15 Dicas de Estilo Para Homens Muito Magros

28/05/2016 15 Comentários por

Estilo para homens muito magros

A gente acha que só os gordinhos e os baixinhos tem dificuldades para se vestir, mas as dicas de estilo para homens muito magros são fundamentais para quem que não tem um físico lá muito avantajado e quer usar suas roupas para parecer mais encorpado e proporcional. Veja abaixo as dicas do Canal Masculino para aproveitar o melhor da moda, mesmo sendo bem magrinho:

1 – Jogue o volume para parte de cima

Estilo para homens muito magros - volume em cima

Provavelmente você quer ter um tórax grande e braços mais grossos, então jogue as peças mais volumosas para cima, elas vão deixar sua silhueta triangular e deixar seu corpo mais imponente.

Dica adicional: entre engrossar suas pernas e aumentar seu tronco, prefira a segunda opção, com o dorso mais volumoso seu corpo parecerá maior e não sobrará muita atenção para a parte de baixo, o contrário, entretanto, deixa sua silhueta desproporcional, destacando braços e ombros finos.

Quando usar: inverno e meia estação, no verão as roupas volumosas vão te fazer passar calor.

…….

2 – Corte a silhueta para horizontalizá-la

Estilo para homens muito magros - silhueta fatiada

Usar looks monocromáticos não é uma boa escolha, pois seu corpo vai alongar ainda mais. Jogue com as cores, combine as contrastantes, não dispense o cinto e dobre as barras da calça.

Dica adicional: Uma camisa para fora da calça e mostrando seu padrão por baixo de uma malha (foto) também ajuda muito. Peças que possuem costuras em sua extensão (como uma calça biker) acentuam o visual horizontal.

Quando usar: esta dica vale para o ano inteiro, no verão você tem menos peças, mas pode fazer uso de um cinto em cor contrastante, uma camisa manga curta ou uma barra dobrada/curta  para criar esse efeito.

…….

3 – Use roupas estruturadas

Estilo para homens muito magros - roupas estruturadas

Blazers, casacos e jaquetas que tenham bom volume na área dos ombros são uma boa escolha para beneficiar seu físico e alargar o tórax. Tome cuidado com ombreiras grandes e exageradas, elas tem o efeito contrário, ressaltando sua magreza.

Dica adicional: jaquetas de couro ou as tipo trucker também ajudam nesse quesito, até mesmo algumas camisas jeans e casacos de sarja conseguem aumentar seus ombros.

Quando usar: no caso do blazer, pode ser o ano inteiro, já as jaquetas são mais indicadas para o outono e o inverno.

…….

4 – Prefira cores claras

Estilo para homens muito magros - cores claras

Cores escuras emagrecem, isso não é novidade para ninguém, portanto a escolha de peças mais claras, pode ser mais um recurso para dar uma disfarçada na magreza, sobretudo na parte de cima do look.

Dica adicional: no inverno não tenha vergonha de optar por malhas, casacos ou jaquetas nas cores cinza claro, areia, bege, castor, azul claro, branco e caramelo. Eu sei que o frio acaba influenciando na escolha por cores escuras, mas isso não é uma regra!

Quando usar: o ano inteiro, só abandone esse recurso no trabalho (muito) formal e em eventos noturnos que peças roupas mais sóbrias.

…….

5 – Caimento: nem skinny, nem loose fit

Estilo para homens muito magros - Caimento

Roupas muito apertadas vão marcar e ressaltar seu corpo, as muito largas vão fazer parecer que você está perdido dentro de tanto tecido. Nas calças, o corte slim, ajustado, mas não colado, é moderno e vai te fazer ganhar um pouco de volume. Se você é magro mas tem ossos grandes pode arriscar um corte reto também. No caso das camisas, procure as que tem tecidos encorpados (tem mais sobre isso abaixo).

Dica adicional: No caso dos ternos, o melhor é optar pelos slim fit, a estrutura do paletó vai garantir um visual imponente e os tradicionais sobram demais no corpo de quem é muito magro.

Quando usar: em qualquer época do ano essa dica pode ser aproveitada, mas no inverno os casacos não precisam ser tão colados no corpo, aliás, você pode usá-los para ganhar volume já que é mais do que esperado que não haja tanta exposição do corpo assim.

…….

6 – Acessórios podem ajudar

Estilo para homens muito magros - acessórios

Um cachecol pode disfarçar um pescoço muito fino, pulseiras fazem o mesmo com seus pulsos, uma bela gravata no costume chama atenção para seu rosto e tira o olhar das pernas. Saber usar os acessórios pode ser uma maravilha se você pensar a respeito do efeito que eles estão tendo no look, ou seja, nada de usar só por usar, aproveite para fazê-los te beneficiarem!

Dica adicional: não pense que uma gravata mais larga vai te deixar mais encorpado, muito pelo contrário, vai servir de referência para mostrar o quão magro você é, logo, as slim são a opção ideal.

Quando usar: o ano inteiro, é só adequar o acessório a estação, mesmo um cachecol pode ser trocado por uma echarpe bem leve e usado em um dia com uma temperatura ligeiramente mais baixa. Pulseiras, relógios, chapéus e gravatas valem para os 365 dias!

…….

7 – Estampas e padrões também influenciam

Estilo para homens muito magros - estampas e padrões

Aqui vale um aviso: os padrões não se comportam da mesma maneira para pessoas magras e altas e magras e baixas. No mundo dos magrinhos a altura também conta, e muito! O cara alto vai se beneficiar de estampas grandes, como o xadrez madras que fez muito sucesso há alguns anos e continua por aí, mas se você é baixo e magro o xadrez grande pode te deixar mais mirrado, neste caso eu aconselho um padrão médio ou pequeno,  a referência visual que eles darão ao seu corpo não vai ressaltar o que você quer disfarçar. Outro padrão que cai muito bem nos magrinhos é o listrado, desde que seja o horizontal, pois o vertical afina demais tronco e pernas.

Dica adicional: abuse do listrado estilo navy que está em alta há anos e faz um visual casual, moderno e descolado. No terno, o xadrez Príncipe de Gales e o window pane são uma aposta certa. Falando em camisetas, as com estampa frontal grande são OK, pode usar numa boa!

Quando usar: por se tratarem de padrões e estampas, não há muita sazonalidade aqui, use quando der na cabeça, apenas tenha bom senso no ambiente de trabalho quando escolher algo muito descontraído, nem sempre é adequado.

…….

8 – Efeitos e lavagens devem alargar

Estilo para homens muito magros - jeans

Os jeans escuros tendem a emagrecer, já os lavados, com efeitos como o “bigode de gato”, tendem a engrossar as pernas. Desgastes em jaquetas de denim ou sarja também podem surtir o mesmo efeito, ou seja, alargar ombros e tórax.

Dica adicional: calças com joelhos rasgados, bolsos cargo e costuras com pespontos horizontais aparentes ajudam a criar volume e cortar a silhueta.

Quando usar: quando tiver oportunidade! ; )

…….

9 – Texturas dão volume

Estilo para homens muito magros - texturas

Roupas de lã, malhas, jeans e até mesmo camisetas de algodão mescla ajudam a avolumar o corpo, essa é uma vantagem de tecidos que apresentam alguma textura, o mesmo vale para calça de alfaiataria, casacos de lã e jaquetas de tweed.

Dica adicional: se você souber coordenar essas texturas é ainda melhor. Veja o caso da sobreposição acima, tanto o jeans quanto a jaqueta de malha mescla ajudam a criar a ilusão de volume.

Quando usar: vale para o ano todo, mas as sobreposições ficam mais para o inverno, claro. No trabalho aplique a dica, mas prefira peças mais classudas, investindo em alfaiataria, se possível.

…….

10 – Dobras engrossam

Estilo para homens muito magros - barra dobrada

Dobrar a barra da calça pode ajudar a quebrar a silhueta, deixando-a mais horizontal. Dobras nas mangas podem engrossar os braços, mas se você tem pulsos finos, lembre-se de usar pulseiras e relógios para compensar.

Dica adicional: além de criar uma silhueta horizontalizada, as dobras podem engrossar pernas e braços, mas cuidado para que elas não fiquem grandes a um ponto desproporcional e exagerado para seu corpo.

Quando usar: todos os dias e, no caso das camisas, principalmente no calor! No caso das calças, evite em situações onde seja exigido um grau de elegância maior.

…….

11 – Vista-se em camadas

Estilo para homens muito magros - camadas ou layering

A ideia é criar volume na parte de cima (veja o item 1), mas isso não precisa ser feito com uma única peça, sobrepor itens para criar um look perfeito é uma arte que pode te beneficiar de várias maneiras. Já demos dicas de como se vestir em camadas, é só clicar aqui para ficar por dentro.

Dica adicional: aproveite as camadas para jogar também com estampas, texturas, padrões e tecidos que vão aumentar ainda mais seu tronco e pernas.

Quando usar: no verão as combinações ficam mais restritas, mas podem ocorrer se você usar peças bem leves e abusar de tecidos com fibras naturais, no inverno a coisa melhora e a quantidade de combinações é limitada apenas por aquilo que está no seu guarda roupas e sua criatividade.

…….

12 – Roupas com relevo vão criar volume

Estilo para homens muito magros - roupas com relevo

No seu guarda roupas tem algum tricô do tipo cable knit? Se a resposta é positiva, pode abusar da peça, este tipo de malha contribui demais com quem é muito magro, mas não para por aí, podemos citar as jaquetas doudoune e as de matelassê, além dos itens (calças, coletes, jaquetas e camisas) com bolsos cargo.

Dica adicional: este tipo de roupa, apesar de volumosa, pode ser usada para um look em camadas, essa é a vantagem de ser magrinho. Só mantenha o olho crítico, mais uma vez, para os excessos.

Quando usar: neste caso estamos falando de roupas mais apropriadas para o inverno, mas jaquetas militares e calças cargo podem dar as caras no outono ou na primavera.

…….

13 – Tecidos encorpados

Estilo para homens muito magros - tecidos encorpados

Jeans, linho, lã, tricô, oxford nas camisas, piquê nas polos e couro nas jaquetas e coletes, são materiais ideais para te deixar mais encorpado.

Dica adicional: tecidos de fibra orgânica, além de tudo, deixam o visual mais refinado, contribuindo também para um look sofisticado.

Quando usar: linho, chambray, oxford e piquê dão conta do verão, enquanto couro, lã e jeans vão te proteger no frio. Para trabalho escolha os mais alinhados como o oxford e a lã.

…….

14 – Calçados a ser usados ou evitados

Estilo para homens muito magros - calçados

Os de bico fino até podem alongar as pernas, mas da mesma forma alonga e emagrece. Prefira os bicos redondos em calçados mais parrudos, sejam eles sapatos ou tênis. Botas podem ser uma boa ideia para esconder canelas finas e não deixar a barra da calça solta em demasia.

Dica adicional: os tênis de cano alto tipo “skatewear” geralmente mais encorpados, feitos de couro e forrados podem aparentar que estão engolindo suas pernas se você está de bermuda, quando isso acontece você deve tentar um modelo de calçado que não tenha tanta “massa” ou experimentar um meia que ajude a deixar a canela mais proporcional ao calçado.

Quando usar: as botas são indicadas para o inverno e as de meio cano (tipo desert boots) podem dar certo na meia estação, os tênis vão bem o ano inteiro, dependendo mais do seu gosto e estilo.

…….

15 – Cuidado para não passar da conta!

dicas-roupas-homens-magros-estilo-15

Sair de casa parecendo uma arvore de Natal ou o monstro de marshmallow do filme “Os Caça Fantasmas” só para ganhar algum volume corporal não é uma opção, se for para usar algum recurso para não parecer tão magro, que seja um que te deixa estiloso! Uma coisa que não é bacana é parecer um pirulito, com tudo amontoado em cima e ter apenas duas perninhas finas descendo até o sapato! Tente respeitar as proporções pata não gerar um resultado muito artificial que seja fácil de detectar.

Dica adicional: antes de sair de casa examine sua combinação, veja se não tem nada sobrando ou se algo soa forçado, caso apareça a dúvida, tire a roupa e analise o resultado.

…….

Repassando os principais pontos:

  • Adicionar volume com roupas é OK, mas é importante respeitar as proporções;
  • Quem é muito magro deve tentar criar uma silhueta horizontalizada para parecer encorpado;
  • Roupas estruturadas deixam ombros e tórax largos;
  • Cores claras engordam, então se joga nelas;
  • Corte tradicional deixa pano sobrando, o skinny destaca a magreza, então o slim fit é a solução;
  • Acessórios chama atenção para as partes certas e também podem adicionar volume, use-os sempre que puder;
  • A ilusão de ótica é sua melhor amiga, use estampas e padrões para te favorecer;
  • Assim como as estampas, as lavagens de tecidos como o jeans podem engrossar pernas e deixar o tronco mais largo, use isso a seu favor;
  • Texturas são uma maneira fácil de ganhar volume, combine-as se quiser um resultado mais eficiente;
  • Dobras nas camisas e calças também quebram a silhueta e dão um ar descolado para o look;
  • Se uma peça não é suficiente para dar volume, apele para a combinação em camadas;
  • Roupas com enchimento e relevo são ideias para deixar você mais encorpado;
  • Tecidos naturais cooperam com um visual melhor e são mais sofisticados e estilosos, mas mais importante é seu volume no look e sua textura;
  • Evite calçados bico fino, prefira os redondos e tome cuidado com os muito parrudos, eles podem ajudar ou prejudicar, tem que saber usar;
  • Nuca é demais avisar sobre os excessos, você deve sempre respeitar as proporções para um resultado natural.

…….

Roupas e acessórios para homens muito magros: nossas sugestões

Eis algumas peças que você pode considerar manter em seu guarda roupas ou colocar em sua lista de compras:

dicas-roupas-homens-magros-estilo-casacos-jaquetas

Jaquetas e casacos – Casaco chesterfield, jaqueta perfecto, jaqueta doudoune, duffle coat, jaqueta de nylon em matelassê, jaqueta jeans, bomber jacket, blazer de lã, varsity jacket, jaqueta militar, pea coat, parca e qualquer uma com forro volumoso. Elas são tão boas que, em muitos casos, dispensam sobreposições, sobretudo as com forro ou tecido espesso.

…….

dicas-roupas-homens-magros-estilo-camisetas

Camisetas – com tecido de mescla e listras, manga longa com listras, com estampa grande, mas não exagerada, henley com detalhes (que na verdade é uma camisa!), mescla com estampa, clara com chest stripes. O caimento ideal é ajustado, mas não apertado, listras horizontais e texturas são bem-vindas.

…….

dicas-roupas-homens-magros-estilo-camisas

Camisas – chambray claro, jeans com lavagem nos ombros e peito, oxford mais encorpada, polo com listras no peito, com xadrez médio e de linho. Detalhes como dragonas nos ombros podem ajudar a fazer os ombros parecerem maiores. Privilegie tecidos encorpados, como o linho, jeans e chambray.

…….

dicas-roupas-homens-magros-estilo-ternos-costumes

Ternos e costumes – costume slim fit marrom camelo, costume cinza médio, costume cinza Príncipe de Gales, costume marinho window pane, (paletó de) costume de lã para inverno. Como você não tem problemas com cores claras pode optar por trajes nas cores cinza médio, bege, camelo e cinza claro para uso diurno. A noite pode dar uma incrementada com um padrão window pane ou Príncipe de Gales, por exemplo.

…….

dicas-roupas-homens-magros-estilo-coletes

Coletes -nylon com forro, alfaiataria com xadrez Príncipe de Gales, doudoune, de sarja tipo militar, de alfaiataria com xadrez window pane, de lã com forro e enchimento. Todos ajudam a dar mais volume, mas os esportivos de nylon são os melhores. Os de jeans e sarja também entram na conta.

…….

dicas-roupas-homens-magros-estilo-calcas

Calças e bermudas – Jeans com lavagem clara e bigodes de gato, biker, clara com as barras dobradas, com os joelhos rasgados, cargo flat e bermuda cargo. As de jeans podem ter lavagens como o bigode de gato e rasgos horizontais, isso ajuda a quebrar a silhueta, assim como a dobra na barra, as cargo ajudam a engrossar as pernas.

…….

dicas-roupas-homens-magros-estilo-tenis-botas-sapatos

Sapatos, botas e tênis – bota de couro, bota estilo worker, brogue de bico redondo, tênis Vans de cano alto, tênis Adidas de couro forrado, tênis Converse cinza mescla, monk strapa de bico arredondado, mocassim de camurça e mais para acompanhar e disfarçar a canela fina. Para os sapatos sociais ou casuais prefira os de bico redondo ou arredondado, tênis parrudos podem ajudar, mas não podem contrastar demais com quem tem canela fina, nesse caso uma meia descolada pode ajudar.

…….

dicas-roupas-homens-magros-estilo-acessorios

Acessórios masculinos – cachecol de lã, echarpe leve, chapéu Fedora, combinação de pulseiras, pulseira náutica, pulseira de couro caramelo, relógio com pulseira de aço, relógio esportivo com pulseira de couro, gravata xadrez, gravata com textura, gravata com estampa, gravata de crochê com listras horizontais, gravatas borboleta com padrão. Os cachecóis ajudam a engrossar o pescoço, as pulseiras e os relógios fazem o mesmo com os pulsos e as gravatas ajudam a chamar atenção para o rosto e peito.

…….

Nota

É importante ressaltar que as roupas mencionadas são indicadas para quem é realmente muito magro, se você se acha magro demais só porque não tem o corpo malhado ou tem só pernas finas e um tronco largo, provavelmente está exagerando e consegue vestir 90% das coisas que encontra nas lojas, logo, essas dicas de estilo para homens muito magros não vão surtir muito efeito.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

15 Responses to “15 Dicas de Estilo Para Homens Muito Magros”

  1. WILSON SOUZA says:

    Olha isso sim que é uma aula completa, parabéns pelo post, foi um ótimo trabalho!

    Wilson de Souza / São Paulo

  2. Guilherme says:

    Ricardo, amei as dicas. Sou alto e magro e não sou ombrudo, tenho ombros franzinos. A única coisa que fiquei na dúvida são os coletes: alguém que não tem ombros largos com colete fica mais magro ainda, no meu caso por exemplo nunca deu certo, ainda mais nos magros não musculosos.
    Um pedido : que tal um post para os homens que não são gordos mas tem uma barriguinha?

    • Ricardo says:

      Olá Guilherme, tudo bem?
      Uma maneira de não deixar que o colete diminua seus ombros é usando blusa de lã ou moletom ou uma camisa com tecido mais espesso e que tenha algum padrão que chame atenção, uma escolha ruim é usar colete com manga curta sendo muito magro e tendo ombros pequenos, aí não dá!
      Abs.

  3. PH says:

    Rapaz, isso que eu chamo de uma matéria completa! Mais uma vez, parabéns pelo trabalho. Este site já se tornou referência em moda masculina pra homens… Hehehhehe

  4. WELLER AZEVEDO BONANDI says:

    Prezado Ricardo parabéns pelo excelente trabalho. Tenho acompanhado blogs de moda masculina e o seu sem dúvida é o melhor, principalmente depois deste post. Em momento oportuno você poderia fazer um sobre homens magros e baixos. Abraço.

  5. micael Nunfora says:

    Boas dicas, embora alguns looks eu ache muito afeminado

  6. frank says:

    Só tenho a agradecer !!!!!!

    muito obrigado !

    Abs.

  7. Robert says:

    Ricardo, excelente post. Você pode me indicar lojas onde comprar estes estilos de roupa? Eu só achava roupas estilosas assim quando estive na Europa. Não me importo com preço, qualquer indicação será válida. Obrigado 🙂

    • Ricardo says:

      Robert,
      muitas delas podem ser achadas em lojas bem acessíveis, a jaqueta de matelassê, por exemplo, tem na Renner, assim como os coletes de nylon; um bom blazer e um casaco estiloso podem ser comprados na Zara; jeans básicos estão por toda a parte da TNG a Lacoste; malhas de mescla podem ser encontradas na Cotton On; tricôs na Siberian, Vila Romana, VR ou Crawford. Na verdade se você pegar um shopping bom, com paciência vai acabar achando tudo.
      Abs.

  8. Mauricio Carvalho says:

    Esses modelos não são magros,magro sou EU 1,78 e 65kg……….

  9. Alan Oliveira says:

    Parabéns pelo post, muito bem explicado! Tbm tenho muita dificuldade em achar o look certo, com 1,93m e 75kg. O que me ajuda um pouco é ter ombros largos, mas as calças jeans sempre são um problema pois tenho quadril fino e pernas longas, sempre falta barra ou sobra quadril…rsss. Obrigado pelas dicas!!!

Deixe um comentário