Como Se Vestir em Camadas No Inverno – Um Guia Para Homens

15/07/2014 Sem comentários por

vestindo_camadas_inverno_exemplo09

Se para alguns já é complicado fazer uma única combinação da camisa com o terno, por exemplo, a coisa fica anda mais complexa quando criamos várias camadas envolvendo camisetas, camisas, sweaters, coletes e casacos! Entretanto com uma pequena noção de como organizar as peças e uma boa dose de estilo é possível deixar o visual mais elaborado durante o inverno e até mesmo em estações como o outono e a primavera.

vestindo_camadas_inverno_exemplo12

Para deixar bem claro, vamos considerar como layering (termo em inglês que significa “dispor em camadas”) apenas as combinações acima da cintura que permitem a visualização de 3 ou mais roupas, excluindo acessórios, como cachecóis e chapéus. A ideia aqui é coordenar tudo que salta a vista m uma sobreposição eclética.

Veja abaixo algumas dicas para criar seu visual em camadas e quais peças usar:

1 – Comece com o básico

sobreposicoes_inverno_camadas_camisetas_camisas

Roupas ideais para começar a montar a parte de cima do seu look.

Escolha a base de seu look, pode ser uma camisa ou camiseta, mas como ela ficará por baixo das outras roupas, é importante que não seja folgada demais, criando um volume indesejado por baixo da próxima camada.

Se a intenção é colocar apenas uma camiseta que ficará oculta sob a camisa, escolha um a cor neutra, como branco, preto ou cinza mescla, se a intenção for usar a camiseta como uma das camadas, já comece a pensar se a cor escolhida está em harmonia com o que virá depois ou se a estampa da t-shirt não deixará o look poluído.

…….

2 – Adicione algo mais elaborado

sobreposicoes_inverno_camadas_camisas_malhas

Para ficar por cima da camiseta.

Existe uma hierarquia nas camadas de um look masculino deste tipo: se a base é uma simples camiseta, sobrepô-la com uma camisa ou com uma malha é uma boa ideia. Se você já começou com uma camisa, pode tentar um cardigã ou um colete. Assim como no primeiro passo, a roupa deve ser enxuta, pois partiremos para uma terceira camada e ninguém quer ficar com o dorso volumoso.

sobreposicoes_inverno_camadas_moletons_malhas

Para ficar por cima de uma camisa

Muita gente anda apostando na jaqueta jeans por cima da camisa ou da camiseta, colocando mais um casaco sobre ela. Pode parecer muito, mas se a peça tem um caimento bom e seco é possível chegar a um visual extremamente casual e instigante, principalmente se a próxima peça for um blazer ou casaco com uma pegada mais formal, fazendo os estilos contrastarem.

3 – Não poupe seu guarda roupas

sobreposicoes_inverno_jaquetas_blazers

Jaquetas, parkas e blazers são ideais para a terceira camada!

Aqui entram as peças estilosas como blazers, parkas e jaquetas. Se você foi econômico até agora, usando apenas itens simples, chegou a hora de imprimir seu estilo ao visual, caprichando ao máximo na escolha da terceira camada de seu look. Neste caso as roupas com volume, como jaquetas de lã ou de nylon podem ser incorporadas ao combo.

sobreposicoes_inverno_blazers

Blazers em vários estilos permitem uma infinidade de combinações que vão das clássicas, com outros itens de alfaiataria, às modernas, com moletons, coletes e malhas.

Companheiros inseparáveis do homem moderno, os blazers estão entre as escolhas mais populares e admiradas, sendo os feitos de sarja adequados para looks casuais e os em lã fria ou poliviscose bons para quem faz o tipo “alinhadinho”, mas nada o impede de misturar os itens e criar algo com sua assinatura!

4 – Para o frio extremo

sobreposicoes_inverno_camadas_casacos

O trench coat e o chesterfield combinam com looks formais, já o pea coat e o duffle coat são bem casuais e valorizam jeans com uma bela lavagem.

Quem mora em locais extremamente frios ainda tem a opção de criar uma quarta camada utilizando casacos pesados, próprios para dias de temperaturas baixas e tempo arisco, mas cuidado para não optar por uma peça que quando combinada com as restantes deixe o traje pesado e desconfortável.

5 – Intermediários que fazem a diferença

sobreposicoes_inverno_camadas_coletesColetes são peças muito úteis na hora de fazer o “layering”, a falta das mangas permite que a combinação não fique tão quente, mas ao mesmo tempo mantém o tórax protegido, compondo um visual elaborado. Os de alfaiataria são a melhor opção para um look em camadas mais formal, principalmente para trabalho, já os de jeans tem um estilo bem urbano e jovem, enquanto os de moletom e nylon emprestam um ar esportivo a produção.

…….

Veja alguns exemplos e dicas de como se vestir para o inverno em camadas:

vestindo_camadas_inverno_exemplo06

No outono é possível montar um combo mais leve usando apenas uma camiseta, uma camisa e um colete de nylon ou jeans.

vestindo_camadas_inverno_exemplo03

Escolher itens práticos ajuda muito caso a temperatura aumente um pouco. Uma camisa pode ser amarrada na cintura, uma malha pode ser guardada na bolsa ou na mochila.

vestindo_camadas_inverno_exemplo04

Quanto mais botões você deixar abertos, mais camadas aparecerão, portanto tome cuidado até mesmo com os itens mais básicos, como as camisetas. Na dúvida opte pelas neutras!

sobreposicoes_inverno_exemplo_01

O layering é ótimo para quem gosta de natureza. Neste caso tecidos impermeáveis e quentes são importantes para proteger do mau tempo e temperaturas extremas.

vestindo_camadas_inverno_exemplo10

Um visual como esse requer cuidado, pois as peças pesadas podem deixar o resultado exagerado. Uma maneira de contornar isso é usar cores neutras em peças bem casuais.

vestindo_camadas_inverno_exemplo02

Apesar de ter seus detratores, o moletom funciona muito bem com jaquetas de couro. A camiseta por baixo de tudo deixa o visual simples e descolado, perfeito para momentos de descontração.

vestindo_camadas_inverno_exemplo01

O brasileiro não tem este costuma, mas no hemisfério norte é comum vestir uma jaqueta ou colete por cima do terno quando é necessário sair do escritório. Neste caso é importante cuidar para que o traje social não se amasse.

vestindo_camadas_inverno_exemplo07

Quer manter a silhueta enxuta? Então dê preferência para as roupas com corte slim, principalmente se você está com quilos a mais.

vestindo_camadas_inverno_exemplo05

Os casacos pesados podem formar uma terceira ou quarta camada, mas é importante que sejam discretos, cores berrantes e estampas vão deixar o look com muita informação.

vestindo_camadas_inverno_exemplo08

Não são necessários muitos malabarismos para vestir-se assim, uma simples peça intermediária como um cardigã, sweater ou colete pode ser o suficiente para dar aquele toque a mais que você procurava.

vestindo_camadas_inverno_exemplo11

Se bem dosados os acessórios são muito bem vindos, apenas tomo cuidado para que eles não deixem o look poluído ou escondam itens que são fundamentais na composição. Gravatas são uma boa escolha, assim como chapéus e gorros.

Última dica: alguns casacos vem com um detalhe fazendo parecer que há um colete de nylon ou um moletom com capuz por baixo. Apesar desse recurso não ser considerado o ideal, pode quebrar o galho de quem quer criar um combo mais elaborado, mas não enfrenta uma temperatura baixa o suficiente para justificar tantas roupas.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Como Se Vestir em Camadas No Inverno – Um Guia Para Homens”

Deixe um comentário