O militarismo na moda masculina já passou há muito tempo da fase “tendência”, sendo possível afirmar que os elementos que definem uma roupa como militar (entre eles a estampa camuflada) já estão profundamente enraizados no lifestyle do homem e as insígnias, patches, martingales e cores ligadas ao exército presentes em nosso guarda roupa comprovam essa afirmação de maneira quase que irrefutável.
Quando o assunto é camuflado já notei que uma grande parcela do público masculino tem um pouco de medo de usá-lo e passar uma certa “agressividade” visual que não é comum ao seu estilo e, convenhamos, o uso maciço dessa estampa militar realmente pode ser chocante ou de uma casualidade excessiva, limitando seu uso ou mesmo causando receio no homem mais discreto. Neste caso é importante saber que há como aderir ao camuflado sem parecer que o sujeito está fazendo um cosplay do game “Call of Duty”, veja abaixo cinco dicas para te auxiliar:
1 -Cuidado com o tamanho da estampa
Algumas peças podem não ficar muito bem com o camuflado de manchas grandes, procurar uma estampa menor é uma das maneiras de fazer um look sofisticado sem ficar berrante.
2 – Cores adequadas ao seu estilo
Existem camuflados das mais diversas cores, o tradicional verde oliva e suas variações é apenas a ponta do iceberg, entre o rosa (já ví muito na moda feminina!) e o roxo escolha uma estampa em cinza claro, ou usando tons suaves de verde, fica bacana e não chama tanta atenção. Também é possível fazer o caminho inverso, comprar uma peça em cores tão escuras que a camuflagem torna-se discreta. Isso funciona bem com calças e blazers, aliás, vi recentemente um deste tipo na Zara bem interessante.
3 – Somente uma peça de cada vez
Evite carregar no militarismo, se você já está usando uma calça camuflada não há necessidade de uma camisa ou mesmo de um boné com estampa igual, a dica é transformá-la detalhe e não em tema principal.
A foto em destaque no topo deste post também é um bom exemplo de camuflado aliado a peças básicas.
4 – Acrescente peças discretas
Quem já está com uma jaqueta “camo” (como dizem os yankees) pode amenizar o visual com uma calça em alfaiataria, uma camiseta básica ou aquele jeans escuro que vai bem com tudo, desta maneira pegada militar ganha destaque, mas o visual não fica carregado!
5 – Mescle os estilos
Calça camuflada, camisa militar e coturno? Onde você estacionou o tanque de guerra? Seja criativo, mescle o militarismo com peças clássicas, coletes, sapatos oxford e gravatas, fazendo seu próprio estilo. Vale também testar alguns itens esportivos e ver o que acontece, fazer um pouco de experimentação nunca matou ninguém.
Opinião do autor:
Este inverno já dá sinais que será dominado pelo camuflado, pois as redes de fast fashion já mostraram seu interesse em explorar a estampa, ou seja, não será difícil encontrá-la a preços mais acessíveis, uma prova disso são as peças vistas no preview da Renner que você confere aqui. Porém, se o brasileiro será seduzido pelas manchas que caracterizam os uniformes dos soldados em todo mundo, isso já é outra história e eu admito que não sei como ela se desenrolará.