Aprendendo a Combinar Cores: Combinações Complementares

7

terno_azul_gravata_laranja_complementares

Agora que você já foi apresentado ao círculo cromático está na hora de entender melhor as harmonias que podem ser criadas com as diversas cores e seus tons, sendo assim, vamos começar com as combinações complementares que, como já foi explicado aqui, são conseguidas utilizando-se cores opostas no círculo, resultando em um alto contraste.

cores_circulo_cromatico_analogas_complementares

Como roupas azuis são bem comuns nos guarda roupa masculino eu montei dois sets usando esta cor como base e o laranja e seus tons como complemento. Um deles é uma sugestão de dois looks formais, ou seja, terno e gravata, o outro traz dois combos casuais, veja abaixo:

Traje Social - Cores Complementares

É importante destacar que estou dando ênfase as cores em seus tons mais puros, mas é possível utilizar tons mais claros ou mais escuros para compor os looks, tudo depende do seu gosto e criatividade.

Looks Casuais - Cores Complementares

Estas combinações fizeram uso apenas de cores complementares, mas você pode inserir branco, preto ou cinza sem quebrar esta harmonia, a camiseta (esquerda) por exemplo, poderia ser branca, ou a camisa (direita) poderia ser cinza e tudo continuaria funcionando bem.

terno_caqui_camisa_azul_complementares

Outro recurso é usar a cor mais lavada, para que o visual fique mais discreto, é por isso que calças cáqui funcionam tão bem com camisas jeans, ou vice versa. Ao invés de usarmos o laranja ou o laranja amarelado, lançamos mão de uma versão mais amena destas cores, a imagem acima ilustra muito bem este exemplo.

terno_azul_gravata_amarela_complementares

Acima outro bom exemplo que usa de tons claros aos mais escuros, funcionando muito bem. Abaixo um look casual quase todo escuro, afinal o marrom é apenas uma variação mais escura do laranja que, por sua vez, é a mistura das cores primárias amarelo e vermelho.

cardigan_azul_colete_chapeu_complementares

Dois pontos importantes:

– em um look casual não há necessidade de combinar os acessórios com o restante das peças, mas também não é proibido;

– o jeans é considerado neutro, então não conte como uma cor, preocupe-se com a coordenação das cores das peças restantes.

Para fechar, duas imagens que mostram como pequenas variações no azul podem exigir tons de laranja diferentes.

terno_amarelo_creme_gravata_azul_vichy_complementares terno_caquil_gravata_azul_vichy_complementares

7 COMENTÁRIOS

  1. Dia desses – meio que “sem querer” – fiz uma combinação muito bacana: calça sarja bege clara, camisa linho vinho, jaqueta bomber suede marrom claro, botas e cinto café. Esse exemplo me fez perceber que é possível melhorar muito o visual apenas saindo do padrão com peças jeans, preto, cinza… Hehehehe

Deixe uma resposta