Qual é a Diferença Entre Sapato Derby e Sapato Blucher

2

Qual é a Diferença Entre Sapato Derby e Sapato Blucher

Aqui no Canal Masculino você pode encontrar um texto (e até um vídeo) sobre a diferença entre sapato oxford e sapato derby, este último muitas vezes é também chamado de “blucher”, mas, ao contrário do que se acredita por aí, derby e blucher são calçados diferentes, separados por um detalhe apenas: as abas onde passam os cadarços.

Um dado curioso é que tanto derby quanto blucher foram nomes dados a botas e depois passaram a nomear calçados baixos. Além disso ambos ganharam seus nomes graças a figuras históricas.

A história do sapato derby

Sapato derby

Segundo reza a lenda, o corpulento 14º Conde de Derby possuía pés rechonchudos e tinha dificuldade de calçar os modelos de sapatos populares na época. Tendo esse problema em vista, seu fabricante de botas criou em 1862 um sistema de amarração com duas abas que se abriam para ajuste da altura do peito do pé, tornando o calçado adaptável.

Dez anos depois a revista St. Crispins, já naquela época uma respeitável publicação sobre calçados, mencionou pela primeira vez um sapato de cadarço mais confortável que o oxford, descrevendo detalhadamente o derby que conhecemos hoje, ou seja, alguém aplicou a ideia da bota a outro tipo de calçado, se foi o mesmo sujeito que inventou o sistema, conhecido hoje como “open lacing”, não foi possível descobrir.

A história do sapato blucher

Sapato blucher

Ainda falando no século XIX, o calçado padrão dos soldados era a bota, mas não precisa ser nenhum gênio para saber que não se tratava da melhor opção quando o assunto era conforto e praticidade. É aí que entra em cena um oficial prussiano chamado Gebhard Leberecht von Blücher, ele acreditava que um calçado mais confortável e fácil de calçar faria seus soldados se aprontarem para a batalha em menos tempo, além disso se preocupou em imaginar uma maneira de amarrar que se adaptasse melhor aos diversos formatos de pés, algo bem moderno e inteligente para um época em que todos os uniformes vinham em apenas um tamanho.

Von Blücher então inventou uma meia bota com duas abas de couro abaixo dos tornozelos que poderiam ser atadas, cada uma delas possuía diversos ilhóses paralelos por onde passavam os cadarços, permitindo que a bota se adaptasse não só ao peito do pé, mas também a largura dele.

Tanto o oficial quanto seu regimento entraram para a história mundial como uma das peças fundamentais para a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo, é bacana imaginar o quanto sua invenção pode ter contribuído para melhorar a performance dos soldados que eram seus aliados.

Depois disso é fácil imaginar esse sistema de amarração sendo adaptado para um sapato de uso cotidiano, não é?

Qual é a diferença entre sapato derby e sapato blucher

Qual é a Diferença Entre Sapato Derby e Sapato Blucher

No sapato derby as abas onde passam os cadarços são parte de uma peça grande que desce pela lateral do sapato e termina no calcanhar, a língua faz parte da gáspea (parte frontal), o blucher tem duas tiras menores de couro costuradas na gáspea, em alguns casos elas não ultrapassam a parte frontal sobre o peito do pé, em outros, principalmente nos modelos com brogues, elas se estendem até o calcanhar em uma tira ainda mais fina.

Simples, não? Mas depois que você nota essas características elas parecem grandes diferenciais!

Estilo do derby e do blucher

Ambos podem ser calçados extremamente formais, perdendo apenas nesse quesito para o oxford, podendo acompanhar tranquilamente um traje social completo em um evento formal, mas também podem gerar versões mais casuais com nubuck, camurça ou algum tipo de couro com visual rústico, além de solas tratoradas ou coloridas, dando a estes calçados uma cara mais moderna e descolada.

…….

Mais sobre sapato social masculino:

Sapatos Masculinos: Open Lacing e Closed Lacing, o Que Isso Significa?

Qual é a Diferença Entre Sapato Oxford e Sapato Derby

Você Sabe a Diferença Entre Oxford e Brogue?

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta