Saiba o Que é Um Pea Coat e Como Usá-lo

09/06/2012 10 Comentários por

O pea coat (ou peacoat) é um dos casacos mais tradicionais e populares, entretanto no Brasil ele sofre de um mal: quase ninguém sabe o nome do pobre coitado. Aliás, o brasileiro, pouco preocupado com a moda de inverno, classifica qualquer coisa que vá por cima de uma blusa ou camisa em um dia de frio apenas como “casaco”. Com a popularização das compras on line fica necessário conhecer melhor a nomenclatura de determinadas peças para não comprar errado ou, ao menos, entender o que você está comprando.

Modelo tradicional em lã da Schott, NY, tem até os botões com a ancora em baixo relevo.

Pea coat é, antes de mais nada, um casaco geralmente em lã grossa, com abotoamento duplo e gola larga, tradicionalmente vem na cor azul marinho e tem comprimento que vai até o final do torso. Seus primeiros registros são século XVIII, quando era usado por marinheiros europeus para enfrentar as baixas temperaturas do trabalho em alto-mar.

O ator Benedict Cumberbatch (a esquerda) que interpreta Sherlock, da brilhante série inglesa homônima, tanto ele quanto seu peronagem são fãs do pea coat.

A razão do nome gera certa controvérsia, já que muitas fontes apontam o formato da gola, similar a uma ponta de âncora (apelidada de “pea” em inglês), como sendo responsável pelo apelido, porém existem alguns textos que falam sobre o exagerado número de botões (que chegam a 10) terem inspirado o nome, pois “pea”em inglês também quer dizer ervilha. Uma terceira explicação, menos notória, parece fazer mais sentido: na verdade o nome vem da palavra holandesa “pij” que designa um tecido feito de lã áspera usado na confecção da peça em seus primórdios. (fonte)

Com o tempo o pea coat foi ganhando novas leituras, a lã deu lugar a outros tipos de tecido como sarja, jeans, tricoline e até moletom, seu comprimento também mudou, dando origem a uma versão mais longa chamada bridge coat (antes usada pelos oficiais da marinha) e até mesmo seus botões mudam em número, material e, em casos mais radicais, de posição.

Por tratar-se de uma peça de inverno democrática o pea coat permite diversas combinações com os mais variados tipos de roupa, do casual ao social, formando composições que agradam desde os jovens até os mais velhos. Vejamos algumas opções:

Fazendo o estilo lenhador com camisa xadrez

Mistura inusitada com camisa jeans e calça em alfaiataria

Alguns preferem fechar o casaco até em cima.

Os tons militares ficam ótimos com um pea coat como o da foto acima

Dois looks casuais e completamente diferentes, um confortável com cardigã e pólo, outro engravatado e alinhadinho

Tons terrosos e calçados pesados são uma boa combinação para este tipo de casaco.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

10 Responses to “Saiba o Que é Um Pea Coat e Como Usá-lo”

  1. Ianê Vacilotto do Amarante says:

    O problema é onde comprar um 100% lã no Brasil.
    A ultima vez que vi um foi na Colcci em 2010, era muito bom e dava a impressão de eu ter ombros mais largos. Depois desse episódio nunca mais.
    Me arrependo de não ter comprado.

    • Ricardo says:

      Ianê,
      não precisa ser 100% lã, com 30% lã você já tem um material de boa qualidade. Lojas como a Zara, VR, Vila Romana e Aramis geralmente tem produtos deste tipo. Em lojas mais populares como C&A, Riachuelo e Renner, vez por outra aparece alguma coisa que vale a pena comprar também.
      Abs.

  2. Verto says:

    Outro dia tava voltando da Facul e passei na Renner do shopping Tatuapé e encontrei um muito bonito, mas não comprei. Me arrependo até hoje 🙁

  3. Sandro Linhares says:

    Por favor, aonde eu compro o Pea Coat azul, na foto com calça de alfaiataria e camisa azul?

  4. Menezes says:

    Ricardo, você tem conhecimento de alguma loja que esteja vendendo este modelo atualmente?

    • Ricardo says:

      Menezes,
      a Zara sempre tem um modelo desses para o inverno, mas você também pode procurar na Dafiti ou na Passarela, como eles trabalham com muitas marcas é possível que algumas delas estejam com a peça a disposição.
      Abs.

  5. Jayme Correa says:

    Esse tipo de casaco é conhecido aqui na terrinha como Japona. Isso existe desde que eu me conheço por gente. Nunca tinha ouvido esse termo Pea Coat em meus 55 anos de existência. Enfim, é a moda se reciclando com outros nomes.

    • Ricardo says:

      Jayme,
      na verdade é o contrário, o brasileiro é quem adora dar nomes para as roupas que fogem a sua origem, pois no mundo inteiro este casaco sempre foi chamado de Pea Coat.

      A japona que você mencionou é bem diferente, trata-se de um jaquetão (ou casaco) de nylon com ou sem capuz e foi muito popular nos anos 70 e 80. Se você procurar no Google images encontrará diversas fotos da peça.

      Abs.

  6. luiz c poland says:

    tenho um que tem mais de cem anos pertenceu ao ator sergio brito e foi usada em cena

Deixe um comentário