As cores azul, vermelho e amarelo são chamadas primárias, pois não são resultado de nenhuma mistura e é a partir delas é que se originam todas as outras cores. Combiná-las até que não é difícil, elas “conversam” bem entre si, o problema é usá-las sem parecer um personagem de quadrinhos, como o Super Homem, por exemplo.
Antes de qualquer coisa é importante explicar que harmonia entre 3 cores pode ser chamada de coordenação triática, mas neste caso não observaremos a interação apenas do RYB (red, yellow, blue), mas também um pouco da combinação do azul com vermelho, muito comum no vestuário masculino.
A tríade primária é muito fácil de ser encontrada em coleções de grifes como a Tommy Hilfiger que adota a temática preppy em suas criações. Algumas variações do estilo navy também fazem uso do amarelo ao invés do branco, ficando bem próximas do preppy.
Como já disse, as três cores ficam bem juntas, a grande sacada é saber dosá-las ou utilizar variações de tom de uma delas para deixar a coordenação não tão chamativa. Outra opção é o velho truque de usar cores fortes mescladas com tons neutros para que o impacto visual seja mais aceitável. Nessas horas um terno cinza, uma calça em sarja cáqui ou uma camisa branca fazem toda a diferença.
A combinação também cai muito bem em acessórios como gravatas e cintos, principalmente em tons mais escuros de vermelho e azul, como mostra a foto acima. O mesmo efeito pode ser conseguido em tênis, bonés, bolsas e até pulseiras como aquelas decoradas com o fecho de âncora que se tornou tão popular.
Na imagem acima temos um exemplo de como usar as cores primárias sem exagero. O azul, sempre mais sóbrio, aparece em destaque no torso, o amarelo só marca alguns detalhes e faz com que o V chame atenção para rosto e a gravata, a calça em sarja tem cor neutra agradável e o toque dos tênis vermelhos fecham o combo com maestria.
Você também pode combinar apenas duas cores do trio, como o vermelho e o azul, neste caso valem as mesmas regras, utilizando outras peças em tons neutros ou mais amenos para quebrar o contraste. A imagem acima mostra uma bela combinação para um dia de trabalho.
Este look nada mais é do que uma versão candy colors das cores primárias, pode ser meio radical para alguns, mas mostra como trabalhar os tons pode ser uma alternativa viável.
Última dica
A harmonia entre o vermelho, azul e amarelo pode dar resultados bem interessantes, mas procure dividir as proporções de maneira diferente, para que sempre uma das cores seja dominante (provavelmente o azul) e as outras duas apareçam em pequenas quantidades ou apenas em detalhes, assim o resultado dificilmente falhará.
Novamente o aprendendo a combinar agrando muito.
Obrigado Ricardo!