O duffle coat é um casaco pesado e quente que teve sua origem na marinha e que se tornou muito popular nos anos 50 e 60, desfrutando de um revival nas temporadas de inverno em 2012 e 2013, mas que nem por isso se tornou uma peça ultrapassada, muito pelo contrário, o duffle coat continua sendo uma maneira estilosa do homem se proteger do frio intenso.
Por que funciona?
Esse look tem muito do estilo “navy” do norte da Europa, incorporando também o tricô grosso, ideal para criar um reforço adicional contra as baixas temperaturas e cuja trama cria um interessante ponto focal, adicionando textura a combinação. As escolhas de cor são bem simples e neutras: preto (ou marinho) no casaco, bege na blusa e um tom de jeans um pouco mais claro do que se esperaria em um look de inverno, mas que faz uma boa rima com a malha.
É o tipo de look certeiro e que não necessita de muitos malabarismos para funcionar, principalmente pela força visual do duffle coat e do padrão da malha que atraem o olhar sem se tornarem exagerados.
A gola levantada é uma boa maneira de aproveitar a estrutura da peça para barrar o frio e ainda adiciona alguns pontos de estilo ao visual.
Experimente…
usar um coturno preto para ficar na vibe do visual pesadão. Um cachecol marinho pode ajudar a proteger o pescoço em um dia em que o vento está mais severo.
Não seria a mesma coisa se…
trocássemos a malha quadriculada por uma blusa simples e lisa ou mesmo uma camisa, estampada ou não, pois perderíamos um pouco do apelo visual dessa combinação.
Resumindo:
- As peças navy não perdem seu charme, mesmo não estando em alta nessa estação;
- Os marinheiros de locais muito frios tiram proveito do duffle coat combinado com um tricô pesado para se proteger das baixas temperaturas;
- A lã do casaco e a trama do tricô são uma boa maneira de criar interesse visual neste look, graças a combinação de texturas;
- O jeans claro parece inusitado, mas cria uma boa harmonia com a malha;
- Levante a gola para criar um visual mais cool e se proteger do frio;
- Complemente com um coturno e um cachecol para os dias mais gelados.
Dicas adicionais:
Para gordinhos – Mantenha o casaco fechado, se possível, deixando-o aberto apenas na altura do tórax, isso jogará a atenção para seu rosto, esconderá sua barriga e te fará parecer mais magro.
Para baixinhos – um jeans mais escuro pode alongar a silhueta e sapatos com sola grossa vão te emprestar alguns centímetros.
Para altões – mantenha o duffle coat aberto para ficar evidente o corte na silhueta existente entre o jeans e o tricô. Não opte por modelos muito longos, prefira os que terminam na metade das coxas, eles não alongarão demais ser tronco.
Ricardo, convém aos posts do canalmasculino.com.br indicar aos seus leitores onde encontrar tais tipos de roupas, como o Duffle Coat ou outros casacos/jaquetas como o trench coat ou peacoat, ou até mesmo blazers tweed que são muito tradicionais fora do Brasil, porém é difícil de encontrar por aqui? Vejo que muitos colegas encontram dificuldades de onde encontrar no Brasil, além de caso encontrem, com um preço absurdamente alto (não que a qualidade do produto não valia o preço). Obrigado, G.S.S.
GSS,
nem sempre dá para fazer esse tipo de indicação, sobretudo quando tratamos de peças sazonais e com muita variação de preço.
Abs.
Daria pra se obter o mesmo efeito, só que trocando o Duffle Coat por um Trench Coat preto de lã?
Sim, dá para obter um efeito parecido com qualquer casaco pesado de lã.
Abs.