Em janeiro de 2016 fizemos um post intitulado “As Pisadas na Bola dos Homens Que Visitaram a 89ª Pitti Uomo“contrariando nossas costumeiras galerias de fotos mostrando os homens mais elegantes do evento. Acontece que já está sendo notado há algumas edições que muita gente circula por um dos maiores eventos de moda masculina do mundo apenas para desfilar e ser fotografado pela imprensa que prefere fazer coluna social a mostrar o excepcional conteúdo oferecido na Pitti Uomo.
Como não poderia deixar de ser, a disputa pela atenção das câmeras extrapolou os limites do bom gosto, começando a gerar bizarrices que chamam atenção da maneira errada e passam uma ideia ainda mais errada tanto do evento quanto da moda masculina. Até quem incentivava as excentricidades no início, hoje condena tal postura, classificando estes seres como “Pavões da Pitti”. O termo gerou um divertido vídeo “mockumentary” que conta, usando uma linguagem muito parecida com aquela característica dos documentários do canal National Geographic, quem é esse “homem pavão”, como se comporta, o que veste e quais são suas motivações.
Se seu inglês está em dia você poderá acompanhar no vídeo abaixo todas as desventuras desse personagem que luta por 5 minutos de fama ou simplesmente uma foto no Instagram alheio. Chega a ser triste ver que muitos deles ficam perambulando pela feira sem eira nem beira, ao sabor da maré de fotógrafos, confira:
O mais interessante é notar como a moda, um instrumento ideal para aumentar auto estima e expressar personalidade e sofisticação, acaba, no fim das contas, sendo mais um veículo do narcisismo em uma época em que tudo parece centrado no “eu”, ao mesmo tempo em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com curtidas e seguidores. Ironicamente temos figuras que só enxergam a si mesmas, e se acham o centro do universo, mas que precisam da aprovação dos outros para se auto afirmar. Não deixa de ser um paradoxo fascinante!
Outra coisa curiosa é que já pesquisei a respeito de alguns dos caras que aparecem nas fotos desses eventos, não só os internacionais, mas também os nacionais (alô SPFW) e muitos parecem ter como única ocupação na vida aparecer em fotos, alguns se definem como produtores de moda, outros como modelos e ainda há os influenciadores digitais (blogueiros e afins) mas não se encontra uma única referência de trabalhos realizados por estes seres, o que nos leva a novas perguntas: do que se alimenta, como subsiste, quem patrocina? Acho que teremos que esperar um novo divertido “mockumentary” para descobrir!
Nota do autor
É provável que apareça alguém usando o velho argumento do “cada um se veste como quer” e devo dizer que concordo com isso, mas não é o que está em discussão aqui, o vídeo acima visa mostrar o quanto as pessoas se tornam caricatas e exageradas simplesmente para aparecer no Instagram de um Zé da Couves qualquer e enquanto frequentam um evento sério e profissional.
No Brasil também vemos toda a sorte de “fashionistas” nas semanas de moda e eu juro que queria saber onde vão parar aqueles looks no restante do ano, pois não os vejo atravessando a Paulista com um macacão de poá roxo e galochas verde limão, ou seja, a roupa só sai do armário uma vez ou duas por ano, igual fantasia de Carnaval. Se é para ser um cara “diferentão”, seja assim sempre, não vista uma fantasia para pagar de moderno, nenhuma curtida vale a derrota que é vestir essa máscara!
Me deu muita vontade de ver o vídeo dnv. Pena q sumiu
Alterei o link, é só dar play.
Abs.