4 Maneiras Fáceis de Combinar as Cores das Roupas

07/10/2015 Sem comentários por

combinar_cores_roupa_maculina

Saber combinar cores das roupas ainda é uma das maiores dúvidas dos homens, afinal é o tipo de coisa que necessita de conhecimento e bom gosto, ambos você pode adquirir com o tempo, desde que se empenhe em conseguir isso. Neste artigo mostraremos 3 maneiras simples de aprender a combinar cores a partir de artigos que já foram publicados no Canal Masculino, mas que possivelmente você ainda não leu, veja abaixo:

1 – Tom sobre tom

ton_sur_ton_ternos_camisas_gravatas_02

Uma das maneiras mais simples para quem tem receio de misturar muitas cores é usar o “tom sobre tom” (também conhecido como ton sur ton) que investe nas variações de tom (mais claro ou mais escuro) de uma mesma cor para criar combinações que podem ir do sóbrio – quando usamos azul marinho ou verde, por exemplo – ao vibrante – trabalhando com vermelho, laranja ou amarelo.

Para saber mais leia este artigo que nós publicamos sobre o assunto, ele aborda combinações com terno e gravata, mas vale para qualquer estilo de roupa.

…….

2 – Cores neutras

look_cores_neutras_jeans

Cores neutras não se limitam só ao preto e ao branco, bege, marinho e até marrom entram na lista da neutralidade na moda masculina. Se você quer um look discreto pode juntar somente as neutras ou misturá-las com tons invernais (vinho, verde oliva), se pretende chamar atenção sem cair no exagero insira tons fortes de cores quentes (como vermelho, laranja ou magenta) em pequenas quantidades.

Para ficar por dentro das cores neutras, leia este artigo no Canal Masculino.

…….

3 – Cores complementares

terno_azul_gravata_laranja_complementares

Para entender as cores complementares primeiro você tem ler este artigo e se familiarizar com o círculo cromático (também chamado de círculo de Newton) que apresenta o espectro decomposto e mostra a relação entre as matizes. Depois é só identificar a cor que está no lado oposto da cor que você escolheu no círculo, encontrando então a complementar (ou contrastante). Para o azul, teremos o laranja, para o verde, teremos o vermelho, e assim por diante.

Para uma explicação mais detalhada acesse este artigo que fala sobre cores complementares.

…….

4 – Combinações preestabelecidas

combinando_cores_facil_05

Esta é a maneira mais fácil, pois se aproveita de combinações que já existem em uma peça de roupa para encontrar outra que combine. Partindo deste princípio você sabe que uma camisa verde com listras estreitas azuis pode ser combinada com uma calça azul, afinal se as cores combinaram na camisa, também funcionarão com a calça. Essa malandragem é muito comum quando você quer encontrar uma camisa para combinar com sua gravata, ou vice versa: é só observar as cores do desenho do acessório para saber qual camisa dará certo!

Ensinamos a combinar cores sem gastar os neurônios neste post.

…….

Mas e os looks monocromáticos?

look_certo_total_black_balada

Este tipo de combo não combina cores, usa uma única cor no look inteiro, ou seja, não é necessário ser nenhum “ás” da moda e do estilo para conseguir resultados decentes dessa maneira, é por esse motivo que a maioria dos homens adoram uma combinação “total black” (ou all black), afinal a preocupação com a harmonia das cores fica totalmente de fora. As vezes este tipo de recurso funciona bem, mas nem sempre é adequado, como em ambiente de trabalho ou casamentos, por exemplo.

…….

Fique atento!

  • O blue jeans é neutro, seja ele claro ou escuro, então não fique quebrando a cabeça na hora de combinar qualquer peça com o denim, ela fica bem e pronto!
  • Só porque está combinando não quer dizer que vale pena usar, isso vale principalmente para looks muito contrastantes em ocasiões extremamente formais ou ambiente de trabalho conservador.
  • Se a combinação de cores é simples, discreta ou usa tons neutros, aproveite para investir em peças mais estilosas já sabendo que o conjuto não vai ficar exagerado.

…….

Opinião do autor:

Antes de se preocupar com tendências ou comprar as peças desejo da estação, todo homem tem que saber pelo menos o mínimo sobre combinação de cores, caso contrário de nada adianta ter o guarda-roupas lotado sem saber fazer uso realmente inteligente do acervo.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “4 Maneiras Fáceis de Combinar as Cores das Roupas”

Deixe um comentário