Na maioria das vezes os looks que incluem alfaiataria, mesmo com um toque casual, vem acompanhados de cores escuras e extremamente sóbrias, mas não devemos tomar isso como regra, se a combinação será usada durante o dia, seja para trabalho ou não, é possível escolher uma paleta de cores suave e agradável.
Por que funciona?
O equilíbrio entre as peças é fundamental, pois temos a elegante calça de alfaiataria, o blazer de lã fria e a camisa descolada com uma estampa ótima e usada para fora, tudo arrematado pelo mocassim de camurça super confortável e casual. Some a tudo isso uma paleta simples de cores que investe em tons suaves e neutros que vem aos pares: a calça com a camisa, o blazer e o calçado, nada está sobrando!
Não seria a mesma coisa se…
Trocássemos a camisa por uma lisa, o padrão dá um ótimo fundo para o blazer e deixa o visual mais interessante e moderno.
Experimente…
Se o clima permitir acrescente uma echarpe de tecido bem leve em um azul mais escuro, que ajude a destacar o rosto. A bolsa estilo clutch pode ser trocada por uma carteiro ou uma tote bag.
Resumindo:
- Nem sempre a alfaiataria é sinônimo de cores escuras e sóbrias;
- Combinações para o dia dão espaço para cores mais claras;
- A mistura de peças casuais e formais tem que ter como regra o equilíbrio;
- Cores neutras combinadas aos pares deixam o combo bem amarrado;
- A camisa estampada faz toda a diferença;
- Uma echarpe mais escura pode ser uma boa maneira de destacar o rosto.
Dicas complementares:
Para gordinhos – cuidado com alfaiataria muito justa, use peças que estejam confortáveis e que não fiquem marcando, principalmente na área da barriga. Use um lenço branco ou marinho no bolso para chamar o olhar para cima.
Para baixinhos – as cores fatiam muito a silhueta, você pode diminuir esse efeito escolhendo um blazer cropped (mais curto) e usando-o sempre aberto. Um calçado mais parrudo pode dar um “up”na sua estatura.
Para os muito altos – acessórios próximos ao rosto ajudam a destacá-lo. Use o blazer sempre fechado para destacar o corte na silhueta que abranda sua altura. Tome cuidado com os calçados com solas muito grossas.
Eu entro hoje pra acompanhar esses posts Ricardo. Eu gostei desse! Pois vem acompanhado de exemplos como a echarpe e a bolsa. A idéia de colocar os tipos e modelos de cada peça daria mais luz pra quem não tem muita idéia a compartilhar.
Jesus, vocês não se cansam de me arrumar mais trabalho! ; )