Roupas Masculinas Para Seu Tipo Físico: Homens Altos

24/08/2014 2 Comentários por

look_sweater_calca_cargo_camisaInfelizmente o padrão físico das fotos de editoriais e campanhas de moda não contemplam os gordos, os baixos e até mesmo quem é muito alto, restando para quem exibe essas características físicas aprender a se inspirar nas imagens publicadas e adaptar as combinações a seu tipo físico. Este artigo tem a intenção de jogar uma luz justamente sobre este tema e ajudar o homem muito alto a identificar as peças de roupa, padrões de estampas e até cores que o beneficiam.

Para exemplificar melhor o conceito que pretendemos passar, vamos usar a imagem acima como base e montar looks com peças similares, mas que beneficiem quem tem altura avantajada. Então nosso ponto de partida será uma malha com listras horizontais, uma camisa branca, uma calça cargo volumosa e um sapato social marrom. Vamos às opções:

Exemplos de combinações de roupas para homens altos

Combinações para homens altos

 Ser muito alto pode ser um problema se suas roupas te fazem parecer uma monolito! A ideia aqui é usar tudo que puder fatiar sua silhueta o máximo possível a ainda deixá-lo encorpado.

Look Esquerda – A malha cable knit do set acima é um exemplo perfeito, além de seu desenho que ajuda a criar um volume adicional, devido seu torso colorido em 3 partes, o jeans com bastante lavagem, efeitos e rasgos também contribui nessa tarefa e a bota parruda, com solado tratorado, ainda dá a opção de colocar a calça por dentro, encurtando as pernas.

Look Direita – O colete de nylon é ótimo para aumentar o volume de cintura para cima, assim como o sweater com listras largas. A calça cargo “bold”, proibida para muitos, esta liberada para quem passa de um metro e oitenta e tantos, pois engrossa a perna, e a bota com sola grossa mantém a harmonia do traje.

Obs: nos dois exemplos é importante manter o contraste de cores para cortar a silhueta, inclusive com uso de cintos coloridos em lona, cadarço ou nylon. O cachecol cabe em qualquer um os dois exemplos e também contribui para encorpar.

 Peças fundamentais

roupas_para_homens_altos

Ternos de 3 botões, corte tradicional e lapela larga, mas a gravata não pode ser skinny neste caso. Padrão risca de giz faz você parecer um gigante, já o window pane discreto e o príncipe de Gales são bons para seu tipo de corpo.

Camisas sociais podem ter colarinho italiano, mais aberto e menos pontudo que o inglês, as casuais podem ter pespontos e detalhes na altura do tórax e ombros para chamar atenção para seu rosto e dar maior dimensão a essa área.

Sapatos sociais com formas parrudas e solados grossos funcionam muito bem, tênis e casuais também. Evite sapatênis, pois geralmente são muito baixos, e procure por modelos estilo Nike SB, Vans e outras marcas que produzem sneakers de tamanho razoável com estilo esportivo e urbano ao mesmo tempo. Hicking boots (botas de caminhada) também cumprem seu papel aqui, mas tome cuidado para não parecer um explorador de florestas perdido na cidade, combine-a com jeans, não com roupas militares ou cáquis, por exemplo.

Jaquetas e casacos com tecido grosso vão te encorpar, os modelos em nylon forrado (como o colete da imagem acima) também fazem esse trabalho maravilhosamente. No frio, os casacos não devem ser longos, caso contrário vão alongar seu dorso em demasia, e lapelas largas, bolsos e abas ajudam muito!

Acessórios como cachecóis são ótimos para deixá-lo encorpado, assim como as meias coloridas, quando usadas com a barra dobrada, servem para deixar a silhueta dividida e os cintos de lona coloridos conseguem o mesmo efeito. Bolsas usadas junto ao corpo também ajudam a fazer um corte no dorso e adicionar volume, enquanto os relógios com caixa grande e pulseira grossa são os mais indicados para os grandalhões.

Tecidos, padrões e estampas

 – Tecidos como veludo, jeans e sarja tem um caimento adequado a quem é muito alto, tanto em calças, quanto em jaquetas, blazers e casacos.

Estampas podem ser grandes e na altura do peito, os padrões seguem pelo mesmo caminho: quanto maior, melhor.  O contraste de cores é muito apreciado, pois destaca bem o tamanho das estampas e dos padrões.

Caimento

Os jeans retos são mais adequados para os altões, mas o corte slim fit pode se beneficiar de sua boca fechada para ser usado por dentro da bota, o que causa um certo encurtamento. As roupas tem que ser confortáveis, mas não folgadas, dando a impressão de desleixo, deixe que o efeito de volume seja feito pelas cores, estampas, tecidos e texturas, não pelas sobras.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Roupas Masculinas Para Seu Tipo Físico: Homens Altos”

  1. Andre says:

    Ricardo, em primeiro lugar, parabéns pelo site. Encontrei ao acaso pela internet, e logo favoritei. Não me considero estiloso e nunca fui muito ligado em moda masculina, talvez por ser naturalmente um cara tradicional, mas também por desconhecimento de causa. Seu site tem me ajudado bastante em experimentar novos estilos, e entender um pouco mais de algumas coisas (ex: tipos de terno, sapato, etc).

    Enfim, para terminar, queria aproveitar e perguntar se você pretende ou poderia escrever um texto como o desta matéria, mas voltado para homens baixos, que seria o meu caso. Muito obrigado, e parabéns pelo incrível trabalho!

    • Ricardo says:

      Olá André,
      na verdade tenho mais dois texto que estão no forno, os dois são no mesmo estilo desse, mas um deles voltado para os homens de baixa estatura e o outro para os gordinhos.
      Abs.

Deixe um comentário