Devido a certas características das peças de roupas masculinas é comum colocá-las em determinadas categorias e esquecê-las lá, como quando elegemos uma peça esportiva e só a combinamos com itens relacionados a prática esportiva ou com algum elemento que remeta ao esporte.
Esse raciocínio facilita a vida, mas engessa nossa criatividade, “compartimentalizando” o guarda-roupas, limitando nossas opções. O look acima mostra como um estilo pode invadir o outro, se misturar e ainda ser elegante, mesmo casual.
Por que funciona?
Jaqueta jeans é tipo de roupa que inspira combos super casuais dada a sua história ligada muito mais ao workwear e depois ao estilo rocker, mas nada impede de escolher um modelo com bom corte, sem lavagens espalhafatosas ou rasgos, e combiná-la com itens mais comportados.
Neste look a camisa social de xadrez pequeno e discreto e a gravata dão um ar mais profissional ao look onde provavelmente seria esperada uma camiseta ou uma henley. Na moda formal geralmente optamos pela gravata escura, aqui a gravata clara deixou óbvia a vontade de fazer algo criativo, saindo do lugar comum, contrastando com o azul presente tanto no jeans como na camisa.
Pelo mesmo caminho do contraste com o azul vai a calça chino num tom entre o bege e o caramelo, uma peça que faz o meio do caminho entre a alfaiataria e o casual com perfeição, ela é mais séria que o jeans, mas está longe de ser sisuda como a alfaiataria. Note que a todo momento o combo está jogando com essa dualidade.
A bota chelsea combina com o cinto e faz tom sobre tom com a calça, alongando a parte de baixo, já que a jaqueta cortou a silhueta, dando uma leve encurtada. No fim das contas o look atingiu o equilíbrio e não chega a prejudicar quem não é alto.
Palmas para o detalhe do lenço de bolso combinando com a gravata e a camisa. Não é comum usar esse tipo de acessório em uma jaqueta jeans – embora eu já tenha mostradoisso e como ele pode ser versátil neste post – mas nada te impede de ousar um pouco.
Também é interessante notar que há uma camada intermediária entre a jaqueta trucker jeans e a camisa, provavelmente um colete de nylon. Da maneira como está a peça é só mais um detalhe, mas com a jaqueta aberta ele cria um resultado visual interessante, pena que não possamos ver mais dele. : (
Ah, e antes que alguém me pergunte: não a bolsa de mão não precisa combinar com nenhum item de couro que está sendo vestido.
Experimente…
trocar a bota chelsea de camurça por um modelo mais sofisticado para dar um upgrade de elegância e formalidade no look, mas mantenha o tom para continuar o efeito de alongamento das pernas.
Não seria a mesma coisa se…
trocássemos a jaqueta trucker por qualquer outra jaqueta, o resultado é único porque, como comentei, a peça tem toda um histórico que a transforma em uma escolha inusitada que criativa, justamente o que chama atenção.
Resumindo:
- As vezes temos que pensar fora da caixa na hora de criar nossa assinatura visual;
- Peças de estilos que possam parecer conflitantes podem conviver, você só precisa escolher itens com bom caimento e criar o contraste certo;
- Por falar em contraste, tons de amarelo ou laranja ficam muito bem com marinho ou outros tipos de azuis, principalmente para criar pontos focais;
- Lenço de bolso pode sair do ambiente formal e turbinar looks casuais, basta ousar um pouco;
- Mudar o tipo de couro da sua bota pode alterar a maneira como as pessoas olham para o look.