Veludo Cotelê: Veja as Peças Masculinas em Destaque Com Esse Tecido

4

O veludo cotelê é um tecido completamente ligado ao inverno, pois sua textura proporciona um visual aconchegante e levemente rústico, remetendo imediatamente a jaquetas e casacos curtos quentes e aconchegantes.

A principal característica desse tipo de tecido é o relevo formado por listras altas e baixas, formando nervuras (côtelé, em francês) que o tornam mais interessante e um pouco mais “bruto” em comparação ao veludo liso padrão.

Essa textura, como conhecemos hoje, surgiu no século XIX, em Manchester, é por esse motivo que em algumas regiões da Europa esse material ainda seja chamado de “Manchester”.

O veludo cotelê é considerado um tecido nobre, com a Itália, como sempre, se destacando na produção de material de alta qualidade. Fora desse panorama temos o veludo 100% algodão, blends de algodão com outras fibras sintéticas e misturas de poliamida, poliéster e elastano. É claro que os mais apreciados são aqueles feitos de puro algodão, embora sejam também mais caros.

Veludo Cotelê: Veja as Peças Masculinas em Destaque Com Esse Tecido

Como já dito acima, ele é muito conhecido por estar presente em casacos e jaquetas, mas será que é só isso? Nesse artigo vamos mostrar as opções em modas masculina com veludo cotelê como principal matéria-prima.

1 – Blazers masculinos de veludo cotelê

Blazer de veludo cotelê sobre camisa branca com listras azul marinho e gravata grenadine azul marinho.

Na verdade nós temos blazers de veludo cotelê e também o que os americanos chamam de sport jacket, que é uma peça mais casual, como esse acima, com bolsos tipo patch. Ambos são itens interessantes do guarda-roupas masculino, embora o blazer seja ligeiramente mais formal. A diferença é sutil, como você pode ver nessa minha foto abaixo:

Look do autor: blazer marrom café sobre camisa de chambrê azul claro, jeans escuros e botas lace to toe marrom pinhão.

No inverno a peça é bem versátil e permite a combinação com a maioria dos tipos de calças masculinas. Você pode criar combos casuais com malhas e botas ou fazer combinações mais elegantes com camisa, gravata e sapato social. Eu preferi um meio a meio, mesclando estilos.

…….

2 – Jaquetas masculinas

Jaqueta trucker marrom sobre camiseta branca e jeans estonados claros.

Jaquetas trucker de veludo cotelê não são nenhuma novidade, você já deve ter visto pleo menos meia dúzia delas nas vitrines neste inverno. A peça oriunda do workwear americano ganha uma pegada mais invernal e comfy por causa do tecido.

Jaqueta bege de veludo sobre camiseta branca e calça chino azul noite.

Outros modelos como a barracuda (foto), aviador e coach também ganham um ar mais interessante quando feitas de veludo cotelê. O tecido pode deixar a peça mais volumosa e você mais encorpado.

…….

3 – Camisas de veludo cotelê

Camisa cinza de veludo cotelê com jeans claros rasgados logo abaixo do bolso esquerdo.

Elas podem ser usadas diretamente sobre a pele ou sobrepondo uma camiseta ou malha e são ótimas para a estação porque protegem do frio e retém o calor corporal.

As mais grossas podem ser tão quentes quanto uma jaqueta de sarja, as finas podem compor um look de meia estação ou de frio ameno

Camisa de veludo cotelê marrom sobre camiseta branca básica acompanhada de jeans estonados e tênis brancos.

Os jeans são companheiros perfeitos para esse tipo de camisa, mas nada te impede de fazer um combo mais sofisticado com calças chino e blazer de lã, com um belo Oxford de camurça nos pés.

…….

4 – Overshirts de veludo cotelê

Overshirt marrom caramelo sobrepondo camiseta de listras pretas e brancas e jeans escuros.

A overshirt está no meio do caminho entre a jaqueta e a camisa, é uma excelente peça casual para o inverno e, como não poderia deixar de ser, tem suas versões em veludo cotelê muito apreciadas pelos homens.

Camisa de veludo verde fazendo tom sobre tom com a camiseta verde escuro, seguida de jeans de tom médio e tênis brancos.

As composições mais simples, com jeans, camiseta e tênis, são facílimas de fazer, só não perca muito tempo tentando fazer algo muito sério, esse não é o intuito da overshirt, então abrace o casual!

…….

5 – Coletes de veludo cotelê

Colete de veludo cotelê sobre camisa branca e gravata xadrez de cores contrastantes, acompanhada por calça de alfaiataria preta com riscas claras
Não faça como o cara da foto, lembre-se de deixar o último botão do colete sempre aberto!

Geralmente são feitos com tecido de nervuras bem pequenas, só distinguíveis de perto. Muito apreciados por quem gosta de um visual mais refinado ou aqueles ligados no look retrô, esse tipo de colete vem para dar um ar mais confortável e invernal para a alfaiataria.

Podem ser combinados com calças de lã fria e camisas sociais para o trabalho ou alguma ocasião mais solene, mas também ficam incríveis com dark jeans e uma camisa de xadrez bem discreto se o momento pede algo descontraído e estiloso.

…….

6 – Calças masculinas

Calça verde claro de veludo cotelê combinada com jaqueta jeans escura e bota de couro marrom claro.

São pouco usadas no Brasil devido ao nosso clima, mas podemos aplicar isso também a outras peças desse tecido, pois o veludo cotelê invariavelmente é quente! O que acontece é que o brasileiro sempre espera uma versatilidade de suas calças que nem sempre é cobrada dos itens usados acima da cintura, você deve ter uma camisa para frio, mas não tem calça para a mesma ocasião, provavelmente usa o mesmo jeans de sempre, acertei?

Calça de veludo cotelê marinho combinada com blazer marrom e suéter algyle sobrepondo camisa listrada e gravata marinho.

O fato é que as calças de veludo podem trazer uma textura bem interessante para seu visual, só é preciso saber colocar elementos acima da cintura que chamem atenção para que o olhar não se fixe na calça, caso ela esteja se sobressaindo.

…….

Curiosidades:

  • Embora seja um tecido quente, o veludo liso foi criado em aproximadamente 200 DC, no Egito;
  • Em inglês o cotelê é chamado de corduroy, que dizem vir da expressão em francês “cour du roi” ou “corte do rei”, pois o tecido vestia os vassalos, mas não o rei, que preferia a caríssima seda;
  • Por ser um material têxtil mais popular ficou conhecido como veludo dos pobres, contudo, atualmente sua versão de algodão puro é bastante apreciada por grifes de todo o mundo.

…….

Opinião do autor:

Uma das coisas que eu mais gosto nesse material é o fato de adicionar uma camada mais casual ao traje, mas também poder deixá-lo mais sofisticado, dependendo da combinação de peças e cores. Também acho incrível a maneira como as renhuras mais grossas levam o look para o rústico e as mais finas para o sofisticado. Tomara que a apreciação pelo veludo cotelê cresça e conquista mais o gosto masculino, pois pouco se vê hoje desse tecido que faz tanto sucesso nos anos 70 e 90.

4 COMENTÁRIOS

  1. Há algum tempo eu procuro uma jaqueta trucker em veludo cotelê mas tenho dificuldade em achar. Sempre que acho uma ela tem aquele forro sherpa nas lapelas, mas eu quero uma trucker padrão, sem sherpa ou outras variações nas costuras e bolsos. Ôh coisa difícil de achar, o pessoal sempre quer inventar variações para se destacar e o básico é esquecido.

Deixe uma resposta