Se para alguns já é complicado fazer uma única combinação da camisa com o terno, por exemplo, a coisa fica anda mais complexa quando criamos várias camadas envolvendo camisetas, camisas, sweaters, coletes e casacos! Entretanto com uma pequena noção de como organizar as peças e uma boa dose de estilo é possível deixar o visual mais elaborado durante o inverno e até mesmo em estações como o outono e a primavera.
Para deixar bem claro, vamos considerar como layering (termo em inglês que significa “dispor em camadas”) apenas as combinações acima da cintura que permitem a visualização de 3 ou mais roupas, excluindo acessórios, como cachecóis e chapéus. A ideia aqui é coordenar tudo que salta a vista m uma sobreposição eclética.
Veja abaixo algumas dicas para criar seu visual em camadas e quais peças usar:
1 – Comece com o básico
Escolha a base de seu look, pode ser uma camisa ou camiseta, mas como ela ficará por baixo das outras roupas, é importante que não seja folgada demais, criando um volume indesejado por baixo da próxima camada.
Se a intenção é colocar apenas uma camiseta que ficará oculta sob a camisa, escolha um a cor neutra, como branco, preto ou cinza mescla, se a intenção for usar a camiseta como uma das camadas, já comece a pensar se a cor escolhida está em harmonia com o que virá depois ou se a estampa da t-shirt não deixará o look poluído.
…….
2 – Adicione algo mais elaborado
Existe uma hierarquia nas camadas de um look masculino deste tipo: se a base é uma simples camiseta, sobrepô-la com uma camisa ou com uma malha é uma boa ideia. Se você já começou com uma camisa, pode tentar um cardigã ou um colete. Assim como no primeiro passo, a roupa deve ser enxuta, pois partiremos para uma terceira camada e ninguém quer ficar com o dorso volumoso.
Muita gente anda apostando na jaqueta jeans por cima da camisa ou da camiseta, colocando mais um casaco sobre ela. Pode parecer muito, mas se a peça tem um caimento bom e seco é possível chegar a um visual extremamente casual e instigante, principalmente se a próxima peça for um blazer ou casaco com uma pegada mais formal, fazendo os estilos contrastarem.
3 – Não poupe seu guarda roupas
Aqui entram as peças estilosas como blazers, parkas e jaquetas. Se você foi econômico até agora, usando apenas itens simples, chegou a hora de imprimir seu estilo ao visual, caprichando ao máximo na escolha da terceira camada de seu look. Neste caso as roupas com volume, como jaquetas de lã ou de nylon podem ser incorporadas ao combo.
Companheiros inseparáveis do homem moderno, os blazers estão entre as escolhas mais populares e admiradas, sendo os feitos de sarja adequados para looks casuais e os em lã fria ou poliviscose bons para quem faz o tipo “alinhadinho”, mas nada o impede de misturar os itens e criar algo com sua assinatura!
4 – Para o frio extremo
Quem mora em locais extremamente frios ainda tem a opção de criar uma quarta camada utilizando casacos pesados, próprios para dias de temperaturas baixas e tempo arisco, mas cuidado para não optar por uma peça que quando combinada com as restantes deixe o traje pesado e desconfortável.
5 – Intermediários que fazem a diferença
Coletes são peças muito úteis na hora de fazer o “layering”, a falta das mangas permite que a combinação não fique tão quente, mas ao mesmo tempo mantém o tórax protegido, compondo um visual elaborado. Os de alfaiataria são a melhor opção para um look em camadas mais formal, principalmente para trabalho, já os de jeans tem um estilo bem urbano e jovem, enquanto os de moletom e nylon emprestam um ar esportivo a produção.
…….
Veja alguns exemplos e dicas de como se vestir para o inverno em camadas:
Última dica: alguns casacos vem com um detalhe fazendo parecer que há um colete de nylon ou um moletom com capuz por baixo. Apesar desse recurso não ser considerado o ideal, pode quebrar o galho de quem quer criar um combo mais elaborado, mas não enfrenta uma temperatura baixa o suficiente para justificar tantas roupas.