria, ganhando apenas no quesito preço.

Comprei um terno de lã fria mais ainda sinto muito calor!

Isso pode estar acontecendo porque: (a) você é um sujeito que sente calor normalmente e pode crer que se fosse poliéster seria ainda pior; (b) sua cidade é escaldante; (c) o forro do seu terno é de poliéster, então não adianta muito ter um tecido externo de qualidade, pois o calor de seu corpo está sendo retido, se fosse de raiom (um tipo de viscose) ou seda seria bem diferente!

Vale a pena comprar um terno ou costume de lã fria ou mandar fazer?

Depende do seu orçamento, se tiver condições de contratar um bom alfaiate e comprar bom tecido vai ter uma roupa social impecável, caso contrário, opte pelo traje pronto mas atente para a qualidade dos materiais e do acabamento da peça, um traje pronto pode ter bom caimento ou necessitar apenas de alguns ajustes por uma fração do preço do sob medida.

Aliás, vale ressaltar que não é tudo igual, uma tecido de lã fria de um bom lanifício italiano é bem melhor do que um genérico, é por isso que você vai pagar caro por algo com a etiqueta Zegna, Loro Piana ou Vitale Barberis Canonico, só para citar alguns.

Como cuidar? Pode lavar na máquina?

Cuide com carinho de sua roupa de lã fria, se acontecer de sujar, leve para lavar a seco, o tecido não é do tipo que encara uma máquina de lavar roupa e sai intacto. A lavagem a seco em uma lavanderia especializada vai tirar qualquer sujeira ou odor sem agredir as fibras finíssimas, garantindo vida longa a sua roupa.

Não é uma boa usar o mesmo terno ou costume todo dia, o melhor é deixar a roupa descansar 24h, vestindo outro terno nesse meio tempo, assim se houver alguma umidade corporal ela pode secar e as fibras podem voltar ao lugar. Dessa maneira você vai fazer seu traje durar bem mais.

O que pode ser feito desse tecido na moda masculina?

Além do terno e do costume você pode, comprar peças como calças sociais, coletes, blazers, casacos, jaquetas e até bermudas desse tecido, ela não se limita ao traje completo ou a roupas extremamente formais, só para exemplificar, eu tenho um cachecol feito de lã super 120.

…….

No nosso Instagram tem dezenas de fotos com exemplos de como usar um traje social perfeito. Você já segue o Canal Masculino no Instagram?

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta